fbpx

Siga nossas redes

4 dicas incríveis para você tirar suas ideias do papel e abrir um comércio de sucesso!

Ao pensar em tirar as ideias do papel e abrir um comércio, o empreendedor sempre imagina conseguir retorno em curto prazo dos investimentos feitos. Contudo, sempre é preciso muito trabalho e muita paciência para que o empreendimento se torne viável e lucrativo.

A primeira coisa a fazer para tirar as ideias do papel e abrir um comércio é fazer um bom plano de negócios, racionalizando tudo o que seja preciso para obter todas as informações e analisar se vale a pena ou não começar com o novo empreendimento, quanto vai ser investido e em quanto tempo ele poderá oferecer o retorno.

Diante das constantes alterações econômicas dos últimos anos, o empreendedor muitas vezes não sabe em qual ramo do comércio investir ou muitas vezes, se vale a pena abrir ou não um comércio. Para saber sobre a viabilidade é recomendado ter, ao lado do planejamento, um modelo de negócio bem elaborado que, mesmo não tendo os aspectos técnicos como o planejamento estratégico, poderá auxiliar na estruturação do empreendimento e na análise do negócio.

Essa análise pode ser feita através de ferramentas de gestão, que podem ser criadas através de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para o comércio, permitindo que o empreendedor possa desenvolver suas ideias e saber se vale a pena abrir um comércio no formato em que deseja.

Criando um plano para abrir um comércio

Através do apoio da empresa de assessoria contábil, o empreendedor pode desenvolver um planejamento detalhado, o Plano de Negócios, que irá auxiliar no passo a passo para verificar a possibilidade de abrir um comércio, considerando todos os pontos que devem ser avaliados e registrados, tanto relacionados às finanças quanto ao mercado e ao marketing, entre outros.

Uma das etapas mais importantes para abrir um comércio é encontrar o local ideal, analisando o processo de logística, a facilidade de acesso de clientes, a distância entre as principais vias, os custos fixos envolvidos no imóvel, estacionamento e outros detalhes que poderão indicar ou não a viabilidade do empreendimento.

A assessoria contábil é importante também para a análise do regime tributário do novo empreendimento, orientando sobre a legislação e os procedimentos específicos para abrir um comércio, mesmo porque determinados empreendimentos possuem especificidades que devem ser atendidas, de acordo com a legislação.

No plano de investimentos é preciso incluir a previsão de faturamento, previsão de custos fixos e variáveis, previsão de resultados e necessidade de capital de giro, garantindo ao empreendedor ter a reserva financeira necessária para os primeiros tempos de atividade.

Um objetivo dos mais importantes é evitar fazer dívidas e financiamentos, procurando manter equilíbrio nos dois primeiros anos de atividade, o período mais crítico para qualquer empresa. Assim, ao abrir um comércio, é necessário manter rígido controle sobre as movimentações financeiras, principalmente as despesas pessoais, que não devem ser misturadas com as da empresa.

As chances de sucesso ao abrir um comércio são maiores quanto o empreendedor tem amplo conhecimento na área em que está começando um novo empreendimento. As experiências adquiridas e o planejamento bem montado são fatores que oferecem maior base para a nova empresa. Desta forma, entre os meios de tirar as ideias do papel e abrir um comércio também é preciso que o empreendedor conheça bem seu perfil e o perfil de seu público consumidor.

Dicas para tirar as ideias do papel e abrir um comércio

A seguir apresentamos as principais recomendações para tirar as ideias do papel e abrir um comércio de sucesso, tomando como base estudos do Sebrae:

         1-Saber que tipo de comércio abrir

Para quem quer se tornar um empreendedor e abrir um comércio é preciso conhecer o mercado, os tipos de negócios que podem ser concorrentes e como criar um diferencial para entrar no mercado.

         2-Analisar o próprio perfil

Para abrir um comércio, o empreendedor precisa ter profundo conhecimento do seu próprio perfil, analisando as atividades que mais gosta de fazer e sua disponibilidade para cuidar do novo empreendimento, lembrando que irá se dedicar totalmente ao novo negócio.

         3-Ter informações sobre o empreendimento

O planejamento estratégico e o Plano de Negócios são as ferramentas mais importantes para obter informações antes de abrir um comércio. O empreendedor deve ter todos os subsídios para a criação da nova empresa para saber se o negócio será viável.

         4-Organização das informações

Juntamente com a assessoria contábil, o empreendedor deve reunir todas as informações para o Plano de Negócios, definindo todas as estratégias para abrir um comércio e manter-se no mercado.

Depois de elaborado todo o planejamento, o empreendedor terá mais certeza sobre a viabilidade do seu novo empreendimento, não se esquecendo de sempre contar com a fundamental parceria de profissionais especializados em contabilidade para o comércio, para não cometer qualquer deslize com relação à legislação ou à forma como conduzir sua nova atividade.

E então, diante dessas dicas sensacionais, você está pronto para tirar suas ideias do papel e abrir um comércio próprio de muito sucesso?

A CF é uma empresa de Contabilidade no Rio de Janeiro – RJ. Somos especialistas em contabilidade para o comércio e temos muito a agregar ao seu negócio. Venha conhecer uma de nossas várias unidades de atendimento espalhadas por todo o Brasil.

Estamos esperando por você para tomarmos aquele café delicioso e projetarmos um crescimento financeiro sustentável para a sua empresa!

Até breve…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *