fbpx

Siga nossas redes

Como a inteligência artificial pode mudar a contabilidade

inteligência artificial

Atualmente não é mais nenhuma novidade que a inteligência artificial está em constante evolução. Ela tem se tornado cada vez mais concreta e vem se expandindo cada vez mais para diferentes áreas.

Dentro da contabilidade,esse tipo de tecnologia tem feito uma grande diferença e promovido grandes benefícios para o dia a dia dos escritórios de contabilidade.

Entre os benefícios promovidos pela inclusão desse tipo de recurso temos: redução do custo operacional, maior eficiência, automatização dos processos administrativos, dentre outros.

Aqui, iremos falar um pouco mais sobre como funcionam esses processos e de que maneira esses benefícios podem ajudar a mudar o seu escritório de contabilidade.

 

1 – O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial nada mais é do que um ramo dentro da computação, capaz de elaborar alguns dispositivos que podem simular de uma forma extremamente complexa a capacidade humana.

Qual seria essa capacidade humana? A de raciocinar, tomar decisões, entender e resolver problemas. Ou seja, nada mais é do que a capacidade de ser inteligente. E são exatamente essas características que fazem com que elas sejam tão eficazes nos escritórios contábeis.

Dessa forma, deve-se entender que a inteligência artificial de fato veio para agregar para o contador. Diferente do que muitas pessoas ainda acreditam, ela não vem com a proposta de substituir o papel desse profissional.

Pelo contrário, agregar esse tipo de recurso aos escritórios contábeis é uma excelente opção. Sobretudo porque ambos podem e devem andar lado a lado para a melhoria continua de processos e para uma maior agilidade nos processos.

inteligência artificial

2 – Como a inteligência artificial entra na contabilidade?

Essa pergunta parece ter uma resposta óbvia, porém não é! A inteligência artificial dentro da contabilidade é capaz de transformar aqueles relatórios que quando eram feitos manualmente podiam demorar dias para serem finalizados.

Por serem softwares de gestão, esse tipo de recurso faz com que os relatórios, que antes demoravam muito para serem elaborados e avaliados, sejam analisados de uma maneira simples e prática.

Além disso, os que antes eram amontoados de papéis deixam de existir. Afinal, os arquivos das notas fiscais podem ficar agora em qualquer computador que possua acesso para internet.

Atualmente, o fato de receber comprovantes dos clientes ao final do mês simplesmente não existe mais, já é algo ultrapassado, o que acontece é que a tecnologia consegue fazer com que esse tipo de informação seja enviada de maneira digital para os bancos de dados.

É importante entendermos que atualmente dentro da área contábil aqui no Brasil, já existem alguns aplicativos que estão utilizando alguns mecanismos de inteligência artificial. Eles ajudam a:

 

  • Calcular tributos
  • Realizar uma classificação fiscal de documentos
  • Ajudar na identificação de alguns pontos de auditoria
  • Analisar os indicadores de resultado
  • Automatizar os processos internos do escritório contábil, por meio da computação cognitiva
  • Detectar de maneira preventiva os riscos tanto tributários quanto trabalhistas das empresas parceiras do escritório

 

Certamente, que uma das grandes questões que existem atualmente com relação à inteligência artificial tem a ver com as decisões dos líderes e empresários corporativos de incorporarem esse tipo de recurso.

Essa tomada de decisão pode sim afetar diretamente não só a qualidade do trabalho dos escritórios de contabilidade, como também a rotina de trabalho de todas as pessoas que atuam no mesmo.

E não é só isso, a relação com clientes e parceiros também irá mudar. Sobretudo porque a qualidade do trabalho do escritório de contabilidade melhora de maneira considerável. Cabe aos demais se adaptarem a esse tipo de recurso.

 

Benefícios da inteligência artificial dentro da contabilidade

É capaz de garantir uma alta performance

É sabido que a geração que atualmente está entrando ou até mesmo acabou de iniciar no mercado, simplesmente nasceu em meio a atual tecnologia.

Assim, ao inserir esses profissionais em ambientes que são extremamente operacionais, fazem com que eles se sintam motivados continuamente.

Afinal, eles poderão usar softwares de gestão capazes de facilitar o trabalho e torná-lo mais produtivo. Não é à toa que o uso desse tipo de inteligência podem garantir uma alta performance da equipe.

 

Maior agilidade e eficiência

A inteligência artificial é capaz de transformar relatórios longos e maçantes em agilidade de processos. Isso ocorre justamente porque os softwares que utilizam esse tipo de recurso já fazem todo esse trabalho pela equipe do escritório.

Basta que os dados sejam inseridos da maneira correta nesse sistema e certamente os resultados serão extremamente satisfatórios.

 

Quais as mudanças que a inteligência artificial trás para a vida do contador?

É importante entender que essa tecnologia atualmente já é capaz de substituir o trabalho manual entre tarefas mais comuns do dia a dia de um escritório de contabilidade.

Dentre eles, destaca-se a digitação dos documentos,a pesquisa de arquivos e também de informações. Além disso,nos momentos em que devemos fazer fechamentos e até mesmo em gerar relatórios.

A tecnologia é capaz de substituir um profissional da contabilidade, porém entenda que isso ocorre apenas em serviços operacionais. Logo, aquela ideia de filmes que temos em que a inteligência artificial faz tudo nesse momento não existe!

Com relação às mudanças dentro da contabilidade, sabemos que uma das maiores e mais significativas, de fato está ligada ao atendimento ao cliente.

Tudo isso considerando claramente que sua equipe de fato possa contar com as facilidades de uma solução que é absolutamente completa e que atende a todas as necessidades dos clientes.

Além disso, por ser desenvolvida também para automatizar algumas tarefas manuais e ainda burocráticas, o uso dessa tecnologia faz com que o seu escritório de contabilidade seja capaz de oferecer uma consultoria personalizada, e dessa forma acabamos entregando aos clientes informações e números muito valiosos.

A demais, acontece um aumento da produtividade da equipe, que reflete diretamente em todos os resultados que o seu escritório de contabilidade pode obter.

Mas isso não é tudo, visto que a inteligência artificial diminui e muito a dependência da mão de obra, além de ajudar a melhorar o seu posicionamento no mercado, para que você consiga obter novos clientes.

E ai, como você vê a inteligência artificial? Ainda acha que ela é algo do futuro ou que ela já está presente entre nós?!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *