fbpx

Siga nossas redes

Apresentação de um Representante Comercial de Sucesso!

Como deve ser a apresentação pessoal e profissional de um Representante Comercial para que o mesmo tenha muito sucesso na carreira?

Cada representante comercial tem seu próprio método de trabalho, com sua rotina específica. Existem os que marcam suas visitas pela manhã, enquanto outros preferem começar o dia fechando os pedidos do dia anterior, ou mesmo aqueles que trabalham apenas determinados dias da semana.

A forma como o representante comercial trabalha, apesar de ser um fator que deve ser levado em consideração para os seus resultados, ainda não é o fator determinante para o seu sucesso. O que cria o diferencial para o sucesso é a maneira como ele se apresenta, os recursos que utiliza, a organização que mantém e a confiança que consegue adquirir de seus clientes e representados.

Os métodos podem mudar, ou seja, o representante comercial é um profissional que não pode manter-se longe das inovações. Sua metodologia pode ser revista sempre que houver oportunidade de aplicar novas técnicas de venda, buscando melhorar ainda mais os resultados.

O representante comercial deve, ao longo dos processos que precisa cumprir, sempre avaliar a metodologia aplicada, revendo sua forma de atendimento e sempre buscando aumentar o volume de vendas, estabelecendo objetivos que deve atingir e o que deve fazer para chegar onde pretende.

Contudo, ao mesmo tempo, a atenção maior deve ser dada à forma como ele se apresenta. A profissão de representante comercial exige algumas características pessoais e de personalidade que sempre contribuem para sua atuação no mercado e essas características podem variar de um para outro, mas sempre mantendo os mesmos princípios.

Características necessárias para o sucesso do representante comercial

As características de um represente comercial compõem um conjunto, abrangendo desde sua forma de se vestir, sua educação e seus hábitos e o modo de se expressar com seus clientes.

O representante comercial deve se apresentar sempre com boa aparência, transmitindo a melhor imagem possível para a empresa que está representando. Além disso, sua forma de se apresentar ao cliente, sua postura e outros aspectos, como educação e respeito, criam a boa imagem do representante junto aos mesmos.

Características de personalidade necessárias para o representante comercial

Entre as características de personalidade necessárias para o representante comercial se apresentar, devemos destacar as principais:

  • O representante comercial deve ter dinamismo, versatilidade e conhecimento do seu ramo de atividades, possibilitando o atendimento de todas as necessidades de seus clientes e sugerindo os negócios mais adequados;
  • A atualização constante sobre o seu mercado e também sobre o que acontece no mundo, de uma forma geral, são condições que elevam o respeito dos clientes;
  • Para o representante comercial é necessário ter boas habilidades em relações humanas, garantindo seu acesso a todos os ambientes;
  • O representante comercial deve trabalhar sempre com a verdade, garantindo conquistar a confiança dos seus clientes, além de cumprir com todas as suas promessas, sendo o mais eficiente possível na solução de problemas e execução de suas atividades.

Como profissional, o representante comercial deve mostrar responsabilidade, determinação, ter capacidade de administrar seu próprio tempo e conhecer a fundo as empresas que representa, seus produtos, serviços e seus concorrentes no mercado.

O representante comercial e sua capacidade de administrar o tempo

Uma das principais características da profissão de representante comercial é sua autonomia, que permite trabalhar quando achar mais conveniente, sem cumprir os horários de um empregado dentro de uma empresa.

Diante disso, como profissional, ele deve ter a habilidade de administrar seu próprio tempo, podendo distribuir suas tarefas de forma a conseguir melhor aproveitamento.

Na maior parte das vezes, o representante comercial utiliza o seu tempo fazendo contatos, viajando e aguardando ou atendendo clientes. Uma boa forma de melhor aproveitar o tempo é criando rotas de atendimento, reduzindo o tempo de viagens e aproveitando para oferecer melhor atendimento.

Além disso, também é importante que o representante comercial anote tudo o que aconteceu no seu dia, gerando relatórios que o irão ajudar na análise das atividades executadas e no planejamento das próximas, conseguindo maior eficiência e otimização de seu tempo.

Para que o tempo seja melhor aproveitado, o representante comercial pode fazer uso das ferramentas oferecidas pela tecnologia, usando celular e e-mails marketing, entre outras, marcando as visitas com antecedência e evitando a perda de tempo com visitas improdutivas.

A preparação de material para apresentação ao cliente é outro item a ser considerado para melhor administrar o tempo. Ao sair para suas visitas, o representante comercial deve verificar todo o material que vai precisar, organizando-o de forma a atender prontamente qualquer solicitação de seus clientes.

Com todos os documentos em local de fácil acesso, o representante comercial irá provocar a melhor impressão, apresentando-se como um profissional responsável e garantindo boas vendas, além de possibilitar a fidelização de seus clientes.

Conclusão

Além de todas as dicas acima para demonstrar valor e tornar a sua apresentação pessoal inesquecível para os seus clientes,  existem algumas outras coisas que um representante comercial deve considerar para ter êxito na profissão:

  1. Bom humor pode ser muito útil para causar uma boa primeira impressão, porém, o representante deve usá-lo com cautela, pois algumas pessoas podem se ofender facilmente;
  2. A humildade é útil para que as pessoas se sintam confortáveis ​​e, em nenhuma circunstância, o representante deve se portar como superior ao cliente, querendo talvez, se mostrar incrível naquilo que faz!
  3. É importante estar atento aos costumes e culturas daqueles com quem se encontra para apresentar seus produtos ou serviços. O que é considerado “aceitável” em determinadas circunstâncias ou culturas organizacionais, muitas vezes pode não ser aceito em outras. Isto é ainda mais sério em nível de vendas internacionais. Procurar se espelhar no cliente é o ideal para o sucesso de um representante comercial.

Com estas dicas em mente, e aplicando-as uma a uma, um representante comercial pode garantir que sua primeira impressão seja aquela que não será esquecida em poucos minutos. Agindo assim, um representante comercial também demonstra que tem muito valor para fornecer aos clientes. Então, certifique-se de que eles tenham uma boa impressão de você (representante comercial) desde a primeira apresentação formal aos mesmos.

E você que já trilha uma carreira de representante comercial, como costuma se apresentar de modo a garantir o sucesso absoluto em seus resultados? Compartilhe sua experiência conosco!

A CF é uma Empresa de Contabilidade no Rio de Janeiro – RJ. Somos especializados em Contabilidade para Representantes Comerciais! Procuramos fazer sempre mais do que os nossos clientes esperam, por isso, vamos além da contabilidade e fornecemos estratégias e soluções customizadas, de acordo com as necessidades de cada um de nossos mais de 750 clientes. Venha você também fazer parte deste seleto grupo de empresários e empreendedores que fazem parte de nossa carteira de clientes.

Venha visitar uma de nossas diversas unidades sediadas em várias cidades e estados brasileiros. Com certeza estamos perto de você!

Até breve…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *