fbpx

Siga nossas redes

Seu funcionário não está marcando o ponto? O QUE FAZER?

funcionário não está marcando o ponto

Problema recorrentemente apontado dentro das empresas pelos profissionais de recursos humanos, o fato do funcionário não registrar o seu horário no ponto, seja este manual ou eletrônico, é sem dúvida motivo de dor de cabeça para quem está à frente do departamento.

Lidar com o ser humano não é uma das tarefas mais fáceis e em situações como esta sempre surgem dúvidas sobre o que fazer e como agir para que o outro respeite as regras sem que seja necessária uma intervenção mais pesada.

Também é válido destacar que muita gente, por já ter esgotado os meios cabíveis, têm procurado justamente por opções como advertências e desconto do dia a fim de realinhar o colaborador frente ao seu compromisso que, neste caso, é marcar corretamente seus horários.

Veja neste artigo como se portar nessas situações, considerando única e exclusivamente a Lei e as medidas cabíveis e veja dicas de como reduzir este tipo de “esquecimento” na empresa.

O funcionário é obrigado a registrar o seu ponto?

Sim! O colaborador deve registrar o seu ponto a fim de que a empresa, como um todo, não venha a ser prejudicada uma vez que é previsto em Lei tal obrigatoriedade para organizações com mais de 10 funcionários.

Quando um membro da equipe deixa de registrar suas horas de trabalho, automaticamente está prejudicando a si mesmo e a empresa, algo que não pode passar despercebido dos gestores do negócio.

A empresa é obrigada a incluir a marcação da falta?

Muitos profissionais de RH têm dúvidas se é possível marcar como falta o dia em que o funcionário deixou de registrar o seu ponto. Entretanto, isso não é cabível, uma vez que se o mesmo provar, perante a Justiça, que esteve desenvolvendo suas atividades na empresa no dia dado como falta, a mesma pode ser prejudicada.

Existem outros meios mais adequados de chamar a atenção do funcionário nestes casos. Veja a seguir.

Quais são as disposições legais para o funcionário que sempre tem este esquecimento?

O fato de um funcionário não registrar seu ponto pode ser entendido como insubordinação e, nestas circunstâncias, a empresa pode e até mesmo deve tomar medidas legais para adverti-lo de sua conduta.

Após dar uma advertência, a empresa pode até mesmo demitir por justa causa o colaborador que manter o padrão de esquecimento!

3 Dicas para o funcionário não esquecer mais de marcar o ponto

  1. Coloque o ponto em um local estratégico da empresa

Para que o funcionário não se esqueça de registrar o ponto, coloque o relógio em um local estratégico, por onde todos passem. Se possível, refeitórios ou vestiários, se couber.

  1. Trabalhe a importância do ponto em reuniões

Fazer com que o colaborador entenda a importância do ponto é a principal maneira de diminuir esta falha dentro da empresa. Trate do assunto sempre que possível em reuniões e encontros da equipe.

  1. Acompanhe diariamente o ponto e cobre os funcionários quando necessário

Sempre tome nota da marcação feita no dia anterior e chame os esquecidos de pronto! Não deixe passar o tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *