contabilidade de condomínio
05/07/2018

7 Motivos para fazer a Contabilidade de Condomínio

A contabilidade de condomínio não é obrigatória segundo a lei, porém a contratação desse serviço pode trazer inúmeras vantagens que o classifica como um investimento seguro e benéfico para todos os condôminos. Nesse artigo, vamos explorar quais os motivos que fazem da contabilidade um excelente investimento para o seu condomínio, caso você ainda tenha dúvidas disso:

 

1 – Transparência financeira

Muitas vezes, a transparência financeira é o principal motivo de brigas nas reuniões de condomínio. De fato, uma das obrigações legais do síndico é prestar contas mensal e anualmente e ter disponibilidade para apresentar os documentos fiscais e financeiros a qualquer momento quando for exigido por um dos condôminos. No entanto, muitos síndicos não estão capacitados para fazer a prestação de contas da forma como deve ser feita, ou infelizmente acabam comprometidos com despesas inidôneas que colocam em risco a saúde financeira do condomínio.

Portanto, a transparência financeira é um fator que traz segurança e confiança na relação do síndico com os condôminos. A contratação de um contador especializado e confiável faz com que a rotina do síndico e a prestação de contas do prédio seja algo mais claro e transparente para todos os envolvidos. Saber que há um profissional da área contábil assegurando e exigindo os documentos necessários e assinando as peças contábeis faz com que o condomínio possa focar em outras atividades, e deixar as obrigações acessórias na mão de um profissional habilitado para isso.

 

2 – Regularidade fiscal

Pesadelo de muitos síndicos, lidar com burocracias fiscais nem sempre é fácil. Sem formação ou conhecimento profundo sobre o assunto, apesar da dedicação, alguns acabam se enrolando na hora de preencher documentos e fazer as melhores escolhas tributárias, prejudicando todo o ano de um condomínio e por vezes trazendo mais despesas para os condôminos, o que costuma gerar desânimo e desavenças, além da possibilidade de ter gastos excessivos com multas, por exemplo. Por incrível que pareça, essa situação é mais fácil de se resolver do que parece: basta contratar um profissional da área contábil para que esse pesadelo desapareça de vez.

Uma contabilidade de condomínio especializada é a garantia de que o condomínio terá uma situação fiscal legal, e que os condôminos não precisam se preocupar com as escolhas fiscais feitas, pois ela estará na mão de quem entende do assunto. Da mesma forma, isso alivia a pressão exercida sobre as decisões do síndico, deixando que um contador indique o melhor caminho e o síndico fique apenas responsável por passar essas informações aos condôminos. Da mesma forma, também garante que todas as despesas serão efetuadas dentro do prazo e que nenhuma obrigação deixará de ser paga por desconhecimento legal.

 

3 – Controle patrimonial

Assim como a transparência financeira e a regularidade fiscal, o controle patrimonial também é um assunto que deixa muitos condôminos inseguros. Quais itens foram recentemente adquiridos pelo condomínio? Quais itens foram depreciados? Como controlar o patrimônio adquirido? Como não fazer despesas que poderão prejudicar o patrimônio no futuro?

Essas informações podem e devem constar nos balancetes apresentados mensal e anualmente aos condôminos, e ter um serviço especializado para fazer isso pode prevenir omissão ou distorção de compras, bem como garantir que tudo que foi adquirido está legalizado e foi comprado de maneira idônea. A contabilidade, assim, é mais uma maneira de ter controle sobre as finanças para que o patrimônio não seja prejudicado por dívidas ou despesas indevidas. Sendo os documentos elaborados de forma profissional, fica mais fácil para que os condôminos possam consultar a qualquer momento e se sintam a par da receita do condomínio.

 

4 – Gestão tributária

Além da regularidade fiscal, uma boa gestão dos tributos feitos ao Governo é uma possibilidade de cortar gastos desnecessários que podem, por si só, cobrir o investimento feito em um serviço de contabilidade. Muitos dos impostos que são pagos por uma instituição podem estar sendo cobrados mais de uma vez – por exemplo, adquirindo bens que já tinham sido tributados previamente – e a maneira mais eficiente de fazer a gestão tributária desses itens é contratar um profissional de contabilidade que entende do assunto.

Dessa maneira, a contabilidade dentro de um condomínio garante não só a regularização legal dos tributos, mas também a gestão tributária de uma forma que o condomínio possa cortar gastos indevidos e direcionar esse orçamento para outras necessidades do prédio. Essa vantagem deve ser levada em conta na hora de pensar que a contratação de um bom profissional de contabilidade pode ser uma despesa, quando, na verdade, pode ser um excelente investimento.

 

5 – Otimização orçamentária

Embora o condomínio seja uma instituição sem fins lucrativos, todos concordam que a realização de melhorias que podem impactar beneficamente a vida dos condôminos é sempre bem-vinda. Porém, na hora de colocar essas mudanças em prática, elas costumam ser lentas, caras e, por isso, muitas vezes postergadas.

Um dos serviços que podem ser prestados por um contador é uma consultoria financeira que pode ajudar o condomínio a enxugar o orçamento ou fazer uma previsão realista de como uma determinada obra afetaria a vida financeira do condomínio nos próximos meses e anos. Dessa forma, quando a decisão de efetuar ou não a melhoria for votada em assembleia, todos os envolvidos sabem exatamente quanto de seu orçamento vai estar comprometido com a decisão, o que evita surpresas ruins. O serviço de consultoria financeira também pode ajudar a trazer soluções mais econômicas para os problemas enfrentados pelo condomínio, principalmente se for um contador especializado no nicho que pode apresentar medidas que já estão sendo utilizadas de forma eficiente por outros clientes seus.

 

6 – Relacionamento

Todos os itens que citamos acima, por incrível que pareça, nos levam a um dos maiores benefícios que um serviço de contabilidade pode proporcionar a um condomínio quando é bem executado: a melhoria nos relacionamentos internos.

Por mais que essa informação pareça espantosa para alguns, grande parte das desavenças e inseguranças dentro de um condomínio provém da preocupação com as contas. Quando o processo é feito de maneira profissional, transparente, otimizada, segura e controlada, isso contribui para uma melhor relação entre todos os envolvidos. Dessa forma, é possível trazer mais temas para a assembleia, porque a parte da prestação de contas está a cargo de um profissional e a única coisa que o síndico tem que fazer é se responsabilizar pelo repasse de informações. Em nossa experiência, um serviço contábil de qualidade ajuda a harmonizar as relações, as assembleias e garantir que todos fiquem mais satisfeitos e confortáveis com o serviço prestado.

 

7 – Melhorias a médio e longo prazo

Embora já tenhamos citado que a otimização da gestão financeira acabe aliviando o orçamento e permitindo que outras melhorias entrem no planejamento do condomínio, estamos falando aqui de como a contratação de um profissional contábil pode contribuir para a organização de um prédio e trazer melhorias a médio e longo prazo.

A maioria dos condomínios já sofreu com um momento de descontrole de caixa, ou uma situação onde despesas desnecessárias foram feitas, ou o pagamento de multas devido á irregularidade tributária. Devemos levar em conta que a saúde financeira, econômica e tributária de um condomínio depois de uma situação dessas demora a ser recuperada. Desse modo, ao longo dos anos, o impacto positivo de uma prestação de contas feita por um profissional contábil é enorme, porque gera estabilidade e consequente crescimento na possibilidade de fazer melhorias. Sem surpresas ruins, o condomínio passa a poder planejar melhorias regulares que ficam cada vez mais amplas a médio e longo prazo.

 

Como contratar um serviço de contabilidade especializado para o meu condomínio?

A melhor maneira de desfrutar de todos esses benefícios que o serviço contábil pode oferecer ao seu condomínio é contratar um profissional que seja especializado em condomínios. Quanto mais especializado nesse nicho ele for, mais chances de contribuir positivamente para o condomínio. Portanto, como fazer para achar o profissional certo?

A CF Contabilidade possui profissionais especializados em contabilidade para condomínios. No mercado desde 1982, o nosso objetivo é blindar nossos clientes contra as ameaças ao patrimônio, para que você possa focar no que realmente importa. Atuando de forma personalizada, moderna e com foco total no desenvolvimento das melhores soluções, nossas propostas são feitas com base nas suas necessidades, não importa se o seu condomínio é grande ou pequeno. Entre em contato conosco e solicite uma reunião para pensarmos juntos na melhor forma de ajudar o seu condomínio!