18/07/2017

Gestão de Pessoas em Escritórios Contábeis

Toda empresa é feita de pessoas. Elas são a parte viva do negócio e o que diferencia cada empreendimento e a qualidade do produto ou serviço ofertado. É por esse motivo que cuidar bem dos colaboradores é essencial para o futuro de qualquer empresa. Criar uma equipe comprometida e motivada com o trabalho no dia a dia é o objetivo de um departamento de gestão de pessoas em uma organização, é o que traz humanização para as corporações.

Em escritórios contábeis, muitas vezes, essa parte é deixada de lado. Empresas menores acreditam que não precisam se preocupar com esse tipo de coisa, que gestão de pessoas só funciona para grandes empresas, e é aí que elas se enganam. Esse pode ser o diferencial para uma empresa de contabilidade.

Uma divisão de tarefas justa e de acordo com cada cargo, liderança, controle de tempo, listagem de prioridades, são alguns dos benefícios que um departamento de gestão de pessoas pode trazer para uma contabilidade. Muitas vezes a maior preocupação dos donos dos escritórios é que nos primeiros anos de funcionamento não existe faturamento suficiente para suportar uma folha de pagamento para esses profissionais.

A área de recursos humanos abandona a concepção tradicional de ser um departamento que cuida apenas de questões trabalhistas, hoje ela prioriza estratégias para o melhor desempenho dos colaboradores. Os maiores benefícios que essa área traz para as empresas são:

  • Ajuda a empresa a atingir a missão, sempre lembrando da visão e dos valores;
  • Entrega meios para que a empresa realize seus objetivos;
  • Entrega um maior equilíbrio entre as expectativas dos colaboradores e da empresa;
  • Faz gestão da produtividade e também da qualidade do trabalho;
  • Cria diferentes métodos para melhorar o desempenho dos colaboradores e da organização;
  • Desenvolve os talentos e retém as pessoas que mais se adequam à cultura da empresa;
  • Garante a motivação e o comprometimento das pessoas;
  • Garante também um ambiente de trabalho saudável;
  • Faz gestão das mudanças que acontecem na organização.

O rendimento de uma empresa com certeza está diretamente ligado a uma gestão de pessoas realizada de maneira eficaz. Uma boa estrutura organizacional, junto a um bom ambiente de trabalho e funcionários bem tratados só somam de maneira positiva na produtividade, gerando colaboradores mais motivados e engajados com os objetivos da empresa.

O modelo de franquia é uma ótima maneira de superar desafios iniciais para um escritório de contabilidade que não acredita ter recursos suficientes para investir em profissionais capacitados para criar um departamento de gestão de pessoas. Com uma franquia você pode se aproveitar de todos os processos, sistemas e experiência que a empresa já possui. Uma central de serviços de uma organização consolidada no mercado faz muita diferença na hora de organizar o negócio.

Apostar em uma franquia pode ser a resposta para ter um escritório de contabilidade de sucesso, com esse modelo sua empresa já começa bem estruturada e o trabalho da gestão de pessoas já está meio caminho andado. Pesar qual dos dois modelos de trabalho se enquadra melhor no seu orçamento pode ser a resposta para investir ou não na franquia.