integração contábil
14/09/2018

Torne seu escritório mais competitivo com a integração contábil

Antes da integração contábil, uma cena bastante comum do escritório de contabilidade é a correria no período do fechamento. Normalmente, isso acontece porque algum cliente não passou todas as informações necessárias, ou os dados da empresa estão incorretos e o dia acaba sendo estressante.

Com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, o dia já passou, a noite chegou, e ainda não tem previsão de quando as atividades poderão ser entregues. Essa é a vida de um contador, naturalmente sempre muito movimentada, mas a questão principal deste post é te dizer que há estresses que podem ser evitados.

 

O que é a integração contábil?

Os estresses cotidianos em um escritório de contabilidade são comuns, mas não quer dizer que não possam ser evitados, prezando pela saúde do seu trabalho e a sua também.

Por mais que o grupo inteiro se esforce, o cliente precisa se esforçar junto e colaborar com o trabalho como um todo. Sem as informações completas e corretas dentro do prazo fica difícil realizar o seu trabalho.

Como fazer para conseguir ajudar o seu cliente a não perder os prazos, ou melhor, arrumar uma maneira de não depender do cliente para conseguir completar os dados e as informações para terminar o seu trabalho? Vamos te contar um pouco mais sobre a integração contábil, uma facilidade que o seu escritório de contabilidade pode usar para melhorar o trabalho.

A integração contábil é uma solução para escritórios de contabilidade, pois é uma ferramenta online que consegue captar os lançamentos já agregados no ERP (software de gestão) do cliente para conseguir passar direto para o seu sistema contábil.

Assim é possível deixar de lado as tarefas manuais e que demoram mais tempo, como é o caso do recebimento, conferência e organização dos documentos e da digitação de lançamentos. Isso também é positivo para evitar os riscos de registrar dados incorretos, certamente melhora muito o seu escritório de contabilidade.

 

Benefícios da integração contábil

A integração contábil pode trazer muitos benefícios e melhorar a competitividade do seu escritório de contabilidade. Confira os principais benefícios que agrega este sistema agrega ao seu trabalho:

 

Aumento da produtividade

As tarefas operacionais como o recebimento, conferência e organização de documentos e digitação de lançamentos são automatizadas. Por isso, o tempo que se usava para realizar essas tarefas pode ser empregado no desenvolvimento de projetos que consigam trazer rentabilidade ou algum diferencial para o seu escritório contábil.

Antes da integração contábil, relacionar as categorias financeiras que o cliente usava, com o plano de contas na conciliação contábil era algo que demorava um dia todo para realizar. Depois da integração contábil é possível realizar isso em poucos minutos.

É uma automação que aumenta a produtividade do contador, pois ele faz mais em menos tempo. Com o número de funcionários já disponíveis no escritório, dá para atender mais clientes e melhorar a sua receita, sem perder a qualidade dos serviços prestados ou até mesmo, aumentando a qualidade.

 

Maior objetividade na conciliação contábil

Não é só conseguir melhorar a sua produtividade e aproveitar melhor o seu tempo. Conseguir exportar as informações financeiras corretamente, do jeito que estão no ERP do seu cliente, faz com que você tenha a garantia de que está trabalhando com os dados corretos.

Os lançamentos já vão para o sistema contábil classificados da maneira certa. Essa movimentação importada consegue trazer mais assertividade para as rotinas de conciliação contábil e para a apuração de impostos.

 

O contador tem tempo para atuar como consultor de negócios

Com a automatização que a integração contábil promove, é possível fazer com que o contador passe menos estresse em não ter as informações necessárias na hora certa. Isso faz com que ele tenha tempo e vontade de atuar como um consultor de negócios.

Como assim? Ele pode oferecer um serviço de alto valor para os clientes, elaborando relatórios financeiros e realizando as análises de demonstrativos contábeis.

Assim, ele consegue evitar que haja uma briga pelo preço, além de trazer novos diferenciais competitivos ao seu escritório, pois oferece-se um serviço que empresas menores precisam e procuram.

Tomar a decisão de agregar a integração contábil aos seus processos talvez não seja o suficiente. É necessário junto disso escolher uma solução que consiga te trazer resultados competitivos. Por isso, ao pensar em melhorar a sua rotina no escritório de contabilidade, veja o que mais é importante.

integração contábil

Integrando com outros softwares contábeis

É muito importante que a integração contábil consiga se comunicar com o sistema já utilizado no seu escritório. Isso faz com que os dados fiscais e contábeis retirados do ERP do cliente consigam ser importados para o seu programa, no formato correto.

Isso evita que seja necessário arrumar as informações depois de coletadas, o que perde todo o sentimento de automatizar esse processo.

 

Movimentação financeira com exportação simples e completa

Todo cliente tem a sua própria classificação de informações financeiros, sendo diferente para cada um. Para que a integração contábil consiga conciliar essas informações de maneira mais rápida, é importante que dê para importar o plano de contas do seu sistema contábil para o sistema de integração.

Desse jeito, você consegue utilizar ele como uma base para relacionar as diferentes categorias dos seus clientes, junto com as contas contábeis, de maneira mais prática. É um processo que vai agilizar a geração do arquivo de movimentação financeira na hora de importar para o sistema contábil, já que os dados permanecerão categorizados do jeito certo.

 

Painel de controle

Uma boa integração contábil deve contar com um painel de controle, onde se tem uma visão ampla dos seus clientes e consegue acompanhar as informações, como o status das rotinas contábeis de cada um deles, saber quais dados já foram captados.

Assim como acessar os documentos e a movimentação financeira de cada um, juntamente de um quadro com um resumo das informações coletadas. Com esse painel de controle é possível acessar o perfil dos clientes, acompanhar os pagamentos que ele fez, assim como enviar os lembretes de rotinas contábeis.

Ou seja, você consegue agendar o envio de alertas para as empresas sobre as atividades que precisam realizar, assim como fazer a conciliação bancária ou enviar documentos para a Receita Federal. Este é um acompanhamento que oferece um suporte as operações dos clientes, o que ajuda a evitar que haja multas e juros.

 

Qualificação profissional

O profissional da contabilidade que quer se tornar um contador melhor, atualizado e preparado para as inovações deve evitar essas tarefas estressantes e que comprometem um dia inteiro de trabalho quando se há soluções para esses problemas.

Por conta disso, essas tarefas complicadas, mas que são importantes, mas que não possuem um alto valor agregado, devem ser responsabilizadas a uma integração contábil que seja eficiente e confiável.

É com essas soluções de integração contábil que é possível ter o suporte necessário para essas operações e ter maior produtividade no seu escritório de contabilidade, tendo tempo para focar em outras ações que conseguem fazer do seu trabalho diferente, especial, se destacando da concorrência.

 

Principal motivo para investir na integração contábil

A maioria dos seus clientes não utiliza um sistema de gestão que é compatível com a integração contábil? Então pode ser necessário que você os incentive, mostrando uma proposta comercial tentadora.

Com os dados apresentados neste post, você já tem bons argumentos para começar com isto agora mesmo, mostrando para ele que é um investimento que só traz melhorias. Assim como contribui para que o crescimento da empresa aconteça, conquistando os seus objetivos.

Buscar uma solução de integração contábil é buscar uma ferramenta online que consiga captar os lançamentos já existentes no seu sistema de gestão do cliente (ERP) para passar ao seu software de contabilidade, de maneira mais prática e ágil. Esta tecnologia tem como principal objetivo acabar com as atividades manuais que exigem muito tempo.

integração contábil

Aumentar a produtividade do seu escritório contábil vai agregar mais tempo para atuar como um consultor de negócios, oferecendo assim um serviço de alto valor, importante para os clientes, como ter tempo para elaborar relatórios financeiros e as análises de demonstrativos contábeis.

Encontrar a solução perfeita faz com que o fechamento fique muito mais produtivo e fácil, retirando o estresse dos seus funcionários e do ambiente de trabalho.

Garantir que os seus clientes tenham uma boa saúde financeira é a maneira de garantir que ele seja o seu cliente por mais tempo. Por essa razão, investir em um diferencial e em ferramentas que otimizem o seu trabalho é tão importante para se destacar da acirrada concorrência do mercado contábil.

Essa agilidade em obter os dados certos de maneira mais rápida, vai aumentar a sua capacidade em melhorar o seu escritório de contabilidade. Ao conectar mais clientes, maior será a sua produtividade e melhores vão ser os resultados agregados aos seus clientes, o que só melhora o impacto do seu trabalho no trabalho deles.

Aproveite essas dicas para procurar a melhor solução para o seu escritório, potencializando o seu trabalho e os resultados, tornando o seu escritório de contabilidade mais competitivo e com destaque.