16/03/2018

Conciliação bancária para farmácia: o que é e como fazer

Dentro da gestão de uma empresa, a parte financeira é um dos fatores fundamentais para garantir a sobrevivência do negócio. Considerando isso, a conciliação bancária para farmácia é uma grande aliada para que você possa saber, detalhadamente, sobre todas as operações que fazem parte de suas finanças.

Ainda que essa seja uma parte essencial dentro de qualquer empresa, muitos empreendedores abrem mão dessa prática. Por conta disso, acabam por correrem o grave risco de perderem controle da contabilidade de sua farmácia, o que pode ser desastroso.

Por conta disso resolvemos abordar, nesse post, algumas informações sobre a conciliação bancária para farmácia, assim como a sua importância. Descubra a seguir como melhorar a organização contábil de seu negócio.

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é um processo complexo, realizado para garantir que todas as operações financeiras de sua farmácia foram devidamente feitas e estejam claras nos extratos bancários e na sua movimentação contábil.

Esse processo deve funcionar como uma ferramenta de controle interno, sendo fundamental para impedir a ocorrência de erros e fraudes, além de possibilitar o total controle das finanças de sua farmácia. No caso de uma auditoria, seja ela interna ou externa, essa conciliação é requisitada para comprovar os aspectos da movimentação financeira da empresa.

No relatório de conciliação bancária são apontadas eventuais diferenças entre o que está registrado no sistema contábil e o extrato bancário, sejam quais forem os tipos de lançamentos onde essas diferenças foram encontradas.

 

Clique na imagem para baixar o ebook e saiba como recuperar impostos pagos a mais legalmente e sem enfrentar batalhas judiciais

Por que fazer conciliação bancária para farmácia?

Além de ser uma fonte de detalhamento das saídas e entradas de recursos em sua farmácia, para empresas que tem grande volume de movimentação de cheques, a conciliação permite controlar com exatidão quais já foram descontados e os que ainda estão a compensar.

A conciliação também é bastante útil para a operação via cartão, já que é necessário cruzar as informações dos relatórios de recebimentos enviados pelas operadoras com a sua movimentação bancária, por períodos determinados.

Resumindo, a conciliação bancária é necessária para manter a organização e controle financeiro de sua farmácia em suas mãos, evitando que você seja pego de surpresa por problemas técnicos de ordem contábil.

Qual a importância dessa ferramenta?

Além de prevenir erros e fraudes, o que naturalmente já permite um maior controle financeiro de sua farmácia, a conciliação bancária também dá suporte ao fluxo de caixa. Isso porque ela conta com os extratos bancários, que representam os valores equivalentes de caixa. Além disso, quando elaborado de maneira correta e atualizada, a conciliação bancária também faz com que fiquem clara a verba disponível para as necessidades da empresa.

Entre outras funções, a conciliação bancária para farmácia também se destaca junto à elaboração do planejamento e do orçamento da empresa, permitindo análises de tendências e projeções para o futuro de sua empresa.


Nas análises da conciliação, é possível entender a evolução de seu pacote de tarifas e taxas bancárias que, dependendo de sua movimentação e tempo de relacionamento com o banco, poderá ser utilizada para negociar melhores condições de pagamento, o que vai reduzir os custos de sua farmácia.

Considerando essas informações, vemos a importância de adotar a prática da realização da conciliação financeira para farmácias o quanto antes em sua empresa. Para isso, é importante contar com uma equipe qualificada e preparada para atender às necessidades específicas de seu segmento.

Para ter a melhor equipe contábil a sua disposição, solicite uma reunião o quanto antes com nossos especialistas. Estamos certos de que podemos atender essa e outras demandas contábeis de sua farmácia, aumentando a sua rentabilidade e o controle que tem sobre todos os processos de seu negócio.