16/03/2018

Franquia para contadores: como escolher

O  modelo de franquia para contadores ganha cada vez mais adeptos no mundo todo, por aumentar a força da marca a partir da atuação em rede e, assim, conseguir competir com as contabilidades online baratas.

No Brasil não tem sido diferente. Com o aumento do desemprego e do empreendedorismo por necessidade, o segmento de franquia acumulou crescimentos consecutivos na última década, mesmo diante das crises políticas e econômicas do período.

Isso ocorre também porque o franchising indica maior segurança e é ideal para quem possui pouca ou nenhuma experiência em gestão de negócios, independentemente do tempo em que atua, ou para quem pretende expandir essa atuação.

 

Franquia para contadores

O know-how e credibilidade da marca, já consolidados no mercado, representam grande vantagem competitiva.  Fator bastante significante em um cenário que tem o universo virtual como um dos indicativos de custos, com a oferta do serviço online por valores geralmente muito abaixo, em comparação com os praticados pelo mercado formal.

A franquia para contadores também disponibiliza um modelo de gestão, com sistemas desenvolvidos para otimizar desde as ações importantes para o dia a dia da profissão – processamentos de folhas de pagamento, escrituração fiscal, apuração de impostos, geração de guias, entre outros – a estratégias para prospecção de novos clientes, de diferentes segmentos econômicos, ou mesmo proporcionar a adequação da legislação tributária, que frequentemente sofre alterações.

Embora o investimento inicial aparente ser superior se comparado a outros formatos – como home offices ou escritórios independentes –, ele se justifica à medida que o modelo inclui outros benefícios, tais como planejamento estratégico e suporte para os franqueados, treinamento para o gestor e para os funcionários, marketing e gestão da produtividade, o que representa uma economia maior em médio e longo prazos.

Abrigando ainda sob a mesma chancela diversos profissionais em torno de um objetivo único, a franquia de contabilidade possibilita também uma troca maior de experiências, fortalecendo cada vez mais a marca, reduzindo os riscos relativos a qualquer empreendimento independente, além de permitir maiores oportunidades de expansão, já que oferece a concessão para a abertura de diversas unidades.

Neste artigo mostramos quais aspectos devem ser considerados no momento de escolher a melhor franquia para contadores. Eles são importantes para nortear a sua escolha, contudo, caso ainda existam dúvidas sobre os benefícios de se tornar um franqueado do setor, clique aqui e conheça as principais vantagens e desvantagens.

 

Entenda mais sobre o sistema de franquias

Mesmo que você não estude profundamente o assunto, é importante saber mais a respeito do funcionamento desse sistema de negócios.

Conhecer os termos utilizados também é igualmente importante, já que o negócio de franquias possui um vocabulário próprio, que vai orientar, inclusive, os elementos do contrato que será assinado entre as partes envolvidas.

Entenda tudo sobre a Lei 8.955/95, também conhecida como a Lei da Franquia ou do Franchising. É ela quem vai instruir sobre os direitos e obrigações da franquia para contadores e, do franqueado, com informações, por exemplo, como a transferência de know-how.


 

Pesquise sobre as franquias disponíveis no mercado

Como o número de franquias disponíveis para o setor contábil ainda não é muito expressivo, fica fácil pesquisar todos os detalhes do plano de negócios oferecido por elas.

Cada marca tem características próprias, observe qual se adapta melhor ao seu objetivo, ou mesmo oferece melhores vantagens e, o resultado que estão obtendo.

Uma ótima referência para iniciar a sua pesquisa é partir de informações fornecidas pela Associação Brasileira de Franquias, ABF. Com mais de 1.000 associados, ela disponibiliza dados de franquias de diferentes setores, entre eles o contábil, com referências sobre valores para o investimento, além de conceder um Selo de Excelência em Franchising às melhores redes franqueadoras, o que facilita ainda mais essa avaliação.

Para visualizar as vantagens e desvantagens de cada uma, uma boa dica é criar uma planilha para compará-las. Dessa maneira fica mais fácil perceber os diferenciais.

 

Analise a expansão de cada uma em sua região

Verifique qual franquia está se expandindo em sua região e procure fazer uma visita à sede da empresa para perceber melhor o funcionamento dela no dia a dia, conhecer os seus valores e confirmar se eles estão em sintonia com a direção pretendida para o seu negócio.

Se a franquia ainda for inédita no local, avalie as condições para a inserção da marca no mercado e as possibilidades para o seu crescimento.

 

Converse com outros franqueados

Procure outros franqueados da marca para adquirir mais informações sobre ela. Entre os pontos que deverão ser observados estão:

 

  • Modelo de funcionamento: Cada marca apresenta um modelo diferente para o funcionamento, pondere sobre qual melhor se adequa ao seu propósito.
  • Duração do contrato: Os contratos de franquia geralmente têm prazo estipulado e podem ou não ser renovados. Pelo menos o retorno do capital investido deve acontecer nesse período, o que torna, portanto, imprescindível saber se o tempo definido pela marca será suficiente para que isso aconteça.
  • Taxas: O pagamento de taxas como royalties ou para campanhas de divulgação da marca, estão entre as exigidas pelas franquias. Analise o custo-benefício relativo a todas elas.
  • Know-how: A transferência de conhecimento é o principal argumento das franquias. Entretanto, adquirir um know-how só é possível quando há experimentação do modelo proposto. Apesar de não ser uma exigência da legislação, é recomendável que o negócio seja transformado em franquia apenas após um período mínimo de experiência, para que o franqueado adquira um modelo testado pelo mercado.
  • Treinamentos: Observe os programas de treinamento, os manuais e o resultado da aplicação deles para o crescimento do negócio.
  • Suporte: Confira como a franqueadora oferece suporte aos franqueados e se propõe também assistência a distância.
  • Auxílio administrativo – É importante ainda ficar atento para os itens oferecidos pela franquia em seu planejamento estratégico, como por exemplo gestão da produtividade ou políticas de vendas e cobranças.

 

Determine o valor para o seu investimento

Após conhecer mais sobre o funcionamento desse sistema de negócios e avaliar os principais modelos de franquias para contadores oferecidos pelo mercado, chegou o momento de definir qual deverá ser o valor destinado para fazer esse investimento.

Ele deve considerar não apenas o montante inicial, relativo ao seu contrato com a franquia, mas também um capital de giro para cobrir salários e custos operacionais, até que o seu negócio esteja gerando lucros.

No entanto, o valor não deve ser determinante para a escolha. Se você não possui os recursos necessários para optar entre as franquias selecionas pela pesquisa, vale esperar um pouco mais.

Entre os fatores que podem garantir o seu sucesso nesse sistema de negócios, está exatamente a afinidade com a marca e com a estratégia oferecida por ela.

Escolha o melhor modelo para o seu negócio

Mesmo que existam diferentes formatos oferecidos pelas franquias para contadores, o mais indicado para quem planeja um crescimento na área é o do escritório tradicional. Amparado pela estratégia da marca e por todos os benefícios que ela oferece, sugere ainda mais credibilidade, além de proporcionar um convívio próximo do cliente com o seu ambiente de trabalho, o que seria naturalmente mais complicado em formatos como os de home offices, por exemplo.

Mesmo com a popularização da Internet, ou até mesmo por causa dela, essa ainda é uma prática comum no mercado empresarial, principalmente entre os serviços especializados voltados para o setor financeiro, em que a confiança se constitui como um dos principais alicerces.

Esse modelo possibilita ainda um destaque maior no mercado, sugere mais credibilidade, competência e seriedade aumentando as chances na competição ou mesmo para a prospecção de novos clientes, além de garantir um quadro de funcionários mais qualificados.

A CF Contabilidade está entre as marcas que oferecem o formato mais bem avaliadas pela Associação Brasileira de Franchising, entidade que estabelece a qualidade das empresas franqueadas.

Para tornar-se um franqueado da CF Contabilidade ou conhecer mais o know-how da empresa, que já atua no mercado há muitos anos e possui o reconhecimento de diferentes segmentos empresariais e comerciais, entre em contato para agendar uma visita. Solicite aqui uma reunião.