17/01/2018

Como montar um escritório de contabilidade

Para manter a regularidade fiscal junto às autoridades tributárias, qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento, precisa de um profissional de contabilidade. Mesmo que a demanda pela atividade seja alta, a oferta de mão de obra especializada também é grande e aumenta a cada ano com a chegada de novos profissionais ao mercado. No entanto, muitos ainda trabalham na informalidade, sem saber como montar um escritório de contabilidade. Ter sua própria empresa, além de possibilitar um destaque maior, sugere mais competência e seriedade, aumentando as chances nessa competição.

 

 

Apesar da burocracia que gira em torno do processo de abertura de uma empresa, dos impostos e custos relativos à sua manutenção, fica fácil perceber que os benefícios de montar um escritório de contabilidade são muito maiores do que o de seguir pensando pequeno.

Entre as vantagens estão melhores ofertas de crédito e preços de fornecedores, participação em processos de licitação, credibilidade para contratar funcionários mais qualificados e gerar mais oportunidades de contratos, já que a opção por parcerias com pessoas jurídicas é também mais expressiva.

Listamos abaixo os principais passos para você saber como montar um escritório de contabilidade e garantir o sucesso da sua empresa. Confira!

• Planejar é fundamental

Um bom planejamento, com definição de objetivos e metas para curto, médio e longo prazos, é que irá estabelecer o alicerce do seu negócio e orientar para as ações e estratégias futuras.

Essa etapa também é importante para determinar o perfil do cliente que se pretende conquistar – o segmento de mercado com o qual o seu trabalho melhor se identifica. Como cada um possui legislações específicas, especializar-se em um ou dois é sempre mais eficaz. Afinal, demonstrar total domínio sobre um assunto confere mais credibilidade ao seu trabalho.

É ainda durante o planejamento que devem ser estabelecidos os diferenciais que serão oferecidos pelo seu escritório de contabilidade, o investimento inicial, o capital projetado para a expansão e realizada uma pesquisa detalhada sobre o mercado e a concorrência, além, é claro, de definir qual será a razão social e o nome fantasia da sua empresa.

• Escolha o local ideal

O ideal é optar por um local estratégico, próximo aos centros comerciais, potenciais clientes e de fácil acesso para os órgãos oficiais, como secretarias da Fazenda, delegacias da Receita Federal ou Junta Comercial.

Outro aspecto que deve ser considerado para a escolha do local é a infraestrutura: o porte da sua empresa, o número de profissionais que farão parte da equipe e quais espaços ou equipamentos necessários estão entre os itens que devem ser observados.

Começar com uma estrutura mais resumida, aliás, é sempre menos arriscado e, aos poucos, em sintonia com o crescimento, incorpore novos profissionais e funções ao seu quadro. A projeção para um crescimento otimizado e todas as ações necessárias para que ele aconteça dessa maneira devem estar previstos no planejamento.

Caso você ainda não possua recursos suficientes para investir em uma infraestrutura, uma boa opção é iniciar com o home office.


• Não confie na memória

Mesmo que você saiba na ponta da língua todos os passos necessários para se abrir uma empresa, é sempre importante fazer um checklist. Uma sugestão é iniciar essa checagem a partir dos documentos exigidos para qualquer setor, acrescentando, em seguida, os que são específicos para um escritório de contabilidade.

• Mantenha-se sempre atualizado

Cursos de reciclagem e atualização são importantes em qualquer profissão, contudo, no setor contábil eles são essenciais, uma vez que a legislação tributária é atualizada constantemente. Por outro lado, investir no seu conhecimento e oferecer cursos e treinamentos para seus funcionários, é ainda um diferencial estratégico para garantir uma posição de maior destaque no mercado.

• Aposte na tecnologia

Com o desenvolvimento e avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a sociedade contemporânea cada vez mais inserida no universo virtual, optar por uma gestão informatizada tornou-se a imprescindível para organização e estruturação das empresas.

O setor contábil teve também que se adaptar a essa nova realidade e, atualmente, diferentes tecnologias são desenvolvidas para esse mercado. Exemplos disso como softwares e ferramentas de integração, que permitem integrar o seu sistema operacional ao dos seus clientes. Elas oferecem resultados que vão desde o aumento da produtividade e melhoria na rentabilidade à redução de custos.

Para otimizar a gestão do seu escritório de contabilidade, você pode escolher entre a contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento de plataformas personalizadas ou até mesmo optar por ferramentas com funcionamento online. O mais importante é que o processo de automação da sua empresa ofereça resultados que garantam a satisfação e fidelização dos seus clientes.

• Elabore uma estratégia de divulgação

 

Uma boa estratégia de marketing está também entre as principais ações que devem constar no planejamento. Ela é fundamental para alavancar o seu negócio, atrair novos clientes e fidelizar os já conquistados, por isso deve ser incluída em todas as etapas.

Como a cada dia cresce mais o número de pessoas que utilizam os meios digitais, apostar no Marketing Digital tornou-se necessário e muito mais garantido do que investir no marketing tradicional. Além disso, ele é uma solução mais prática e com menores custos, que permite conhecer mais o seu público, o seu mercado ou os seus concorrentes, possibilitando um melhor direcionamento para as ações, gerando melhores resultados.

O primeiro passo para criar uma campanha de marketing de sucesso é definir o perfil da sua persona, ou seja, todas as características do seu público-alvo. Ao mesmo tempo, é importante que você tenha um site ou blog no ar, que apresente os diferencias e competências da sua empresa por meio de conteúdos relevantes, garantindo que os robôs do Google, por exemplo, reconheçam sua autoridade no assunto.

Entre os principais canais do Marketing digital estão as redes sociais, como Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e YouTube. Como elas permitem uma comunicação mais clara e simples com o seu público e oferecem a possibilidade de um relacionamento mais próximo, proporcionam, dessa maneira, melhor entendimento sobre as necessidades e desejos do seu cliente. Faça uma pesquisa e identifique quais são as mais adequadas para apresentar o perfil do seu escritório de contabilidade.

Outro canal é o envio de e-mails. Um dos primeiros recursos para divulgação de serviços e produtos oferecidos pela Internet, ele ainda é um mecanismo importante, desde que utilizado de maneira correta.

Pode ser dividido em duas categorias, o Email Marketing, mais focado em processos de aquisição, tais como downloads de materiais ou assinatura e, a Newsletter, que tem por objetivo oferecer conteúdos relevantes para o cotidiano do seu público.

No entanto, para acelerar os resultados e a geração de leads – aumentar as oportunidades para vender o seu negócio – é importante também investir em mídia paga. Para isso, existem dois caminhos: os anúncios pagos dentro das redes sociais, conhecidos como ‘Social Ads’ ou os publicados por meio do Google AdWords, uma ferramenta do Google para anúncios online, que lista os mais relevantes, de acordo com a busca dos usuários.

Independente das escolhas que definirão sua estratégia, lembre-se sempre de que a campanha deve ser também adaptada para os dispositivos móveis, como tablets ou smartphones e não esqueça de atender às normas de contabilidade que estabelecem regras específicas para esse objetivo.

 

Como montar um escritório de contabilidade de franquia

Com essas dicas, fica bem mais fácil montar o seu escritório de contabilidade e garantir o bom funcionamento dele. Entretanto, existe ainda uma outra opção, que pode facilitar mais todo esse procedimento e diminuir os riscos relativos a qualquer empreendimento independente, principalmente em tempos de crise econômica: investir em uma franquia de contabilidade.

A alternativa, além de oferecer maior segurança – a taxa de sobrevivência de franquias é oito vezes maior do que a dos negócios tradicionais –, é ideal para quem possui pouca ou nenhuma experiência em gestão de negócios. É um modelo de negócio pronto, com o know-how e credibilidade da marca consolidados no mercado, o que representa grande vantagem competitiva.

Uma franquia já possui planejamento estratégico e disponibiliza suporte para os seus franqueados, desde a instalação às operações do dia a dia, treinamento para o gestor e para os funcionários, marketing – criação de campanhas de divulgação, assessoria de imprensa, site ou Email Marketing–, gestão da produtividade, política de vendas, entre outros.

Ainda, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising, ABF, o setor de franquias no Brasil, apesar da crise econômica, registrou um crescimento de 7,8% no terceiro trimestre do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2016.

Além disso, investir em uma franquia garante maiores oportunidades para expansão do seu escritório de contabilidade, a medida que é possível adquirir a concessão para a abertura de diversas unidades.

Gostou também dessa alternativa? Veja aqui como você pode tornar-se um franqueado de uma marca de contabilidade, que já possui o reconhecimento de diferentes seguimentos, empresariais e comerciais.