fbpx

Siga nossas redes

Entenda a importância do Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é uma ferramenta utilizada pelos contadores com a finalidade de demonstrar o patrimônio de uma empresa. Nas demonstrações contábeis são incluídos todos os valores financeiros de um empreendimento. Visto que esse procedimento permite aos gestores fazer uma análise da situação financeira do negócio, pode-se dizer que a sua realização é de extrema importância.

Por isso, é interessante que essa tarefa seja feita por um profissional especializado na área. Existem muitos contadores confiáveis e empresas de assessoria contábil que podem te ajudar nessas questões. Veja a seguir a importância do balanço patrimonial:

Conceito de balanço patrimonial

Como já dissemos, o balanço patrimonial é uma entre várias demonstrações contábeis consideradas obrigatórias pela legislação brasileira. Nele devem ser listados todos os bens e valores relativos ao setor financeiro e patrimonial da sua empresa, por meio de uma tabela dividida em duas colunas.

Como é feito o balanço patrimonial

No lado esquerdo devem ser inseridos todos os valores referentes ao patrimônio ativo, tais como: bens, caixa, depósitos, créditos, adiantamentos, equipamentos, direitos, aplicações e todos os recursos capazes de gerar benefícios.

Já do lado direito vai ser registrado os recursos que dizem respeito às obrigações adquiridas, como dívidas, retenções tributárias, obrigações trabalhistas, impostos, fornecedores, encargos sociais, entre outras.

O cálculo realizado utilizando os fatores do Ativo deduzindo-se os valores do Passivo vai resultar no patrimônio líquido do empreendimento. Com isso, os empresários conseguem saber exatamente quais os recursos disponíveis para futuros investimentos. Para saber mais sobre os detalhes, você pode procurar auxílio online de diversos profissionais.

A importância do balanço patrimonial para pequenos e médios empresários

As empresas que estão em desenvolvimento podem conquistar muitos benefícios com a contratação de uma assessoria empresarial responsável. Existem muitas informações interessantes que podem auxiliar no crescimento e na manutenção das pequenas e médias empresas no mercado.

Os administradores que analisam o balanço patrimonial têm em mãos o instrumento que lhes indicará o andamento dos negócios, e assim, podem corrigir possíveis problemas. Além disso, podem tomar medidas preventivas e ainda saber se existem riscos para os investimentos.

Dúvidas sobre os benefícios do balanço patrimonial

Os benefícios para os empresários que optam pela contratação de profissional especialista no ramo são muitos. Num momento de crise, como é o que estamos passando agora, eles podem contar com excelentes ferramentas para administrar os riscos do negócio. Podem planejar o parcelamento de dívidas anteriores, como reduzir a carga tributária, e ainda evitar processos administrativos e judiciais.

A legislação e o balanço patrimonial

Vale lembrar que o Código Civil de 2002, a partir de seu artigo 1.179, estabelece com detalhes a obrigatoriedade das escriturações contábeis. Apesar disso, as vantagens são para os empreendedores, que podem decidir com segurança os futuros investimentos, planejar a redução de custos e assim preservar o patrimônio da empresa.

As garantias adquiridas com o balanço patrimonial

Nos casos de processos judiciais, as demonstrações contábeis servem como meio de prova a favor da empresa. Nas demandas trabalhistas, pode ser solicitada perícia contábil, para comprovar que a instituição cumpriu com todas as obrigações relativas ao empregado.

Também pode ser solicitada perícia contábil quando houver desentendimento entre os sócios, com a finalidade de esclarecer eventuais dúvidas. Além do que, a realização do balanço patrimonial pode evitar problemas com a fiscalização.

Como você pode observar, não tem como medir a importância do balanço patrimonial para a sua empresa. Pois é um instrumento de grande valor e que pode ser a salvação do seu patrimônio diante das mais variadas situações. Por isso, não perca tempo, contrate profissionais especializados e de confiança para ter a garantia que esta ferramenta lhe concede.

Se você ainda tem dúvidas a respeito do assunto ou gostou das informações, deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *