27/07/2017

Porque o cliente é fiel ao profissional e não ao salão de beleza?

Se você é dona ou dono de salão de beleza já deve ter se perguntando o porquê de muitas vezes o cliente ser muito mais fiel ao seu profissional, como manicure ou cabeleireiro, do que ao seu salão. Fidelização de clientes? Veja aqui o que fazer!      

Porque as clientes se fidelizam aos profissionais e não ao salão?

Porque o cliente é fiel ao profissional e não ao salão?

        Se você é mulher já deve ter ido alguma vez a algum salão de beleza, se foi por conta de uma festa, formatura, casamento, 15 anos, a ocasião não importa. Pense o seguinte: o que te levou a escolher aquele salão? Cerca de 89% das pessoas procuram os serviços por indicação de profissionais.

           Para as mulheres, muito mais do que para os homens, os serviços oferecidos pelos salões de beleza se comparam a serviços médicos, ou seja, você procura muito mais um serviço por recomendação profissional do que por uma “marca”(nome da clínica, nome do salão), este é um dos motivos que leva o cliente a ser fiel muito mais ao profissional do que ao salão de beleza em si. No universo feminino, a maioria das mulheres procuram médicos como ginecologista e nutricionista por indicação ou círculo familiar, o mesmo acontece com a escolha dos profissionais que cuidam de sua beleza.

Veja aqui três dicas para que você, empreendedor, torne o seu cliente fiel ao salão

  • Comunicação: Muitas vezes o cabeleireiro, a manicure, tem um tempo de convivência muito grande com o cliente, por isso acabam criando um laço de amizade e interação. Tente se aproximar do seu cliente, recebendo-o e sendo presente a cada ida do mesmo ao seu salão. Que tal ligar no dia do seu aniversário, oferecendo uma cortesia? Aposto que ela ou ele não vai te esquecer!
  • Confiança: Faça o seu cliente confiar em você, no seu salão, na sua marca. Mostre que você conhece o mercado, as tendências e que é um expert nos assuntos de beleza. Leia e estude bastante!
  • Público interno: Os seus profissionais precisam estar motivados e engajados nas políticas do salão. O público interno é o primeiro que você precisa atingir e conquistar,afinal de contas, é dele que partirá o seu primeiro networking. Um funcionário que gosta do que faz e do ambiente que trabalha dificilmente vai embora e ainda por cima te indica.

 Cartão-indicação ou cartão-presente: uma novidade que atrai e torna seu cliente mais fiel

Criado por uma dona de salão de beleza, que participa de um Projeto no Tocantis, o Programa cartão-indicação, objetiva tornar o seu cliente mais fiel e funciona da seguinte maneira: uma cliente indica três amigas que não façam parte do cash do salão. As novas clientes e a “antiga” ganham um brinde, que pode ser uma escova, pé e mão ou sobrancelha.

Vale Presente

Vale Presente

Não sabe o que dar de presente para sua esposa, filha, tia, prima? Que tal um cartão-presente para salão de beleza? Tendência em lojas de Departamento, a novidade também chegou aos espaços de beleza e está ganhando força. Já imaginou ganhar do maridão ou do filhote um Spa Day, ou o mês inteiro de pé e mão naquela esmalteria que você tanto ama?  Qual a mulher que não gosta de um tratamento de beleza?

Em um dos nossos últimos artigos, falamos um pouco sobre como “desencalhar os estoques”, lá você também encontra mais dicas para atrair e tornar o seu cliente mais fiel.

Veja também nossa matéria incrível sobre como um bom cadastro de clientes pode ajudá-lo na fidelização: http://cfcontabilidade.com.br/blog/como-um-bom-de-cadastro-de-clientes-pode-ajudar-na-fidelizacao/

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