escritório contábil
05/09/2018

Conquiste mais clientes em seu escritório contábil em 3 passos

Conquistar mais clientes para o escritório contábil parece ser um verdadeiro desafio para a maioria dos profissionais da área que estão abrindo os seus próprios negócios. No entanto, diferente do que a maioria pensa, esse processo pode se tornar mais simples do que se imagina.

Sobretudo quando são utilizados os métodos corretos para atrair e conquistar novos clientes. Tais como planejamento estratégico, o investimento em tecnologias e o marketing para escritórios de contabilidade.

Dominar esses três pilares é a chave para ter sucesso em uma área cada vez mais concorrida. Por isso, ao longo deste post serão apresentados os 3 passos fundamentais para aumentar a carteira de clientes e conseguir fazer com que o seu escritório ganhe visibilidade no mercado. Confira:

 

1 – Análise do escritório contábil

O primeiro passo para conquistar mais clientes para o seu escritório contábil é realizar uma análise organizacional. Ela consiste basicamente, na avaliação do  atual posicionamento do seu escritório no mercado.

Nesse momento, é realizado o mapeamento dos principais pontos fortes e fracos do seu negócio. Assim como, de todas as oportunidades e ameaças que o mercado oferece e que podem ser usadas estrategicamente, para que seu negócio se diferencie dos concorrentes e gere mais valor aos seus clientes.

Mas, como realizá-la? É bem simples! Através de uma ferramenta gerencial,específica para esse tipo de mapeamento, conhecida como matriz F.O.F.A ou análise Swot.  Confira abaixo, mais detalhes sobre ela e como aplicá-la no seu escritório de contabilidade.

Análise Swot: o que é e como aplicar no seu escritório de contabilidade

A Análise Swot é uma ferramenta gerencial que tem sido amplamente usada no processo de avaliação organizacional. Colocá-la em prática é bem simples, o primeiro passo é visualizar um quadrante, cada um com seguintes pontos  organizacionais:

 

  • Strenghts (Forças) – Fatores positivos que o seu escritório de contabilidade possui, tais como: serviços, equipe, carteira de clientes etc
  • Weaknesses (Fraquezas) – Aspectos internos que impedem o crescimento do escritório, tais como: atrasos na entrega, infraestrutura dentre outros
  • Opportunities (Oportunidades) – Oportunidades de mercado, que se aproveitadas podem melhorar a gestão do negócio, por exemplo, cursos, programas dentre outros
  • Threats (Ameaças) – Ameaças externas ao escritório que podem afetar a sua boa gestão, exemplo, impostos altos, concorrência acirrada entre outros.

 

Em seguida, elenque o maior número de fatores positivos e negativos da atual realidade do seu escritório contábil, nos seus respectivos quadrantes. Veja bem, quanto mais detalhada for essa análise, maior é a chance de você conhecer a gestão do seu negócio.

Ao finalizar essa etapa, é importante que você busque soluções eficazes para melhorar a realidade do seu escritório. Como assim? É simples! O ideal é que você trace ações para minimizar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.

Na prática, se um ponto fraco do seu escritório é o atraso nas entregas dos documentos para os clientes, uma solução seria implantar um sistema de gestão para utilizá-lo. Com isso, seu negócio iria conseguir satisfazer seus clientes e ganhar um diferencial competitivo.

Também observe as oportunidades que o mercado oferece e elabore estratégias para proteger o seu negócio das ameaças que podem surgir e prejudicá-lo.

 

2 – Investimento em tecnologia

Após analisar a atual situação do seu escritório contábil, chegou o momento de decidir qual a melhor estratégia para ganhar mais destaque no mercado. Sendo que a mais indicada delas é o aumento da produtividade.

Isso pode ocorrer com o devido investimento em tecnologia. Esse recurso é considerado o principal aliado dos escritórios de contabilidade, pois permite que a rotina do mesmo seja organizada e todos os processos burocráticos sejam realizados com rapidez e eficiência.

Com uma rotina bem organizada, o profissional pode obter mais espaço na sua agenda e ainda conseguir ampliar a sua carteira de clientes. Sem prejudicar a qualidade do seu trabalho.

Mas como isso é possível? É simples, por meio do uso de softwares que utilizam inteligência artificial, você pode fazer com que a sua rotina de trabalho seja mais produtiva e altamente eficaz. Ainda mais porque por meio deles, você poderá ter o acesso fácil a toda informação que precisar no escritório.

 

A inserção do escritório no meio digital

De acordo com especialistas, a tendência dos escritórios de contabilidade é que eles fiquem cada vez mais modernos e sejam inseridos de maneira progressiva ao meio digital.

Esse é sem dúvida um diferencial que faz com que os clientes confiem que estão contratando um serviço moderno e que preocupa-se em manter-se atualizado com as novas tendências do mercado.

Um escritório que reduz os seus processos manuais e adere a automatização do trabalho, torna-se altamente eficiente e produtivo. Algo indispensável para o novo perfil dos consumidores.

 

A importância do investimento em tecnologia

Como pode ser observado, o investimento em tecnologia no escritório contábil é uma necessidade. Ainda mais para aquelas empresas que desejam se destacar no mercado.

A importância desse tipo de investimento também pode ser visualizada por meio dos benefícios que ela promove, dentre os quais destacam-se:

 

  • Eliminar as atividades administrativas que consomem muito tempo da equipe
  • Reduz a redigitação de dados contábeis
  • Acompanhar movimentações financeiras dos clientes online
  • Obter documentos hábeis que são imprescindíveis para a conferência dos lançamentos e até mesmo entrega das obrigações fiscais

 

Assim, ao aderir às inovações tecnológicas, o escritório de contabilidade consegue manter um alto nível de produtividade e organização de cada um dos processos que fazem parte do dia a dia do contador e da sua equipe.

Sem esse tipo de recurso, o escritório não só será considerado retrógrado e antiquado, como também perderá grandes chances de aumentar a sua carteira de clientes. Afinal, quem iria trocar um escritório produtivo e moderno por um desses?

Investir em softwares que agilizam os processos administrativos é dar um passo importante para o bom posicionamento do escritório contábil no mercado. Ainda mais porque quando o cliente tem todas as suas necessidades supridas com eficácia e qualidade, ele se tornará fiel aos seus serviços, além de recomendá-lo para os demais.

 

3 – Investimento em Marketing

Chegamos a um ponto importante para a ampliação da carteira de clientes do seu escritório contábil: o investimento em marketing. Esse é sem dúvida um dos passos mais importantes para fazer com que a sua empresa se destaque no mercado.

É por meio da utilização de estratégias de marketing digital, que você não só poderá conhecer melhor o seu público-alvo, como também se aproximar dele. É preciso ter em mente que o perfil do consumidor mudou e que ele passa grande parte do seu tempo no ambiente virtual.

Assim, você precisa não só estar atento a todas as ferramentas utilizadas nessa área, como também investir nesse tipo de recurso. Uma das melhores maneiras de fazer com que o seu escritório de contabilidade ganhe destaque nesse espaço é fazer um site para ele.

Esse é um investimento com um excelente custo-benefício e que pode trazer grandes vantagens para o seu escritório. Isto é, quando ele é utilizado da maneira correta.

 

Vantagens de investir no marketing digital

De acordo com pesquisas realizadas na área, o marketing digital para empresas pode chegar a atrair mais de 67% de clientes do que aquelas que não usam.

Impressionante, não é? Agora imagine quanto o seu escritório conseguiria faturar com um aumento dessa magnitude na sua carteira de clientes.

Mas isso não é tudo, pois diferente dos métodos de marketing tradicional, as estratégias de publicidade digitais podem gerar um retorno de investimento até 13 vezes maior.

Assim, não há risco de você perder o valor que você investiu em uma publicidade que não irá trazer os resultados que você espera no futuro. Mas atenção! Nesses casos, o ideal é recorrer a empresas especializadas para desenvolver um planejamento sólido e eficaz para a sua empresa.

Afinal, elas desenvolvem um serviço minucioso de acompanhamento em tempo real dos resultados obtidos pelas estratégias de marketing adotadas. Com isso, é possível potencializar aquelas que conseguiram alcançar e atrair mais clientes e corrigir as ações que não surtiram o efeito desejado.

Isso é crucial, para manter-se sempre a frente da sua concorrência e fazer com que seu escritório seja reconhecido por uma quantidade maior de possíveis clientes.

Outra dica valiosa é garantir a presença do seu escritório contábil em redes sociais, pois elas permitem uma maior interação entre a sua empresa e o público-alvo. O importante é não perder os benefícios que esse tipo de estratégia pode trazer para a sua empresa.

 

Ao longo do post você pode conhecer os três principais passos que irão ajudar você a conquistar mais clientes para o seu escritório contábil. O que acha de colocá-los em prática?

Lembre-se que o primeiro passo é analisar a atual realidade do seu negócio e tomar medidas para superar os atuais desafios e potencializar o que há de melhor.

Também é importante usar a tecnologia a seu favor, por isso invista em softwares de gestão que irão potencializar a produtividade do seu escritório. Por fim, divulgue a qualidade dos seus serviços contábeis aos seus clientes e potenciais clientes, através de estratégias de marketing eficazes.