fbpx

Siga nossas redes

Open banking: 3ª fase entra em vigor nesta sexta-feira (29), confira implementações da etapa e calendário

Inicialmente prevista para agosto, a nova fase prevê compartilhamento de transferências pelo Pix

A terceira fase do open banking entra em vigor nesta sexta-feira (29), após ter sido adiada em dois meses. Nesta etapa, as instituições financeiras poderão compartilhar informações sobre serviços de transferência via Pix, sistema de pagamento instantâneo em vigor desde o fim do ano passado.

Esta etapa, prevista originalmente para 30 de agosto, precisou ser adiada devido ao atraso na adoção da segunda fase, a pedidos das instituições financeiras e fintechs, que alegaram possuírem pouco tempo para atualizarem seus sistemas

À época, o BC tinha informado que o prazo de testes para certificar as instituições que operam o Pix a trocarem informações tinha ficado curto. “O pedido feito ao Banco Central decorreu da necessidade de ajustes nas especificações técnicas, que comprometeram o prazo de realização de testes para a certificação das instituições”, destacou o comunicado no fim de agosto.

Comprometimento com a implementação

O BC reforçou o compromisso com a implementação do open banking. “O Banco Central reforça o seu compromisso para que o open banking alcance os seus objetivos, de forma segura e efetiva para os clientes das instituições participantes, permanecendo vigilante no processo de sua implementação”, acrescentou.

Em vigor desde 1º de fevereiro, a primeira etapa do open banking permitiu o compartilhamento de informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências. Com base nos dados, os bancos podem fazer comparações por meio de sistemas de interface de programação de aplicações (API na sigla em inglês).

A segunda fase do open banking, que envolve o compartilhamento de cadastros e de transações entre as instituições financeiras, havia sido adiada de 15 de julho para 13 de agosto.

Confira o cronograma do open banking

Veja como fica o planejamento de implementação da terceira fase em diante.

29 de outubro de 2021: Início da fase 3, com o compartilhamento de serviços de transferências pelo Pix.

15 de dezembro de 2021: Início da fase 4, com a troca de informações entre as instituições sobre os demais produtos financeiros, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.

15 de fevereiro de 2022: Compartilhamento de serviços de transferências entre contas do mesmo banco e TED.

30 de março de 2022: Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao open banking.

31 de maio de 2022: Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.

30 de junho de 2022: Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto.

30 de setembro de 2022: Compartilhamento de serviços de débito em conta.

Com informações Agência Brasil

Matéria originalmente publicada em Contábeis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *