fbpx

Siga nossas redes

3 pilares da gestão financeira

Entenda quais os pilares do financeiro que qualquer empresa precisa para ter sucesso

Você já pensou no peso de uma boa gestão financeira para a sua empresa? Ela é essencial para o desenvolvimento saudável de qualquer empresa. Por isso, é importante que as empresas tenham alguns conceitos bem estruturados para que tudo ocorra da melhor forma possível. 

Nós já falamos um pouco sobre gestão financeira neste post. 

A fim de descomplicar ainda mais a vida financeira da sua empresa, nós decidimos fazer um passo a passo com todos os pilares que você precisa. 

1. Controle de recebimentos 

Esse passo é importante porque nos dá a noção do montante de dinheiro que ainda precisa entrar. Se a empresa não tem esse controle, é mais difícil ter um panorama da real situação do negócio.

Nesse sentido, duas dicas são valiosas na hora de melhorar esses processo:

  • Automatizar o recebimento de cartões de crédito
  • Verificar o valor das tarifas bancárias e os serviços disponíveis 

Assim, é possível otimizar o recebimento e quem sabe conseguir um desconto nas tarifas.  

2. Controle de contas a pagar

Apesar de parecer simples, controlar as contas a pagar pode tornar o crescimento da sua empresa muito mais difícil. Isso porque alguns erros são comuns nesse processo, como a falta de análise de retorno antes de investir, erros, pagamentos em duplicidade e atrasos que podem gerar gastos desnecessários. 

Para fugir desses problemas, o ideal é manter sempre tudo organizado de forma objetiva e de fácil entendimento. Quando temos as informações de maneira clara, os erros são reduzidos. Assim, podemos concentrar os gastos no que realmente importa. 

3. Organização de estoque

O estoque é sempre um ponto importante para aquelas empresas que precisam dele. Se é o seu caso, algumas dicas podem te ajudar na hora de manter o estoque bem organizado. 

  • Conhecer seus clientes: aquele produto que é campeão de vendas precisa ter um volume maior no estoque do que aquele que vende pouco.
  • Otimização das compras: nesse ponto, a ideia é que a empresa busque o melhor negócio para tornar o processo de compra mais eficiente.

Todo esse processo ajuda as empresas a se manterem competitivas no mercado. Afinal, uma empresa com uma boa gestão financeira tem o alicerce necessário para crescer de forma sustentável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *