fbpx

Siga nossas redes

COMO ALAVANCAR A GESTÃO FINANCEIRA DO SEU POSTO

Calculadora, caneta e tampa sobre uma mesa com um relatório contendo números simbolizando a gestão financeira de um posto.

Independente de qual o segmento do seu negócio, uma coisa é certa: uma boa gestão financeira é parte fundamental para que ele tenha sucesso. Saber administrar um empreendimento de forma eficiente é um dos pontos principais para garantir sua longevidade e saúde financeira.

É preciso ser um pouco “malabarista” e ter conhecimentos em diversas áreas para administrar um posto de gasolina, incluindo:

  • Atendimento
  • Recursos Humanos
  • Finanças
  • Gestão
  • Vendas
  • E outros.

Nesse artigo vamos elencar algumas ações que podem ser adotadas na implementação de uma gestão financeira eficiente ou mesmo para melhorar o fluxo de processos da sua empresa. Portanto, é hora de arregaçar as mangas e energizar!

E se a sua dificuldade maior é no atendimento, fique tranquilo. Nós temos um e-book completamente dedicado a desvendar o segredo do bom frentista. Ele contém dicas valiosas  e um roteiro para transformar a sua equipe em uma máquina de fidelização de clientes.

Práticas para uma gestão financeira eficiente

Energia é fundamental

Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, sabe que damos grande importância à energia que circula no ambiente de um negócio. Tanto que tal aspecto está incluído em nosso lema: “Energiza!”. Aqui na CF Contabilidade, acreditamos que é preciso, antes de tudo, ter energia e positividade para abraçar possíveis mudanças e realmente fazer a diferença.

Então, por mais que uma tarefa pareça complicada e o seu objetivo ainda esteja distante, a melhor opção é manter o foco e o entusiasmo. Somente assim você conseguirá esfriar a cabeça e seguir em frente na superação de uma dificuldade, inclusive se elas ocorrerem no seu processo de gestão financeira.

Mudanças são bem vindas!

Nada é por acaso. Abordamos a energia e a positividade no tópico anterior porque aqui você vai sair do mindset que prega que a crise é causadora dos seus problemas. Encare seus obstáculos de frente, busque soluções e tente driblar os preços altos para conquistar seus clientes.

Como identificar quais mudanças são bem-vindas? Toda e qualquer uma que seja implementada com a finalidade e equilibrar as contas. Esta é uma atitude que qualquer gestor pode tomar em seu posto de combustível.

Como exemplo, aqui vai uma lista de possíveis  soluções para o seu negócio:

  • Que tal cortar os gastos desnecessários ou pensar em formas de economizar? Trocar lâmpadas incandescentes por opções de led pode ser uma boa ideia.
  • Pense em formas de fidelizar o seu cliente, assim você aumenta a chance de que eles voltem mais vezes.
  • Promoções podem ajudar a vender por volume. Elabore uma regra de negócio e coloque em prática!

Duas pilhas de papéis alinhadas e divididas por datas demonstram a importância da organização de documentos para uma gestão financeira eficiente.

Alerta documento!

Como explicamos em outro texto, as maiores vilãs de um posto de combustível são as multas por falta de documentação ou por documentação não atualizada. Vale lembrar que, com o eSocial, o controle do Governo ficou mais intenso e as multas podem ser aplicadas por motivos simples, como não comunicar um acidente no dia em que aconteceu, por exemplo.

Além de inserir seus documentos no eSocial, organize-os em uma pasta por ordem de importância, data de expiração, empresa ou outro critério que achar mais adequado. O importante é te-los sempre à mão porque nunca se sabe quando serão necessários.

Tenha ajuda contábil e uma plataforma de gestão financeira

Quer facilitar a sua vida como gestor? Cerque-se de pessoas e ferramentas que otimizarão o seu tempo. As vantagens para fazer esse investimento são inúmeras!

Com ajuda contábil, é possível reduzir a carga tributária do seu negócio contando com um especialista no assunto. Já uma plataforma automatizada de gestão é importante para manter as diferentes áreas do seu posto integradas, mantendo cada responsável informado e atualizado em tempo real.

Ao adotar tais medidas de apoio, aumenta-se e muito a produtividade na gestão financeira e, consequentemente, em todo o empreendimento.

Uma mão masculina coloca moeda na maior de sete pilhas crescentes de dinheiro simbolizando o controle de caixa na gestão financeira.

Controle cada centavo!

Claramente, essa é uma das principais funções de um gestor financeiro. Se é o seu caso, você sabe que gerir o fluxo financeiro não é nada fácil.

Controlar o caixa é estar ciente de todos os valores que saem e entram no seu posto. Quando existe alguma possibilidade para melhorias ou alguma necessidade de corte, entender o fluxo de caixa dará maior embasamento para determinar como essas atividades irão acontecer.

O importante aqui é ter um apoio especializado – de preferência de um contador – e realizar verificações constantes em relação ao fluxo de caixa. Essa medida trará mais condições para que o gestor entenda onde estão o lucro e o prejuízo. Assim, ele poderá guiar suas decisões de maneira mais assertiva.

Cuide de sua gestão financeira

Como visto, algumas medidas simples fazem toda a diferença para que a gestão financeira do seu posto flua sem entraves.  O administrador do empreendimento deve estar sempre e focado, manter a organização e ter em mente uma política de melhoria contínua, onde mudanças construtivas devem ser bem-vindas.

Por fim, a melhor opção é sempre contar com ajuda especializada. Um time de contadores experientes tem a capacidade de verificar quais são os melhores caminhos para as finanças do seu posto de gasolina. Por isso, entre em contato conosco e consulte nossa equipe de projeção empresarial. Acompanharemos de perto a saúde do seu negócio, garantindo que o sucesso esteja logo à frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *