fbpx

Siga nossas redes

FRANQUEADOR: QUAIS AS VANTAGENS DE ADERIR AO MODELO DE FRANCHISING?

FRANQUEADOR: QUAIS AS VANTAGENS DE ADERIR AO MODELO DE FRANCHISING?

Em um de nossos webinars semanais, nós destrinchamos o passo a passo de como um empreendedor pode aderir ao modelo de franquias e se tornar um franqueador. Neste artigo, vamos aprofundar ainda mais o assunto, apresentando em que consiste o modelo de franchising e por que essa pode ser uma boa opção para o seu negócio no momento atual.

O que é franchising?

Todo mundo está acostumado a ouvir sobre franchising, mas nem todos sabem do que se trata. Tornar-se um franqueador pode ajudar na expansão dos negócios.Franchising é replicar um conceito de negócio já existente em outro local ou mercado. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.

Após a assinatura do contrato de adesão, a franqueadora deve fornecer todo o suporte necessário para que o franqueado possa implementar e gerir a unidade. A transmissão de know-how precisa ser  bastante abrangente. Começando por tarefas operacionais e terminando em nas questões contábeis e administrativas.

Vantagens de se tornar um franqueador

Tornar-se um franqueador pode ajudar na expansão dos negócios.

Esta é uma decisão muito importante para o futuro de um negócio. A decisão de se tornar uma franquia deve ser encarada como uma estratégia de expansão dos seus negócios. A formatação da franquia é o momento em que uma marca ganha escalabilidade e aumentam as possibilidades de rentabilidade do negócio. Essas são algumas vantagens de se tornar um franqueador:

Mercado aquecido

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o modelo de franquias vem tendo um crescimento contínuo em resultados. Em 2018, o faturamento do franchising em território nacional chegou a mais de R$ 174 bi, totalizando 7,1% de alta em relação a 2017. E as projeções para 2019 se revelam ainda mais animadoras, prevendo números de 8 a 10% maiores!

Expansão mais rápida

Como o investimento maior será feito pelos franqueados a necessidade de capital da empresa é bem menor. Dessa forma, espaços podem ser ocupados com mais rapidez.

Tornar-se um franqueador pode ajudar na expansão dos negócios.

Poder de negociação do franqueador

À medida que a rede de franqueadores cresce, o poder de negociação da empresa franqueadora com a sua rede de fornecedores é ampliado. Isso porque a rede de franquias passa a ter capacidade comprar em escala, potencializando os benefícios de cada negociação.

Inteligência de mercado

Não podemos esquecer que, diferente do que acontece quando se abre um escritório próprio, um franqueado jamais estará sozinho. Esse é um aspecto fundamental das redes franqueadoras mais estruturadas. Elas permitem a troca de conhecimento entre todos os seus integrantes e, assim, podem continuar crescendo no mercado.

Na trajetória para se tornar um franqueador, muitas dúvidas surgirão e precisará de mais detalhamentos e informações. Fique à vontade para deixar suas dúvidas, entre em contato com a CF Contabilidade para entender mais sobre o mercado de franqueadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *