fbpx

Siga nossas redes

CONCILIAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO PASSO A PASSO

A conciliação de cartões pode parecer uma tarefa simples. No entanto, esse procedimento serve para verificar a situação da operação realizada por meio de cartão de crédito ou débito, tendo como objetivo principal verificar e validar se a transação foi realmente paga pela operadora de cartão.

Você pode realizar a conciliação de cartões de forma manual ou automática. É comum encontrar postos de combustíveis que ainda fazem o acompanhamento manual da conciliação o que aumenta a chances de erros.

Portanto, a melhor maneira de acompanhar a conciliação dos cartões é a automatizada. Assim, é mais fácil controlar o cancelamento de compras e as taxas cobradas pelas adquirentes.

Conciliação de cartões te ajuda a provisionar o faturamento e gerenciar seus lucros.

Benefícios da conciliação de cartões

A conciliação de cartões são extremamente úteis para o controle de vendas. Seus principais benefícios são:

  • Mostrar quanto você tem a receber pelas suas vendas.
  • Conferir e monitorar cancelamentos.
  • Identificar as compras invalidadas.
  • Controlar as antecipações de recebíveis.

Agora, vamos mostrar 4 passos para que você comece a fazer a conciliação para o seu posto.

Conciliação de cartões passo a passo:

1º – Crie uma planilha

Se o seu posto não possui um sistema de acompanhamento da conciliação , não se preocupe. Você pode realizar o controle da conciliação por meio de planilhas. Para a conciliação de cartões manual, você vai precisar de uma planilha. E, também, um processo que organize  as movimentações financeiras.

Enquanto isso, na conciliação automática é preciso de um sistema de acompanhamento que fará todo trabalho pela sua equipe de gerência. 

Conciliação de cartões te ajuda a provisionar o faturamento e gerenciar seus lucros.

Dica de ouro: Fique de olho nas taxas cobradas pelas operadoras de cartão, elas influenciam no preço final do produto e no fechamento do caixa.

2° – Arquive e confira os comprovantes de venda

Os comprovantes são essenciais para conferência dos extratos. Qualquer erro no registro das vendas por parte da adquirente só poderá ser comprovada por meio dos comprovantes.

3° – Realize o controle do extrato bancário

Reunir os extratos da máquina de cartão e de cada operadora, é imprescindível. Dessa forma, fica mais fácil verificar se o saldo inicial e final do controle interno corresponde com o extrato bancário. Com isso, é possível constatar se os pagamentos foram creditados na conta e evitar surpresas negativas.

Conciliação de cartões te ajuda a provisionar o faturamento e gerenciar seus lucros.4° – Centralize as informações

Com a conciliação de cartões é possível consolidar dados, reunindo informações de vendas de diferentes operadoras de cartão e de diversos períodos em um mesmo lugar.

Dessa forma, a solução permite que o lojista tenha uma visão mais clara de toda a rotina financeira do seu posto de combustível em um único lugar.

Converse com especialistas da CF Contabilidade que entendem do assunto e podem te ajudar a reduzir erro com a acompanhamento de conciliação de cartões. Assim, você garante o controle financeiro do seu negócio e pode otimizar o seu tempo focando em outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *