fbpx

Siga nossas redes

BPO Financeiro: Terceirizar pode ser bom

Uma mulher sentada a uma mesa analisa informações de BPO Financeiro em um gráfico apresentado em um notebook. Ao mesmo tempo, ela discute com outra pessoa à sua frente. Na mesa, cadernos, papeis e copos de café.

Você sabia?

De acordo com o Sebrae, 37% das organizações que fecham alegam como principal motivo a falta de capital ou lucro. Ou seja, um problema que deriva da falta de um gerenciamento financeiro e estratégico. Você sabe qual é a estrutura do seu departamento financeiro e como são os fluxos de processos? Para os gerentes e coordenadores, ter essa resposta é fundamental. Isso porque essa é uma das áreas críticas para o sucesso da empresa.

Enquanto isso, muitos empreendedores têm se perguntado o que é BPO financeiro e não é para menos – se alguém pode te ajuda, esse é o cara. BPO financeiro é um conceito que vem ganhando consistência entre as empresas brasileiras. Especialmente, naquelas que implementam processos nos quais a regra é ser cada vez mais focadas em aumentarem a produtividade, reduzirem o custo e alavancarem a lucratividade. Isso que faz com que elas mantenham um foco mais exclusivo em suas atividades fins.

Para que o BPO financeiro aconteça, a tecnologia tem um papel fundamental nesse sentido. É preciso adotar ferramentas de gestão contábil. Sendo assim, é mais simples manter o seu negócio competitivo.

O que é BPO Financeiro?

BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing. A tradução direta seria algo como Terceirização de Processos de Negócio. Ou seja, a ideia é terceirizar todas as atividades da empresa que não correspondam a algo relacionado à atividade fim da companhia.

Portanto, o Outsourcing Financeiro oferece serviços de gerenciamento estratégico, gestão do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, faturamento, gestão orçamentária, entre outros.

Ter uma equipe alocada para cuidar de questões orçamentárias e financeiras pode ser custoso e a empresa pode não ter condições para arcar com isso agora. Justamente por essa questão é que o BPO Financeiro tem sido uma ótima opção para empresas que querem otimizar custos, reduzir gastos com impostos e processos por meio de planejamento e visão estratégica de profissionais experientes na área.

Como funciona o BPO Financeiro?

O BPO Financeiro é a contratação de um serviço que envolve um time especializado. Ele vai gerenciar todas as atividades e funções financeiras dos negócios da empresa. Assim, as informações são centralizadas em uma plataforma e os resultados passam a ser consolidados de forma mais eficaz.

Com esse trabalho, é possível que os responsáveis pelo aumento de produtividade, por exemplo, tenham acesso aos dados financeiros atualizados, com a oportunidade de reduzir custos, buscar lucratividade e alavancar o crescimento da organização.

Assim, você pode acompanhar constantemente sua gestão orçamentária, observar as variações e se preparar para novos investimentos ou ações estratégicas.

Um gráfico de barras crescente contém dois cifrões no topo da barra menor, no início, e da barra maior, no fim. A ilustração demonstra as vantagens de uma empresa aplicar a terceirização por BPO Financeiro.

Quais serviços o BPO Financeiro oferece?

O BPO Financeiro abrange diversas atividades que envolvem a rotina administrativa e financeira, assim como tecnologias de controle para que as informações sejam exatas e assertivas, oferecendo um uma descrição real da situação da sua empresa. Dentre as atividades realizadas por este serviço, temos:

  • Auditorias administrativas/financeiras.
  • Organização de documentos financeiros;
  • Gestão de recebíveis;
  • Gerenciamento do fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária e fechamento de caixa, entre outras.

Quais as vantagens do BPO Financeiro?

Duas pessoas apontam para gráficos e discutem informações impressas, sobre BPO Financeiro.Cuidar do setor financeiro é algo que exige muito conhecimento específico. Portanto, ter uma equipe comprometida e com experiência em gestão financeira é essencial.

No entanto, um time alinhado e comprometido pode ser caro. Ter certeza do perfil do colaborador, da qualificação profissional desejada e, por fim, realizar a contratação.

O custo para manter um colaborador também é considerável. Vale lembrar, que cada colaborador custa na realidade o salário mais 30% a mais para empresa.

Com a terceirização do processo financeiro, além de profissionais especialistas na área, a empresa contratante poderá reduzir custos com encargos trabalhistas. Além disso, temos algumas vantagens particulares com a terceirização :

  • O time contratado para prestar esse serviço é altamente capacitado e especializado, garantindo maior assertividade nas ações;
  • Será mantido um histórico da sua empresa, assim você pode ficar tranquilo em casos de desligamento. A inteligência da sua empresa fica na sua empresa.
  • Os processos ficam mais organizados, como por exemplo, de contas a pagar e receber. Isso porque a equipe terceirizada está habituada a um grande fluxo de atividades.
  • Relatórios com indicadores relevantes sobre o setor financeiro são fornecidos periodicamente, para que o responsável pelas estratégias e investimentos da empresa esteja a par de tudo o que acontece. Afinal, isso ajuda na tomada de decisão.

Se você ficou interessado pela contratação desse serviço, você pode entrar em contato com a CF Contabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *