fbpx

Siga nossas redes

Oportunidades e iniciativas: comportamento do empreendedor de sucesso

Conheça 3 casos que foram de grande valia e aprendizado sobre busca de oportunidades e novas iniciativas, para você, empreendedor, aprender e praticar!

O primeiro comportamento de um grande empreendedor, segundo o Empretec, tem a ver com deixar um legado. Para ser uma pessoa de sucesso, é necessário deixar uma marcar positiva nos lugares em que você passa, criando oportunidades e iniciativas.

Para deixar esse comportamento claro, preciso contar algumas histórias. Nelas, destaco 3 casos que, no meu ponto de vista, foram de grande aprendizado sobre busca de oportunidades e novas iniciativas.

Primeiro Caso

Em uma reunião com o time, sobre uma nova metodologia de trabalho para melhoramos a performance da empresa, mudamos toda a liderança. O time estava extremamente inseguro e cheio de medo de algum desligamento. O clima não estava bom, e foi uma reunião difícil, mas implementamos essa nova iniciativa buscando oxigenar e dar mais performance a equipe. Decisões como essa precisam de monitoramento e acompanhamento para analisar a evolução.

  • Aprendizado: Cuidado! Se não for bem comunicada, uma nova iniciativa pode desestabilizar o cenário atual e contribuir na piora do cenário. Entretanto, a vida do empreendedor de sucesso é feita de inconformismo, sempre busca por melhorias e mudanças.

Segundo Caso

Quando recebi a posse de Diretor Administrativo e Financeiro da ABF-RJ, para o biênio de 2021-2023, abriu-se uma nova oportunidade de contribuir para o Franchising, o que significou mais autoridade e negócios. Para crescer no mercado, você precisa vender mais, e para isso, é necessário ajudar pessoas e estabelecer relacionamentos.

  • Aprendizado: Uma nova oportunidade concreta pode demorar a acontecer, não se constrói rapidamente. Comecei minha jornada apoiando a ABF-R a 3 anos atrás, apoiando de forma consistente, me fazendo presente e disponível. A busca de novas oportunidades de relacionamento e negócios deve ser construída ao longo do tempo e de forma constante.

Terceiro Caso

O caso mais importante, na minha opnião, foi na ocasião da segunda reunião do Conselho de Franqueados, criado para dar voz aos nossos parceiros de negócio e fazer com que nos tragam melhorias para a rede. A ideia surgiu de uma iniciativa nossa, mas eles contribuem ao trazer oportunidades de melhoria e de evolução para aplicarmos em conjunto.

  • Aprendizado: As principais oportunidades e iniciativas que você encontrará na sua jornada empreendedora estão nos contatos próximos com seus clientes e parceiros de negócio. Eles vivem o dia a dia e sentem a dor e a necessidade do que precisa ser feito, muito mais do que qualquer alto executivo da empresa.

Gostaram do casos e das dicas de aprendizado? Agora, minha pergunta é, o que você tem feito para aproveitar novas oportunidades fora do comum para expandir seus negócios? Você tem feito coisas inovadoras ou só reagido às circunstâncias?

Se você pensou muito e não lembrou de nada, CUIDADO! Você pode estar perdendo a mão do seu negócio e indo para um caminho ruim, sem o comportamento empreendedor que seu negócio precisa. Portanto, comece a agir já!

O que você pode fazer para melhorar esse comportamento?

– Seja mais ativo em grupos de discussão ou associações que tenham relacionamento direto com seu negócio. Fique a disposição para ajudá-los, comparece em reuniões online, coloque seu ponto de vista e discuta mais de forma política;

– Fomente discussões de melhoria do seu negócio em almoços com seus parceiros e clientes, visite negócios como o seu e faça o famoso benchmark;

– Ouça mais seu time, crie reuniões para que eles possam falar sobre os problemas e pontuar soluções para que haja uma mudança.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudo na sua caminhada como empreendedor! Acesse o próximo post sobre comportamentos de um empreendedor de sucesso.

Saiba que você vai vivenciar seus próprios aprendizados durante a jornada, e a melhor forma de enxergar sua evolução é apurando o seu olhar! Com meu curso da Semana do Contador CF, vou te ajudar a fazer exatamente isso, aprender a evoluir!

Aproveite o nosso material 

Caso você tenha gostado desse artigo e gostaria de ir para a ação, vou disponibilizar uma planilha que usamos semestralmente na CF para checar as informações que mencionei. O material é um mini guia para sua pesquisa e pode te ajudar e dar direção. Essa pesquisa oferece muitos insights que nos ajudam a evoluir, melhorar e inovar.

Se você quer saber como eu faço isso na CF Contabilidade, clica aqui e leia esse e-book sobre Liderança e Desenvolvimento de Pessoas. Esse conteúdo vai te ajudar a criar os famosos brainstormings e ter as melhores ideias!

Gostou? Ainda tem mais! Baixe o nosso e-book e se aprofunde no assunto de planejamento e gestão. O conteúdo é curto e vai trazer visões para executar um bom plano de ações.

Se quiser me conhecer e se aprofundar nos comportamentos que um empreendedor deve ter, me chame para conversarmos. Meu e-mail: junior@cfcontabilidade.com e Instagram: @edilsoncfjunior

Conheça nosso modelo de Franquias!

Se você acha que precisa acelerar sua jornada na Contabilidade, seja melhorando seu negócio atual ou empreendendo do zero, conheça nosso modelo de Franquias.

Ele te ajudará a:

1 – Montar um escritório contábil digital do ZERO;
2 – Estruturar sua vendas e fazer seu negócio crescer;
3 – Suporte com TI, Sistemas e Legislações;
4 – Viver de forma real o dia a dia de uma empresa contábil (Escritório Modelo).

Nossa rede conta com mais de 140 unidades, e você pode fazer parte dela! Clique aqui e fale com uma de nossas atendentes.

SEJA UM FRANQUEADO CF!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *