fbpx

Siga nossas redes

Persuação e contatos: comportamentos do empreendedor de sucesso

Saiba como potencializar seu networking e consquitar uma alta persuasão sobre as pessoas, aumentando as chances de crescimento do seu negócio

“Um celular com alguns telefones pode valer mais do que 1 milhão de reais!” Você já ouviu a frase? Concorda com ela? É fácil dizer que não, pois 1 milhão é muito dinheiro, mas você pode estar equivocado. Tudo é persuasão e contatos! Contatos são fundamentais para qualquer negócio, afinal, pessoas gostam de estar com pessoas, principalmente quando há afinidade de assuntos.

Por isso, o conteúdo de hoje é explica como crescer a sua rede de contatos e ter uma alta persuasão entre as pessoas, o nono comportamento de um empreendedor de sucesso.

Seus amigos em comum são pessoas que gostam das mesmas coisas que você. O nome disso é regra do espelho, pois, quanto mais parecidos com alguém, mais gostamos dela. Imagine, por exemplo, que você precise de alguma ajuda ou tenha um produto para vender. A  pessoa que se parece e gosta de você, assim como você gosta dela, certamente te ajudará na venda de seu produto.

Por isso, ter mais contatos e relacionamentos significa ter mais pessoas para ajudar a resolver problemas e, até mesmo, comprar seu produto.

Mas, caso você seja uma pessoa isolada, que não vai à festas, não conhece pessoas novas e apenas fala o que lhe interessa, terá grandes dificuldades para ser um empreendedor de sucesso. Sendo assim, você perderá:

– Troca de informações com empresários do seu setor;
– Convites para festas e interação com pessoas que podem abrir novas portas;
– Contatos para ajudar seus parceiros a solucionar algum problema ou conectá-los com pessoas que eles precisam.

Acredito que isso é tudo o que você não quer, por isso, conhece algumas dicas para crescer sua rede de contatos e ter uma alta persuasão entre seus conhecidos e amigos:

 5 Dicas para aumentar sua rede de contatos e ser mais persuasivo 

Participar de grupos (Associações, Sindicatos e Autarquias)

A participação em grupos é importante, pois te fará conhecer pessoas que tenham dificuldades similares as suas, e que poderão trazer soluções para o seu negócio. Além disso, ao participar de um grupo e propor discussões, você começa a aparecer para aquele ecossistema, e novas oportunidades podem surgir.

Nesse tipo de grupo, é fácil fazer networking, pois todos têm discussões semelhantes e vão debater assuntos recorrentes, gerando o espelhamento mencionado acima. Um ponto importante é que as associações se convergem e conversam entre si. Com certeza você se relacionará com outras entidades que vão trazer ainda mais chances de rede e relacionamento.

Almoçar com um amigo uma vez por semana

Almoçar ou ligar para alguns amigos durante a semana faz toda diferença na geração de networking. Desta forma, você se coloca como um ouvinte, demonstra que gosta dele e que sempre estará por perto. Assim, quando precisar de algum apoio ou ajuda, como a indicação de uma pessoa, ele se lembrará de você.

Portanto, agende momentos de almoço com amigos e pessoas importantes e use esse tempo de forma a agregar mais ainda na sua jornada.

Eventos pequenos e com pessoas selecionadas

Promover eventos pequenos é algo extremamente impulsionador. Quando você cria um momento mais intimista e consegue conectar pessoas entre si, passa a gerar valor entre elas.

É um momento descontraído, seja churrasco, almoço ou até um happy hour, as pessoas podem ter uma conversa mais informal, se abrir, trocar experiências e agregar com todos os presentes no evento. Dessa forma, as pessoas entendem que é importante ter alhuém como você por perto, que proporciona momentos de conexão entre pessoas que podem agregar na jornada empresarial delas.

Comunique-se de forma simples

Nunca seja o “chato da conversa”. Se esforce para não ser a pessoa que usa termos rebuscados e siglas que ninguém conhece, pois essa atitude afasta as pessoas.

Por isso, use uma linguagem simples. Caso o grupo esteja falando gírias, utilize o mesmo tipo de diálog para que gostem mais de você. Tente sempre se adaptar as circunstâncias para ser aceito pelo grupo e ter mais chances de ser bem visto.

Ajude sem esperar algo em troca

Se coloque a disposição para ajudar as pessoas, sem esperar nada em troca. Com isso, você será visto como a pessoa que sempre quer ajudar, e dificilmente negarão algo a você.

Seja genuíno e estimule a troca de conhecimento. Se você tem uma informação que o outro precisa, não negue cedê-la. Dessa forma, você será relevante para as pessoas e e avaliado positivamente, melhorando seu relacionamento interpessoal.

Ao seguir essas dicas, sua rede de contatos crescerá e as oportunidades de parcerias também.

Gostou desse conteúdo? Acesse o último post sobre comportamentos de um empreendedor de sucesso!

Aproveite o nosso material 

Caso você tenha gostado desse artigo e gostaria de ir para a ação, vou disponibilizar uma planilha que usamos semestralmente na CF para checar as informações que mencionei. O material é um mini guia para sua pesquisa e pode te ajudar e dar direção. Essa pesquisa oferece muitos insights que nos ajudam a evoluir, melhorar e inovar.

Se você quer saber como eu faço isso na CF Contabilidade, clica aqui e leia esse e-book sobre Liderança e Desenvolvimento de Pessoas. Esse conteúdo vai te ajudar a criar os famosos brainstormings e ter as melhores ideias!

Se quiser me conhecer e se aprofundar nos comportamentos que um empreendedor deve ter, me chame para conversarmos. Meu e-mail: junior@cfcontabilidade.com e Instagram: @edilsoncfjunior

Conheça nosso modelo de Franquias!

Se você acha que precisa acelerar sua jornada na Contabilidade, seja melhorando seu negócio atual ou empreendendo do zero, conheça nosso modelo de Franquias.

Ele te ajudará a:

  1. Montar um escritório contábil digital do ZERO;
  2. Estruturar sua vendas e fazer seu negócio crescer;
  3. Suporte com TI, Sistemas e Legislações;
  4. Viver de forma real o dia a dia de uma empresa contábil (Escritório Modelo).

Nossa rede conta com mais de 140 unidades, e você pode fazer parte dela! Clique aqui e fale com uma de nossas atendentes.

SEJA UM FRANQUEADO CF!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *