fbpx

Siga nossas redes

Planejar e monitorar: comportamento do empreendedor de sucesso

Confira 9 dicas para planejar e monitorar as ações da sua empresa, otimizando seu tempo entre trabalho e vida pessoal

Você já ouviu a frase “se você precisa cortar uma árvore, use mais tempo para afiar seu machado do que para cortar a árvore“?

É comum não concordar com essa frase, afinal, a maior parte dos empreendedores são direcionados à executar e cumprir tarefas de forma intensa, ao doar grande parte do seu tempo. Muita vezes,  colocam o negócio à frente da saúde, lazer e família.

Não separar parte do seu tempo para os negócios, a família, o lazer e a saúde pode estar sendo o fator preponderante para o seu fracasso. É possível fazer isso, mas é preciso planejar. Por isso, o tema de hoje é sobre a importância do planejamento e monitoramento de ações, o quarto comportamento de um empreendedor de sucesso:

Case sobre a falta de planejamento

Contarei uma história para explicar o assunto. Na minha jornada na Empretec, pediram para organizarmos um grupo, pois logo entregariam uma tarefa. Fizemos conforme o orientado. Eles trouxeram dois potes de tamanhos diferentes, com miçangas vermelhas e brancas, fitas rosas e verdes e sete elásticos.

O objetivo era montar um kit com o pote pequeno e o grande conectados com elásticos em volta, usando 20 miçangas brancas no pote menor e 30 vermelhas no pote maior. A fita rosa precisava estar no pote com miçangas brancas, e a verde, no pote com miçangas vermelhas. O grupo que concluísse no menor tempo, ganhava. Dispuseram 15 minutos para planejarmos cada kit.

Todos planejaram bem, mas na hora da executar, nenhum grupo acertou os 7 kits. Mas, por que nenhum dos times concluiu o desafio sem erros?

Por dois motivos:

1 – Planejaram o processo, mas não treinaram antes da execução;
2 – No início da execução não foi criado um processo de revisão, ou uma pessoa para supervisionar a montagem. Tudo que foi feito não foi checado para realização de melhorias. O foco principal era acabar em um tempo mais rápido que os outros.

Isso acontece com você no seu dia a dia?

Os empreendedores estão acostumados a executar, e possuem certa capacidade para se planejar, treinar e avaliar a execução com o cuidado necessário. Eles também querem agir com rapidez, pois entenderam o termo “Time is money!“, mas não é exatamente assim que funciona. Para ganhar dinheiro, é necessário ter diversas outras coisas capacidades, além de ser o mais rápido.

Por isso, aprenda a fazer um planejamento e ver seus objetivos sendo conquistados com o passo passo abaixo:

Como começar a planejar

1 – Tenha certeza do seu objetivo em sua empresa e defina um tempo para atingi-lo;
2 – Detalhe todas as ações que você e seu time precisam para chegar ao objetivo. Não se preocupe com a ordem, apenas anote as ações necessárias. Um sugestão é promover um brainstorming com seu time;
3 – Organize as práticas em ordem e coloque as datas e os responsáveis por cada uma;
4 – Não realize nada sem um plano estratégico do início ao fim;
5 – Verifique a viabilidade financeira do seu projeto. Veja se ele atende financeiramente suas expectativas quanto ao investimento e seu retorno. Caso tenha dificuldade em projetar dados financeiros, procure um especialista, mas não deixe de cumpri essa etapa;
6 – Faça testes na execução do plano antes de entrar em ação. Treinar é fundamental;
7 – Entre com toda sua energia para começar a execução;
8 – Monitore as execuções para garantir que você as corrigirá durante a jornada. Um ótima dica é ter uma pessoa exclusiva para monitorar as ações;
9 – Meta batida, objetivo conquistado!

Desenvolva essas práticas e se torne um empreendedor bem sucedido e que controla o seu tempo.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o próximo post explicando mais um comportamento dos empreendedores de sucesso!

Aproveite nosso material

Ah, se você quer se aprofundar mais sobre planejamento e gestão, baixe meu e-book, que vai te ensinar algumas lições para executar um bom plano de ações. Clique aqui para baixar o e-book!

Se você tem se sentido perdido, sem ideia de como inovar, melhorar seu negócio, vender mais, e até mesmo curtir férias, a solução pode ser entrar para a nossa família! Nossa rede conta com mais de 140 unidades e você pode ser um case de sucesso nosso.

SEJA UM FRANQUEADO CF!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *