fbpx

Siga nossas redes

Salário mínimo e benefícios do INSS serão alterados em 2022

salariominimo2022-CF

O aumento de 4,3% do salário mínimo é abaixo do esperado, gerando perda no poder de compra dos brasileiros

Reajustes no orçamento público de 2022, como o salário mínimo, foram projetados através da aprovação do relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). 

O acréscimo será de 4,3%, fazendo o valor sair de R$ 1.100, salário mínimo atual, para R$ 1.147. 

Enquanto isso, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), está em 9,2% e permanece crescendo, mas deve ser ajustado em janeiro do ano que vem, quando o alteração for validada.

Com a mudança no piso salarial, outros benefícios sofrerão alterações, como os serviços do INSS, o valor do seguro-desemprego e o abono salarial do PIS/PASEP, pois toda vez que o piso é alterado, o Governo deve pagar mais despesas à União. 

Impacto no INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um órgão importante para os trabalhadores, pois oferece benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, entre outros. De acordo com o instituto, 65% dos beneficiários recebem o benefício no valor de um salário mínimo.

Por isso, o instituto terá que fazer mudanças, para não oferecer um valor inferior ao do novo salário.

De acordo com o Diesse, (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os brasileiros perderão o poder de compra no próximo ano, com o valor do novo ajuste e a alta na inflação. De acordo com seus dados, 50 milhões de pessoas vivem com um salário mínimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *