14/12/2021

A importância da gestão estratégica do tempo

Como manter o foco e atingir os melhores resultados na sua empresa com a gestão estratégica do tempo!!!

O nosso tempo é o que temos de mais precioso. Em uma rotina organizacional, gerenciar o tempo é muito mais do que importante, mas fundamental para atingir os melhores resultados no prazo.

Você sabe o grande vilão na hora de atingir os resultados no tempo certo? A falta de foco!!!

Ter dificuldade para manter o foco é um dos grandes problemas do ser humano! Somos naturalmente procrastinadores e distraídos. Para evitar isso, precisamos ter clareza do que deve ser feito e uma motivação forte e persistente. 

Porque perdemos o foco tão facilmente?

1) Não temos clareza do que fazer e até que horas temos que fazer;

2) Somos procrastinadores por natureza;

3) As interrupções do dia a dia nos fazem perder o foco (whatsapp, e-mails, instagram, entre outros).

A falta de foco da equipe pode causar muitos problemas internos que afetam diretamente a empresa, como resultados menores do que o esperado. 

Tudo começa com a maior causa de dispersão (e-mails, whatsapp, ligações e etc), que gera perda de concentração tempo, depois, perda de foco na atividade, que segue para a retomada de foco. 

Com isso, houve um excesso de tempo jogado no lixo, que significa perda de dinheiro, ou seja, menos prêmios e bônus para a equipe e poucos resultados para a empresa.

Para que a falta de foco não se torne um ciclo vicioso, é necessário solucionar esses problemas em sua raiz! É nessa hora que trazer uma motivação forte é importante, pois o ser humano precisa de uma grande motivação!!! 

O ser humano é por natureza guiado pelo desejo de obter prazer e de evitar uma dor. Isso significa que só entraremos em ação quando quisermos evitar uma dor ou receber o prazer de uma gratificação ou vitória. 

Por isso, lembrar as pessoas dos prejuízos que elas terão ao não cumprir uma tarefa fará com que elas ajam para que isso não aconteça!

Outra forma de vencer a falta de foco é criar estratégias práticas que a solucionem. Por isso, fazer perguntas que deixem nítido os prejuízos da falta de foco e ajudem a solucioná-la é uma ótima maneira de lidar com isso. 

Alguns exemplos de perguntas são:

Quais soluções poderiam minimizar esse problema na empresa?

Qual poderia adotar hoje?

Quais os principais prejuízos causados à empresa e ao time por falta de estratégias que solucionem esses problemas?

Dessa forma, fica mais fácil combater a falta de foco na organização e aplicar estratégias que solucionem esse problema. Apesar de simples, pequenos hábitos podem transformar toda a rotina da equipe e gerar os melhores resultados para a empresa.

No próximo post aprenderemos como ter mais clareza sobre nossas atividades para atingi-las no tempo e no prazo certo!