22/02/2022

Gestão financeira: saiba como cuidar das finanças do seu negócio

Realize uma consultoria financeira eficiente em 9 passos!

A gestão financeira é uma das áreas mais importantes de um negócio, sendo responsável pelo sucesso de vários setores, como o planejamento tributário. 

Como sei? É só observar empresas que não investem em uma boa gestão financeira e acabam lucrando pouco, ou até falindo. Elas apenas sobrevivem nessa realidade complexa que é empreender no Brasil.

Muitas vezes, empresários sabem muito sobre o seu negócio, mas pouco sobre gestão financeira e contábil, e acabam realizando um trabalho simples, básico e sem as informações estratégicas que farão o negócio ir para frente. 

Para quem é contador, as soluções que eles procuram são óbvias, mas os empresários não têm a expertise sobre os assuntos mais burocráticos, como  gestão financeira.

MAS, COMO TER UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE?

Existem alguns passos práticos que devem ser tomados por qualquer dono de negócio na hora de realizar a gestão financeira do seu negócio. Confira 4 dicas para fazer uma consultoria financeira eficiente e descomplicada!

  • Faça um bom diagnóstico

Realize o diagnóstico da gestão financeira do negócio, verificando se o negócio tem algum sistema de gestão financeira com dados importantes. Aqui na CF, utilizamos Analisei CF para ajudar a cumprir essa etapa.

  • Realize um plano de contas

Defina um bom plano de contas, que significa ter classificações nítidas para cada transação financeira que seu cliente realizar. Dessa forma, ele mesmo poderá realizar as classificações em sua ausência, e dar o tratamento necessário aos dados.

  • Faça a conciliação e categorização 

Verifique informações como origem e aplicação de cada recurso que sai e entra na empresa para categorizá-las e ter mais controle sobre as atividades. Analise tudo, desde despesas e gastos básicos.

  • Analisar o Fluxo de Caixa

Essa é a parte mais importante, pois trata da parte mais sensível de uma empresa: o caixa. Os negócios não podem ter falta de caixa, pois as operações e o funcionamento da organização dependem disso. Então, organize e verifique o fluxo de caixa para estar atento a essa realidade.

  • Fazer demonstrativos de resultados

Neste momento, ao realizar o demonstrativo de resultado, você saberá se o negócio está sofrendo prejuízo ou resultados positivos.

  • Faça comparativos

Com uma boa quantidade de dados, você poderá fazer comparativos entre os períodos e saber o que alterou o resultado de cada mês para fazer melhorias.

  • Realize estratégias e decisões 

A partir das análises dos comparativos, é possível traçar boas estratégias e decisões  para trazer melhorias na empresa, lembrando que é preciso ter clareza do comportamento econômico do segmento de mercado, estudando dados de associações, bancos ou entidades relacionadas.

  • Forecast

Fazer o forecast significa realizar projeções financeiras de suas estratégias em números. Isso significa trazer todas as suas decisões estratégicas em 3 cenários: péssimo, bom e ótimo, para que você saiba o investimento de tempo, capital e o retorno da ação.

  • Faça encontros para monitorar

Por último, é essencial realizar encontros com o cliente, se você for contador, para mostrar os dados coletados em cada uma dessas etapas, para que ele possa ver a evolução e o impacto do seu trabalho nas finanças do negócio.