19/04/2022

ISO 9001: como comunicar a política de qualidade na empresa

A importância de comunicar a política de qualidade do modelo de gestão ISO 9001, como missão, valores, propósito e pilares

Em uma organização, todas as áreas precisam funcionar em harmonia, e a comunicação interna é fundamental para isso, ainda mais quando uma empresa possui o modelo de gestão e qualidade ISO 9001.

Afinal, imagina uma empresa com tantos setores andar desconexa? É como se cada um falasse uma língua, e o crescimento do negócio não acontece.

Em empresas com as normas técnicas do ISO 9001, é importante que todos saibam as políticas de qualidade deste modelo de gestão, como a missão, valores, propósito e pilares da empresa.

Por isso, esta comunicação deve ser clara, transparente e expressa, e todos os colaboradores precisam entender as políticas de qualidade, o contexto interno, objetivos, ações de melhorias e etc. 

Missão, visão, propósito e pilares 

Estes quatro componentes devem fazer parte da essência da empresa e estar na mente de cada funcionário.

No caso da CF, esses quatro componentes são:

1) Missão: Ajudar os nossos parceiros a serem agentes de transformação de negócios;

2) Visão: Ser a maior franquia contábil no país onde cresceremos juntos com os nossos franqueados;

3) Propósito: Transformar a sociedade através da contabilidade; 

4) Pilares: Humanização, Tecnologia, Inovação e Qualidade.

Além disso, para estar em regularidade com a norma do ISO 9001, é necessário a realização de Auditorias de Processos, Análises Críticas, Objetivos e seus resultados, Planos de Treinamento e Principais PDCAs do mês.

Outros aspectos, como os treinamentos, são importantes para o processo de aprendizagem e evolução de um time. Portanto, uma cultura empresarial forte também é um dos fatores que ajuda nos processos e crescimento da empresa. 

Por isso, é fundamental uma política clara de auditoria e acompanhamento dos trabalhos, pois gera ao time gera uma retirada da zona de conforto do time e  traz feedbacks importantes de algum processo que possa estar sendo feito em desacordo com as normas da empresa.