23/11/2021

Cultura organizacional: aprenda a criar em 5 passos!

Aprenda em 5 passos como criar uma cultura organizacional no seu ambiente de trabalho para alcançar os seus objetivos!

Se você leu o último post sobre cultura organizacional, deve estar se perguntando como colocar esse método em prática agora mesmo! Por isso, fiz esse post pensando em você!

A cultura organizacional nos negócios é mais do que um recurso interessante, mas uma estratégia que vai influenciar diretamente na prática do planejamento estratégico da sua empresa. Por isso, aqui na CF levamos muito à sério a implantação de uma cultura.

No último post, expliquei a importância de uma cultura organizacional no ambiente de trabalho. Agora, o desafio é entender como colocar em prática toda essa teoria.

Existem alguns passos práticos que nós da CF aplicamos para estabelecer uma cultura organizacional. Confira!

1) Escolha pessoas com o perfil da sua organização

Uma forma eficiente de conhecer as características dos seus funcionários e saber se eles estão conectados ao perfil da empresa é através de testes comportamentais. 

  • Peça para que realizem o teste;
  • pergunte sobre quem ele é e como as pessoas de fora o enxergam;
  • Analise se o perfil dessa pessoa se alinha com o perfil da sua empresa e da vaga;
  • Escolha um membro da equipe para ambientar o novo funcionário e testificar que ele tem o perfil da empresa.

2) Faça um enquadramento

O enquadramento é uma forma eficiente de estabelecer e apresentar à equipe o que pode acontecer ao realizarem determinadas ações. 

Isso faz com que os funcionários entendam quando podem agir e como devem agir em determinada circunstância, tendo em vista os fatores aceitáveis e não aceitáveis dentro da organização. 

Por isso, na CF implementamos o modelo dos Negociáveis e não Negociáveis, para que o time entenda o que pode ser negociado e o que não pode.

3) Estabeleça comunicação

Um elemento importante para estabelecer a cultura organizacional é a comunicação

Portanto, é necessário ter noção dos cargos hierárquicos dentro da empresa, de como funcionam os processos, conhecer as lideranças e a responsabilidade de cada funcionário para que a comunicação entre todos seja direta e fluida. 

Dessa forma, os comportamento e atitudes que farão parte da cultura da instituição poderão ser facilmente comunicados.

4) Defina palco e bastidor

Sua empresa precisa transmitir credibilidade para o cliente, de modo que, para ele, tudo esteja perfeito. É necessário entender o que é palco e bastidor e se certificar de que apenas os colaboradores terão acesso ao bastidor, ou seja à parte em que nem tudo é belo.

No caso de uma oficina, não é interessante que o cliente veja um ambiente sujo, desorganizado, com peças sujas de óleo espalhadas por todo lugar. Por isso, essa é uma realidade que apenas os colaboradores podem ter acesso.

5) Pins e uniforme 

É importante que seus funcionários usem uniformes que os caracterizem como parte de uma organização. Isso traz identificação, visibilidade e credibilidade para a empresa, contribuindo para a cultura da organização.


Esses são alguns recursos que utilizamos aqui na CF para estabelecer uma cultura organizacional eficiente, com padrões e comportamentos bem estabelecidos e que ajudarão na implementação de nosso planejamento estratégico!

Seguindo esse passo a passo, sua empresa conseguirá estabelecer uma cultura forte, que motivará a equipe a atingir os objetivos e resultados desejados!