05/11/2021

Digitalização para negócios: o que é, vantagens e como começar!

Entenda a importância da digitalização para negócios e saiba como trazer sua empresa para o formato digital

A digitalização tem transformado a forma de empresários seguirem com seus negócios. Nessa área, quem não se atualiza se torna ultrapassado, pouco competitivo e menos atrativo para os clientes. 

Digitalizar um negócio significa aumentar o uso de tecnologia nos processos operacionais de uma empresa, trazendo otimização e praticidade. 

A pandemia mostrou a importância de as empresas estarem atentas ao mercado digital, tanto para fortalecer o relacionamento com o cliente, quanto para atrair novos.

Por isso, ficar de olho nas inovações tecnológicas é um fator fundamental para quem deseja o sucesso da sua marca!

O que pode ser digitalizado?

Adaptar os processos operacionais para o digital pode causar estranheza e dúvidas, mas, hoje em dia, é possível fazer isso em diversas funcionalidades. Algumas delas são emissão de nota fiscal, gestão de documentação, controle de vendas, atividades contábeis, entre outros. 

Como posso digitalizar minha empresa?

O empresário que entendeu a importância da digitalização nos processos da sua empresa precisa seguir alguns passos práticos, como:

1) Conhecer os processos 

Como são realizadas as tarefas e ações na sua empresa? É importante saber como tudo funciona e analisar cada operação que precisa ser otimizada. Por isso, ter esse conhecimento te ajudará a obter uma visão ampla sobre o estado atual da sua empresa.

2) Esteja atento aos clientes

É importante saber o que seus clientes querem, suas necessidades e insatisfações. Por isso, entender seus clientes te fará escolher os melhores recursos tecnológicos para atender  problemas específicos. 

3) Saiba o que os concorrentes estão fazendo

Seus concorrentes diretos estão com o mesmo foco que você. Por isso, conhecer suas estratégias e formas de digitalização de negócio poderá te inspirar a tomar boas decisões. 

Então, fique de olho nas inovações tecnológicas que as empresas concorrentes estão utilizando.

4) Faça seu próprio plano de ação

Essa é a hora de planejar! Por isso, você precisa relatar tudo o que foi observado e pensar em soluções de melhoria para cada item. 

Aqui, as ideias são pensadas e elaboradas, levando em consideração o diagnóstico feito anteriormente e a disponibilidade de orçamento da empresa.

5) Analise os resultados

Essa é a hora de observar tudo o que deu certo ou errado e ajustar, se necessário, as estratégias adotadas. 

Analise a situação da empresa antes e depois da aplicação do plano de ação para observar se houve melhorias, quais foram, a quantidade de resultados positivos e etc. Assim, você poderá identificar corretamente o que deve continuar sendo feito e o que precisa mudar.


Os benefícios da digitalização de negócios são muitos, e essa realidade impacta diretamente no sucesso e no crescimento do seu negócio. 

Por isso, é importante estar atento às novidades tecnologias e apresentar para os funcionários, colaboradores e sócios a importância disso, para que todos ajudem na aplicação desse processo.

Se você deseja digitalizar sua empresa, conte com a CF! Oferecemos uma contabilidade digital, moderna e inovadora. Por isso, não perca tempo! Conheça nossas soluções exclusivas para o seu negócio!