25/06/2021

Comprometimento: comportamento do empreendedor de sucesso

Aprenda a ser comprometido com seus objetivos através de 3 passos simples e se torne bem sucedido no seu negócio

Algumas pessoas acreditam que é possível ganhar dinheiro usando uma fórmula mágica e não comprometimento. Muitas vezes, colocam dinheiro em pirâmides financeiras, compram bilhetes premiados de loteria ou abrem negócios sem ter capital de giro.

Na maioria das vezes, dá errado. São expectativas excessivas criadas sobre coisas que tiveram pouco investimento da nossa parte. Trabalhar duro é um dos únicos sinônimos de sucesso efetivo e constante, em que o resultado e a prosperidade derivam de um compromisso genuíno para atingirmos os objetivos. Por isso, o post de hoje é sobre o oitavo comportamento de um empreendedor de sucesso, o comprometimento com o objetivo.

Entretanto, poucas pessoas se comprometem de fato e entendem a importância de entregar algo a mais quando for preciso. Poucos pagam o preço do sucesso, mas muitos querem usufruir dele.

Alguns exemplos simples de compromisso genuíno são:

– Acordar mais cedo para entregar um trabalho combinado com seu cliente, e não ligar para reagendar a reunião;
– Deixar de comprar algum produto que você deseja muito, para poupar e comprar sua primeira casa própria;
– Abrir mão de tomar aquela cerveja ou vinho em uma festa, para permanecer na sua dieta.

É difícil se comprometer profundamente. Qual foi a última vez que você se comprometeu de forma genuína, e isso te levou a um esforço extremo, mas que valeu a pena, pois você atingiu o objetivo? Ao procrastinar, nosso cérebro nos força a realizar o famoso “deixa para amanhã”. Deixamos para a última hora o que precisa ser feito, mas, por que isso acontece?

Somos condicionados a evitar o que causa dor. Nosso cérebro é preparado para nos proporcionar o que dá prazer, e, geralmente, a zona de conforto traz essa sensação. É ótimo sentir prazer o tempo inteiro, mas, para colher os pontos mais altos de satisfação, é preciso passar por momentos de desconforto.

Para concluir, imagine que você quer se tornar um campeão olímpico de corrida. É necessário acordar cedo todos os dias, preparar uma alimentação regulada, correr, fazer musculação, fisioterapia e outras atividades. É uma rotina desafiadora e que gera dor. São períodos de desconforto que seu cérebro te fará evitar a qualquer custo. Mas, quando ao conseguir um excelente resultado, alcançar sucesso e dinheiro, você viverá momentos únicos de prazer. Nossa jornada é um ciclo de dor e prazer constantes, em que a dor faz parte do processo para atingir o prazer.

Agora, conheça acompanhe algumas dicas que podem te ajudar a manter compromisso:

 Os 3 passos “mágicos” para ter comprometimento com os objetivos 

Foco

Quando você concentra sua energia em um ponto específico, essa concentração se torna mais forte do que se estivesse realizando de forma dividida. Por exemplo, suponha que você fará uma prova de matemática na próxima semana. Se você tiver apenas essa prova, certamente estudará somente matemática.

Agora, imagina se as provas fossem de matemática, física e química. Você passará uma semana estudando três matérias diferentes, o que levará a dividir esforços. Essa divisão pode trazer resultados não tão bons. As chances de sucesso ao focar apenas em uma atividade são maiores.

Isso funciona da mesma forma nos negócios. Portanto, ao consumir energia em várias ações, existe uma grande chance de não se sair bem em nenhuma. Ao focar em uma ação específica, a dinâmica funciona mais rápido e os resultados se tornam melhores.

Mude hábitos

A mudança de hábito é um detalhe fundamental. É preciso se organizar cada vez mais e passar a cumprir os prazos. Uma dica  organizar sua próxima semana na sexta, sábado ou domingo, antes dela começar. Ao planejá-la, detalhe os pontos importantes para você informações relevantes em mãos e as reuniões de trabalho sejam mais produtivas. Você pode, por exemplo, analisar um relatório de forma antecipada ou avaliar alguma informação crucial para um encontro com um cliente estratégico.

Outro ponto fundamental é o seu horário. Agende reuniões para horários mais tranquilos, em que sua mente está menos concentrada. Use o tempo em que seu nível de concentração está alto para realizar trabalhos mais intensos, que requeiram de você mais energia intelectual.

Metas de curto prazo

Tenha metas de curto prazo. Não adianta querer escrever um livro e colocar a data de lançamento para daqui à 10 meses. Você verá seu cérebro te influenciando a procrastinar por dois motivos: primeiro, para evitar a dor de ter que redigir o conteúdo, e segundo, pois não há clareza das micro ações a serem realizadas.

Para escrever um livro, você precisa de um tema, um título, a divisão por capítulos, uma editora, uma previsão de lançamento, um corretor de gramática e outros recursos. São várias micro etapas que precisam ser realizadas para chegar no livro finalizado.

Pense, por exemplo, em quantas vezes você teve que sair no meio de um churrasco para comprar algo que faltou. Agora, imagine quantas coisam ficam para trás em sua empresa por você não ter clareza do que precisa ser feito. As demandas não são realizadas, e você acaba perdendo uma meta.

Para mudar isso, é necessário exercitar essas 3 ações e dar o pontapé inicial! Gostou das dicas? Confira o próximo post sobre o comportamento de um empreendedor de sucesso!

Aproveite o nosso material 

Caso você tenha gostado desse artigo e gostaria de ir para a ação, vou disponibilizar uma planilha que usamos semestralmente na CF para checar as informações que mencionei. O material oferece muitos insights que nos ajudam a evoluir, melhorar e inovar. Clique aqui para receber a planilha!

Gostou? Ainda tem mais! Baixe o nosso e-book e se aprofunde no assunto de planejamento e gestão. O conteúdo  curto e vai trazer visões para executar um bom plano de ações. Clique aqui e baixe o e-book!

Se quiser me conhecer e se aprofundar nos comportamentos que um empreendedor deve ter, me chame para conversarmos. Meu e-mail: junior@cfcontabilidade.com e Instagram: @edilsoncfjunior

Conheça nosso modelo de Franquias!

Se você acha que precisa acelerar sua jornada na Contabilidade, seja melhorando seu negócio atual ou empreendendo do zero, conheça nosso modelo de Franquias.

Ele te ajudará a:

  1. Montar um escritório contábil digital do ZERO;
  2. Estruturar sua vendas e fazer seu negócio crescer;
  3. Suporte com TI, Sistemas e Legislações;
  4. Viver de forma real o dia a dia de uma empresa contábil (Escritório Modelo).

Nossa rede conta com mais de 140 unidades, e você pode fazer parte dela! Clique aqui e fale com uma de nossas atendentes.

SEJA UM FRANQUEADO CF!