25/06/2021

Independência e autoconfiança: seja um empreendedor de sucesso

Conheça 9 dicas para se tornar um empreendedor bem sucedido, mais confiante e seguro ao gerir seus projetos

Quantas ideias de negócio você já teve? Quantas formas de melhorar seu negócio você pensou, mas não executou? Tenho certeza que foram muitas, mas você pode ter sofrido auto sabotagem. Caso algumas dessas ideias tivessem sido realizadas anos atrás, como estaria seu negócio hoje? Por isso, o post de hoje vai solucionar esse problema. Entenda melhor sobre independência e autoconfiança, décimo comportamento de um empreendedor de sucesso.

Você pode estar pensando: “Ah, se minha mãe tivesse duas rodas, eu teria uma bicicleta!”. Concordo! O que ficou para trás, já foi, mas podemos aprender com isso e mudar. Ao empreender, você poderá trazer ideias que ninguém entenderá, e por isso, te chamarão de louco. Mas, geralmente, são essas pessoas que desfrutam de notoriedade, pois impactam positivamente a vida de outros.

O construção de uma ideia, muitas vezes, nasce de uma pessoa, ou pequeno grupo, que em primeiro momento pensou na solução de um problema real. Por isso, é através do processo de construção da imaginação que nasce uma grande ideia.

Mas, existe um problema! Muitas vezes, para essa ideia sair da cabeça e ir para o papel, o processo é demorado. Existe a dependência de novas formas de comunicação, como a escrita e a visual, para que você consiga convencer as pessoas de que seu projeto é bom, não pela forma que você está explica ao falar, mas pela estrutura de um bom texto e de imagens que apresentem o projeto.

Assim, ele será compreendido por outros participantes, que podem se tornar futuros colaboradores ou investidores.

Sem a comunicação escrita e visual, você não consegue transmitir sua ideia. As pessoas vão dizer que seu projeto não faz sentido e não vão te apoiar, gerando frustração e vontade de desistir. Esse é um dos exemplos que pode gerar falta de confiança, sentimento que você deve combater. Existem outros exemplos que podem causar isso, como uma tarefa difícil ou uma demanda extraordinária que você sente que não tem capacidade de entregar.

Em suma, para ter sucesso na jornada empreendedora, é necessário ser independente e autoconfiante. Se você se sentiu mal ao perceber que já desistiu de algo por causa da opnião de outros, confira algumas dicas para se tonar um empreendedor mais confiante:

 9 ações para ser mais independente e autoconfiante 

  • Faça coach

Você pode até estar rindo, mas o Coach mudou minha vida! Ele é um dos principais caminhos para o autoconhecimento. Com ele, aprendemos a lidar com ansiedade, e descobrimos quais são as nossas fraquezas e pontos fortes, a fim de trabalhar essas questões com inteligência e eficiência. Lidar com o emocional é fundamental para a autoconfiança e independência.

  • Não se cobre demais

Evite colocar muita pressão sobre si mesmo. Muitas vezes, nos cobramos de maneira exagerada, e isso faz com nossas expectativas sejam inatingíveis. Por isso, pegue mais leve. Conheça o seu valor e comemore, pouco a pouco, as conquistas diárias. Assim, você será muito mais confiante ao longo da sua jornada.

  • Acompanhe a própria evolução

Acompanhar a própria evolução também é fundamental. Você pode contribuir para isso, investindo, por exemplo, em cursos e em qualificações variadas para ampliar o seu conhecimento. Na Pitágoras, você terá uma série de opções de cursos para escolher e pode encontrar um que é a sua cara! Além disso, não deixe de procurar outras formas de investir em você e na sua evolução, como a participação em eventos profissionais.

  • Não se compare com outros

Essa é uma dica que não pode deixar de ser mencionada: evite comparações, pois é a partir dela que nasce boa parte das inseguranças que minam nossa confiança. Foque na sua própria vida e faça aquilo que for melhor para si. Cada pessoa tem seu próprio caminho para trilhar, e as conquistas alheias não diminuem as suas.

  • Saiba que errar é importante

Saiba valorizar os erros que ocorrerem ao longo do caminho. Você vai errar, isso é um fato. Mas os erros são essesnciais para que possamos aprender e identificar falhas e problemas que precisam ser resolvidos. Assim, caminharemos rumo ao crescimento, um degrau de cada vez.

  • Controle a ansiedade

A ansiedade é um grande problema e uma verdadeira inimiga do sucesso e da autoconfiança. Busque, além do coach, alternativas para ajudar você com essa questão. Atividades físicas e investimento em hobbies variados podem ser boas opções para relaxar. Teste o que é melhor para você!

  • Não busque aceitação de outras pessoas

Além da comparação, a busca pela aceitação é um problema muito recorrente, e que deve ser evitado. Ainda que desejamos ser admirados pelos outros, saiba que, primeiramente, é preciso estar orgulhoso de si. A opinião negativa de terceiros não é importante. Mantenha com você apenas quem te apoia e impulsiona.

  • Trace metas concisas

Estabelecer alguns objetivos, de curto, longo e médio prazo, é importante. Valorize as pequenas conquistas e saiba que elas levarão você ao seu objetivo final. A cada meta conquistada, você estará mais perto do que sempre sonhou, e se tornará, dia após dia, mais confiante.

  • Crie um grito de guerra matinal

Ao acordar, tome um banho e lembre-se de uma música que você goste bem animada, por exemplo. Além disso, pense como o dia vai ser bom e imagine você realizando todas as suas ações com excelência, obtendo os resultados que espera. Lembre-se, por exemplo, de um contrato que fechou de forma fantástica, de uma reunião bem conduzida ou de uma viagem em família. Crie um grito de guerra, se olhe todo dia no espelho e fale para si mesmo essa sua frase.

Pratique essas dicas e se torne cada vez mais confiante e independente!

Esses foi o último post sobre comportamentos de um empreendedor de sucesso. Espero que esses conteúdos tenham ajudado a desenvolver sua carreira empreendedora!

Aproveite o nosso material 

Se você quer saber como eu faço isso na CF Contabilidade, clica aqui e leia esse e-book sobre Liderança e Desenvolvimento de Pessoas. Esse conteúdo vai te ajudar a criar os famosos brainstormings e ter as melhores ideias!

Se quiser me conhecer e se aprofundar nos comportamentos que um empreendedor deve ter, me chame para conversarmos. Meu e-mail: junior@cfcontabilidade.com e Instagram: @edilsoncfjunior

Conheça nosso modelo de Franquias!

Se você acha que precisa acelerar sua jornada na Contabilidade, seja melhorando seu negócio atual ou empreendendo do zero, conheça nosso modelo de Franquias.

Ele te ajudará a:

  1. Montar um escritório contábil digital do ZERO;
  2. Estruturar sua vendas e fazer seu negócio crescer;
  3. Suporte com TI, Sistemas e Legislações;
  4. Viver de forma real o dia a dia de uma empresa contábil (Escritório Modelo).

Nossa rede conta com mais de 140 unidades, e você pode fazer parte dela! Clique aqui e fale com uma de nossas atendentes.

SEJA UM FRANQUEADO CF!