Quatro pessoas estão lado a lado em frente a um prédio. Da esquerda para a direita, temos uma mulher, um homem e duas mulheres. Todos estão usando terno, estão sorrindo e têm o punho levantado para o alto em sinal de vitória. A imagem ilustra o tema de como motivar sua equipe.
20/02/2019

Como motivar sua equipe

Quatro pessoas estão lado a lado em frente a um prédio. Da esquerda para a direita, temos uma mulher, um homem e duas mulheres. Todos estão usando terno, estão sorrindo e têm o punho levantado para o alto em sinal de vitória. A imagem ilustra o tema de como motivar sua equipe. 

Uma empresa de sucesso não se faz sozinha. Ela precisa de bons líderes, é claro. Clientes fiéis e comprometidos também são indispensáveis para sua consolidação no mercado. Porém, se os funcionários não estão engajados, seu negócio não vai a lugar nenhum. O segredo, então, é saber como motivar sua equipe.

Uma cultura empresarial forte é imprescindível. Se sentir energizado é muito importante, mas o colaborador também precisa entender que é valorizado e que tem chance de crescimento. Ele precisa comprar a ideia por trás do seu negócio, se sentir parte do processo e que é uma peça fundamental.

Para isso, ele precisa ser inspirado.

Se tem dúvidas sobre como motivar sua equipe, este artigo é para você. Continue a leitura e descubra os principais fatores que vão ajudar você a conseguir os melhores resultados dos seus colaboradores.

 

Como motivar sua equipe: 7 dicas que vão transformar sua empresa

 

1) Sonhe grande

O crescimento da empresa pode ser um dos principais incentivos da sua equipe. Lembre-se que seus colaboradores são uma parte fundamental para manter seu negócio funcionando e crescendo, por isso eles precisam entender que fazem parte de algo grande, transformador.

Eles precisam acreditar que trabalhar ao seu lado é bom.

Afinal, quem não gosta de ver que o lugar onde está empregado está crescendo? Quem não quer a chance de se desenvolver dentro da empresa e conquistar posições cada vez mais altas?

Mostre isso aos seus funcionários. Mostre que eles têm oportunidade de crescer também. Mostre que eles fazem parte desse sonho grande, desse sonho de levar a empresa cada vez mais longe, e que isso depende também do quanto eles estão dispostos a investir.

Se eles entenderem que fazem parte desse sonho, que podem crescer com o crescimento da empresa, vão se sentir muito mais motivados e darão o melhor de si.

Uma sugestão que dou é, assim que fechar sua projeção anual de crescimento estratégico, tente pensar em quais postos de trabalho serão criados no futuro. Por exemplo, se você quer dobrar o número de clientes, então precisará de uma equipe comercial maior.

Ao saber disso, o colaborador se empenhará para que esse plano gere resultados. Se ele deseja essa nova posição que será criada, se esforçará para conquistá-la. Com isso, a performance da sua equipe tende a melhorar.

Cinco pessoas estão reunidas em frente a um computador. Três pessoas estão em pé, sendo um homem e duas mulheres, e duas estão sentadas, sendo uma mulher e um homem. A mulher sentada mostra algo na tela do computador para o homem sentado, que parece ser o líder da equipe. Todos sorriem e usam terno. A imagem ilustra o tema de como motivar sua equipe.

2) Valorize a prata da casa

Crie uma projeção de crescimento clara para seus colaboradores.

Retomando o que falamos no primeiro tópico, é importante mostrar às pessoas que trabalham com você como elas podem se desenvolver dentro da sua empresa. Pense nos cargos que deseja criar e em que tipo de profissional você precisa para ocupar esses cargos.

O ideal é contratar alguém que ainda está aprendendo com bastante antecedência. Um trainee ou estagiário, por exemplo. Ele ainda não está prontos para assumir o desafio, mas estará quando você precisar criar essa nova posição.

Treine essa pessoa e cuide para que ela absorva a cultura e os valores da empresa. Ela vai entender que você está investindo em seu aprimoramento e se sentirá motivada. Mostre o caminho e para onde ela pode ir trabalhando ao seu lado.

Profissionais que recebem esse acompanhamento e incentivo normalmente são muito mais felizes e valorizam o lugar onde estão.

Homem em pé aplica treinamento de vendas ao lado de um quadro branco. Um casal assiste à apresentação.

3) Alinhando visão e estratégia

Você já pensou nos caminhos que precisa seguir para atingir seus objetivos? É muito importante alinhar visão e estratégia com seus funcionários a fim de entender se todos estão no mesmo patamar. Não basta saber para onde quer ir, se seu time não está com você.

Envolva seus colaboradores, deixe que eles o ajudem, faça-os se sentirem parte desse sonho grande. Quando alguém se sente integrado, ou se sente peça fundamental em um projeto, costuma ser muito mais produtivo.

Por quê?

Porque está motivado. Porque percebe que é valorizado por seu líder e sabe que suas ideias serão consideradas. O sonho grande não é só seu, mas de todos que trabalham com você.

Depois desse primeiro alinhamento, faça uma reavaliação de indicadores e metas todos os meses para entender se vocês continuam sincronizados e focados, e para conferir se o caminho pelo qual decidiram seguir está certo. Descubra se eles possuem alguma ideia inovadora ou que possa melhorar seus processos.

E se você sentir que seu time não está alinhado com os seus propósitos? Então é hora de começar de novo e descobrir como fazer com que seu time acredite em suas ideias.

Esteja sempre atento a como motivar sua equipe. Quando os funcionários não são incentivados, a taxa de satisfação cai, e uma equipe insatisfeita pode deixar seus clientes insatisfeitos também. E clientes insatisfeitos normalmente não indicam para outros clientes. É um ciclo, por isso é importante estar bem atento com o que acontece no seu entorno.

4) Segmente e treine seu time

Tenha sempre times que sejam especialistas em núcleos de negócios importantes. Determine o público-alvo com o qual deseja trabalhar, segmente seus times e depois treine cada um deles para lidar com os mercados em que seus clientes estão inseridos.

O ideal é que essas pessoas se tornem especialistas de fato e saibam informações detalhadas sobre esses assuntos para construir e manter relacionamentos consistentes com os clientes.

Graças ao treinamento que você providenciar, sua equipe se sentirá apta a responder dúvidas e entregar serviços com mais qualidade. O cliente se sentirá satisfeito e valorizado ao conversar com pessoas que conhecem seu mercado e se interessam por seus problemas.

O cliente passa a ser mais do que um cliente: vira amigo também. E existe alguém que confie em você mais do que um amigo?

pessoas segurando moedas como placas

5) Remunere de forma variável

Tente traçar uma estratégia para que a renda variável de seu colaborador seja cada vez maior de acordo com as entregas dele ao final de cada mês.

É importante criar um valor fixo mínimo e um valor variável bem elástico para que ele tenha noção do quanto ele está produzindo e se está batendo as metas estabelecidas ou não. Quanto maior for a entrega, maior será a recompensa financeira.

Homem de cabelos grisalhos aponta para tela enquanto ministra treinamento de vendas para uma equipe. A tela mostra alguns números.

6) Valorize seu time e reconheça os méritos de cada um

Celebrar conquistas é extremamente importante, então nunca perca a oportunidade de festejar vitórias, mesmo que sejam pequenas. Compartilhe os indicadores da empresa com a sua equipe e mostre o resultado do esforço de cada um.

Valorize e reconheça o trabalho de seus funcionários e mostre que você está ao lado dele, pronto para ajudá-lo crescer. Você pode até entregar um troféu ou distribuir algum tipo de prêmio se os resultados forem excepcionais. Isso os motivará a fazer cada vez melhor.

E se os indicadores não forem bons? Compartilhe a informação mesmo assim. Converse com eles e busque entender o que deu errado e o que fazer para que a situação não aconteça novamente. Um dos principais segredos de como motivar sua equipe é um relacionamento baseado em confiança.

 

7) Não estrague sua máquina

Você se lembra do item 4? Então fique sempre atento aos times que você criou e treinou. Verifique constantemente se eles estão fazendo suas entregas com qualidade e atendendo bem os clientes.

Cuidado ao aceitar novos segmentos em sua empresa, mesmo que seja um cliente promissor. Procure se preparar para lidar com esse novo mercado, treinando um novo time, pronto para construir um relacionamento forte baseado em conhecimentos concretos.

As mãos de cinco pessoas estão fechadas em punho e se encontram no centro da imagem, em sinal de união. A imagem ilustra o tema de como motivar sua equipe.

Uma equipe motivada é o pilar do seu negócio

A felicidade da sua equipe é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do seu empreendimento. Quando seis funcionários estão satisfeitos com o trabalho e se sentem valorizados, sabem que são capazes de fazer muito mais e de melhorar continuamente.

Se eles não se sentirem envolvidos, sua empresa pode acumular vários prejuízos ao longo do tempo e corre até mesmo o risco de ir à falência.

Compartilhe suas ambições e sonhos com quem está ao seu lado. Construam juntos a melhor empresa possível. O segredo de como motivar sua equipe está nas oportunidades que você oferece.

E se você ainda tiver alguma dúvida sobre os melhores treinamentos ou se precisar de apoio na hora de energizar seu time, entre em contato. Nosso sonho grande é ajudar sua empresa a crescer.