09/11/2021

Planejamento Estratégico: saiba o que é e como realizar na sua empresa!

Aprenda a importância de um planejamento estratégico para o seu negócio e saiba como fazê-lo em 7 passos práticos!

O planejamento estratégico é um recurso fundamental para o sucesso de um negócio. Mesmo em ambientes que não sejam corporativos, planejar é uma ação importante que afeta diretamente o resultado de uma atividade. Por isso, empresários devem estar atentos à esse tipo de planejamento.
Um exemplo simples acontece quando vamos fazer um ovo. De acordo com o objetivo de cada pessoa, a receita pode ser alterada e o ovo pode sair diferente. Alguns preferem ovos mexidos, outros, cozidos, e assim por diante. Logo, mesmo em atividades simples como essa, o planejamento estratégico é fundamental para alcançar o objetivo principal.
Um dos maiores benefícios do planejamento estratégico é a clareza dos objetivos a serem atingidos.  Assim, manter o foco nos objetivos primários e secundários e nos resultados que você deseja atingir é essencial para continuar motivado e com visão de crescimento para o negócio. Dessa forma, você sabe aonde está, como está indo e aonde deseja chegar!
Por isso, mesmo que exija um bom tempo e energia, criar um planejamento estratégico para o seu negócio é fundamental! Confira um passo a passo de como realizá-lo!

1) Defina os objetivos

É importante conhecer os objetivos primários e secundários que te levaram a começar o seu negócio. Muito além de só querer dinheiro, o que realmente te fez colocar sua ideia em prática? Pensar sobre o que você vende vai te ajudar a responder.
Por isso, pense também nos seus consumidores, o canal que deseja vender e como deseja que ele seja conhecido.

2) Define a identidade

A identidade é uma das mais importantes de todo planejamento estratégico, que consiste em definir a missão, visão, propósito, valores, pilares e política de qualidade do seu negócio.
Por isso, defina a razão da sua empresa existir, como ela deseja ser reconhecida no futuro, sua motivação, comportamento e regras de qualidade.

3) Faça análises externas e internas

Essa é a hora de analisar os fatores internos e externos para entender quem é a sua empresa e qual cenário ela se encontra.
Para isso, análise SWOT é ideal, pois mostra os pontos positivos (forças) e negativos (fraquezas) do seu projeto, além de revelar fatores externos, como as oportunidades e as ameaças que sua empresa pode enfrentar. 

4) Defina líderes e responsáveis

Apesar de não ser uma tarefa complexa, é necessário investir tempo definindo cargos e responsabilidades no seu negócio.
Realize um organograma com o nome e o cargo de cada funcionário na sua empresa, detalhando suas funções. Essa ação facilitará o trabalho do RH e trará visibilidade aos processos dentro da empresa.

5) Defina o orçamento para iniciar 

Nesse momento, é necessário conhecer os investimentos necessários para começar o seu negócio por alguns anos até que ele consiga se sustentar e gerar caixa. Analise tudo, desde o orçamento para infraestrutura, salários, aluguéis, materiais para produção, equipe de marketing e etc.
Essa parte precisa ser muito analisada e detalhada. Por isso, não faça sozinho, mas converse com sócios e envolvidos no projeto.

6) Comece a operacionalizar

Para ter ainda mais garantia do funcionamento da empresa, faça uma projeção das despesas e receitas dos próximos cinco anos. Não esqueça de levar em consideração a sazonalidade do seu setor, para saber o quanto precisará vender para atingir os resultados desejados e não ficar no prejuízo.

7) Crie um plano de ações

Uma das partes mais importantes é o plano de ações! Dessa forma, as atividades que precisam ser desenvolvidas estarão organizadas e detalhadas, de forma que você não as perca de vista.

No plano de ações, o início, o término e a forma de execução das tarefas estarão inscritos. Portanto, as atividades importantes não fique perdida do dia ou da semana não ficarão perdidas.


O planejamento estratégico é a chave para projetos bem sucedidos, que desejam chegar a lugares altos e atingir resultados e objetivos de sucesso.
Por isso, se você deseja um planejamento estratégico completo e eficiente, a CF Contabilidade pode te ajudar! 
Somos especialistas no assunto e realizamos todo o processo de planejamento para o seu negócio com você! Entre em contato e faça parte da família CF!