Gerente navegando no site eSocial para postos de combustíveis
17/04/2019

E-SOCIAL PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Hoje, vamos tratar de eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas),  que é o novo sistema por onde os empregadores passarão a se comunicar com o Governo.

É uma plataforma que unifica as informações sobre os trabalhadores, como por exemplo, contribuições previdenciárias, vínculos, folha de pagamento, comunicação de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS (Fundo do Garantia por Tempo de Serviço).

Essa nova ferramenta não exige nada de novo se tratando de documentações, então fique tranquilo. A maior mudança foi a forma como os documentos são enviados para o Governo. Observe, antes todos os documentos eram cobrados por diferentes órgãos, o que acarretava uma grande desorganização e falta de controle de riscos ambientais. Pensando nisso, surgiu a plataforma eSocial, assim todos os dados e informações importantes estão reunidas, fazendo com que o trabalho diário seja mais transparente em todos os setores.

frentista e documentos de eSocial para postos de combustíveisDevo me preocupar com documentos?

Não precisa se preocupe! Apenas preciso tirar a poeira dos documentos relativos à saúde e segurança,  veja se ainda há cabimento, reformule as ideias baseadas nas situações cotidianas para que você não tenha problemas com multas.

Vale lembrar que as multas são as vilãs da rentabilidade do seu posto, esse tema foi abordado anteriormente e, também, merece sua atenção. As multas aplicadas sobre documentação no eSocial iniciam em R$800,00 e podendo atingir ao valor de R$182.000,00.

Os documentos que você deveria rever para evitar surpresas indesejadas no futuro. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) esse é um documento extenso. Agora, é um dos focos principais do sistema. Análises psicossocial e ergonômica, por mais que sejam complexas, são importantes aliadas da sua gestão de sucesso.

O CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) precisa ter os prazos seguidos à risca de forma instantânea e online. O sistema não aceita atrasos.

O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) que deve ter o histórico laborial dos trabalhadores deve ser usado para alimentar o sistema. Não precisa mais se preocupar em repassar essa documentação para o INSS.

Por último, mas não menos importante está o LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) um dos documentos mais importantes área de gestão de postos de combustíveis. Nele, é tratado a análise de exposição à agentes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde do trabalhador. No eSocial, existem mais de 900 agentes cadastrados que devem ser informados com atenção pelos gestores. É bom lembrar que esse documento muda de posto para posto por conta das especificações físicas de cada ambiente.

É hora de arregaçar as mangas e GERENCIAR

Toda nova plataforma precisa de um período de adaptação  e o Governo deu um prazo razoável para essagerente e eSocial para postos de combustíveis mudança. Algumas novas adequações são subjetivas e precisam de vir acompanhadas de novos conceitos de gestão para melhorias de processos e ambientação na nova plataforma.

Aproveite esse momento de mudança e se planeje, foque em inovação e promova um mercado diferente. Valorize ainda mais o seu negócio valorizando a sua gestão e seus colaboradores.

Para fazer alcançar novos patamares, é necessário pensar em novas formas de abordagens para rentabilizar o seu negócio. A CF Contabilidade te ajuda nessa tarefa. Com um histórico positivo de trabalhos voltados em postos de combustíveis. O objetivo da CF Contabilidade é fazer com que o seu negócio gere mais valor. Isso inclui melhorar os níveis de controle para tomada de decisão, reduzir custo e muitas outras ações importantes que precisam de um olhar crítico perene.