25/06/2021

Estabelecer metas ousadas: comportamento do empreendedor de sucesso

Entenda a importância de pensar fora da caixa e se livre do problema da falta de ousadia ao gerir se empreendimento

Você já deve ter ouvido a frase: “Pensar grande e pensar pequeno, dá o mesmo trabalho!” Parece até clichê, mas essa frase tem uma razão. Na maioria das vezes, as pessoas têm medo de serem ousadas e se arriscarem, e, com isso, possuem dificuldade para mudar o rumo de suas vidas. Para ser bem sucedido, é preciso estabelecer metas ousadas, quinto ponto para ser um empreendedor de sucesso.

O que mais ouço na minha jornada como contador é: “Tá dificil! O Governo está me arrebentando!”, “Eu não aguento mais meus empregados, eles não fazem o que eu mando!”, ou “Os impostos estão muito altos, não sei como meu concorrente consegue pagar impostos e ainda vender mais barato que eu!”

E, ouvindo isso, reparo no quanto esses empreendedores, que poderiam estar crescendo, empregando mais pessoas e ganhando dinheiro, têm dificuldade de pensar fora da caixa. Geralmente, preferem colocar a culpa em alguém e não pensar em como podem evoluir seu negócio, criando novas estratégias, metas desafiadoras e lucrando mais.

Dessa forma, o negócio contábil dos empresários com esse perfil fica:

– Estagnado, não cresce e não atrai novos clientes;
– Deixa de ter empregados com visão inovadora, para propor processos e melhorar a eficiência do negócio;
– Ambiente ruim dentro da empresa, que leva a um mal atendimento ao cliente.

Você tem duas opções para seguir em frente e ser bem sucedido no seu negócio contábil:

1 – Escolhe reclamar do governo, do CRC, do seu concorrente e não ousa;
2 – Muda sua forma de pensar, começa a ousar e criar um novo negócio.

Você deve estar pensando “Ah, mas ele é grande, por isso é fácil falar!” Você até está certo. Hoje é fácil pensar assim, pois cresci profissionalmente e tenho uma vida confortável, mas nem sempre foi assim. Quando comecei a trabalhar com meu pai, em 2001, éramos três pessoas. A equipe era pequena, mas tínhamos o inconformismo de não aceitar tudo como está e de assumir a responsabilidade sobre os nossos resultados.

Dessa maneira, conseguimos trilhar, com muita dificuldade, nossa jornada que nos trouxe ao resultado que temos hoje, com mais de 140 unidades espalhadas pelo Brasil. Mas, isso aconteceu só comigo? Não! Conheço vários amigos contadores que estão colhendo excelentes frutos por terem sido ousados, ao invés de colocarem a culpa de seus problemas em terceiros.

COMO RESOLVER A FALTA DE OUSADIA?

Explicarei em alguns passos como resolver o problema da falta de ousadia, que pode contribuir fatalmente para a sua jornada empreendedora.

 1 – Conscientize-se 

É preciso se conscientizar e entender o que precisa mudar. Manter os mesmos comportamentos e ações não te levarão a resultados diferentes. Dessa forma, você se liberta e começa a entender a necessidade de mudança.

Uma dica que dou, para ganhar consciência, é fazer um Coach, que vai buscar extrair de você a consciência necessária para mudar e evoluir.

2 – Tenha clareza do que quer 

Após se conscientizar da mudança, busque entender o rumo que você quer dar  para a sua vida. Vejo pessoas perdidas, que não sabem onde querem estar, quantos clientes querem, ou como desejam viver daqui a 5, 10, 15 anos. Com isso, acabam perdendo o foco das ações que precisam tomar para chegar a sua prosperidade.

A partir do momento em que você entender o tipo de negócio contábil que deseja iniciar e quando quer alcançar esse resultado, poderá criar sua maneira de ousar. Você entenderá o precisa realizar, quais ações você deve tomar e quanto dinheiro precisa investir para progredir.

Nessa etapa, será necessário:

– Um novo sócio;
– Pegar um capital no banco;
– Mandar embora alguns clientes para segmentar/nichar.

 3 – Realize as ações necessárias para chegar ao seu lugar desejado 

Após se conscientizar e ter clareza do que deseja para o negócio, você precisará agir. Comece a realizar ações que te farão atingir seu objetivo.

Nessa caminhada, você poderá errar, mas, com o comportamento empreendedor da persistência, você conseguirá avançar, fazendo as melhorias necessárias para chegar “do outro lado do rio”.

ATALHOS PARA A PROSPERIDADE? 

Sim, sempre acreditei nisso. Se você conhece alguém que chegou onde você deseja, se unir a ele pode ser um atalho. Nesse momento, te indico procurar parceiros da sua região ou uma rede que possam te ajudar.

Na CF Contabilidade, temos um time focado em te ajudar a vencer no ramo do empreendedorismo contábil. Agimos sobre todos os problemas do escritório contábil e ajudamos empreendedores que nunca tiveram um negócio, que permanecem com uma renda limitada, trabalhando para terceiros.

 COMO PODEMOS TE AJUDAR? 

Caso você seja novo na área, nós te ajudamos:

– Auxiliando no passo a passo de como vender serviços contábeis;
– Ensinando a entregar operações;
– Entregamos todo o suporte em legislação, TI e software.

Dessa forma, você nasce com uma equipe gigante, e com baixo custo de operação. Caso já esteja empreendendo em um negócio contábil, nós te ajudamos com:

1 – Marketing estruturado, para vender mais;
2 – Processos mapeados, para não levar mais multas;
3 – Entregas quarteirizadas, para ter mais tempo de estar com seus clientes estratégicos.

Ser responsável pelo seu empreendimento, pensando grande e de maneira ousada, é o melhor caminho para ser um empreendedor de sucesso.

Espero que estejam gostando dos conteúdos. Acesse o próximo post sobre comportamentos de empreendedores de sucesso!

Aproveite o nosso material 

Caso você tenha gostado desse artigo e gostaria de ir para a ação, vou disponibilizar uma planilha que usamos semestralmente na CF para checar as informações que mencionei. O material oferece muitos insights que nos ajudam a evoluir, melhorar e inovar. Clique aqui para receber a planilha!

Gostou? Ainda tem mais! Baixe o nosso e-book e se aprofunde no assunto de planejamento e gestão. O conteúdo  curto e vai trazer visões para executar um bom plano de ações. Clique aqui e baixe o e-book!

Se quiser me conhecer e se aprofundar nos comportamentos que um empreendedor deve ter, me chame para conversarmos. Meu e-mail: junior@cfcontabilidade.com e Instagram: @edilsoncfjunior

Conheça nosso modelo de Franquias!

Se você acha que precisa acelerar sua jornada na Contabilidade, seja melhorando seu negócio atual ou empreendendo do zero, conheça nosso modelo de Franquias.

Ele te ajudará a:

1 – Montar um escritório contábil digital do ZERO;
2 – Estruturar sua vendas e fazer seu negócio crescer;
3 – Suporte com TI, Sistemas e Legislações;
4 – Viver de forma real o dia a dia de uma empresa contábil (Escritório Modelo).

Nossa rede conta com mais de 140 unidades, e você pode fazer parte dela! Clique aqui e fale com uma de nossas atendentes.

SEJA UM FRANQUEADO CF!