A contabilidade home office é, certamente, a forma mais barata e inteligente de iniciar no empreendedorismo contábil.
Com apenas um computador, uma impressora e um software em nuvem, você já consegue começar a prestação dos serviços e faturar com seus primeiros clientes.
Mas como fazer esse modelo enxuto dar certo, crescer e se tornar um escritório contábil bem-sucedido?
É isso que vamos mostrar agora, com base na nossa experiência de mais de 20 anos no mercado de contabilidade.
Por que é melhor começar a empreender com a contabilidade home office?
O que menos você quer quando inicia um negócio é ter um custo fixo alto.
E quando você vai para um escritório externo, é preciso muitas vezes investir em obras, móveis e em profissionais que não são estratégicos neste primeiro passo.
Assim, você se sente altamente pressionado para conquistar os seus primeiros clientes e pagar este custo mensal.
Com isso, são grandes as chances de demonstrar ansiedade e desespero para os seus prospectos, que vão perceber e perder a confiança em você.
Ou tão ruim quanto isso é você aceitar fechar contratos desvantajosos, simplesmente para não ter um prejuízo ainda maior ao fechar o mês no vermelho devido ao seu custo fixo.
Na contabilidade home office, por sua vez, você praticamente não tem custo para começar, o que lhe trará tranquilidade e confiança no contato com seus primeiros prospectos.
Mas e se o cliente quiser visitar meu escritório? O que eu falo?
Sim, essa é uma objeção clássica de quem tem receio de iniciar um escritório contábil home office.
Mas uma forma muito simples e barata de quebrar esse bloqueio é você contratar os serviços de um endereço virtual dentro de um coworking.
Assim, poderá apresentar um endereço profissional para o seu possível cliente. E caso ele deseje fazer uma reunião, basta você agendar um horário neste coworking.
Lá, o seu cliente será recebido por uma recepcionista, com serviço de café, ar condicionado, sala de estar e tudo aquilo que se espera de um bom escritório.
E o melhor: com você investindo absurdamente menos do que se tivesse que montar seu próprio escritório contábil.
As duas formas de prestar serviços contábeis home office
1) Totalmente online: neste caso, você faz todo o processo online, desde a prospecção do cliente, assinatura do contrato e entrega dos serviços, sem nenhuma interação física.
2) “Fígital”: é a união do físico com o digital, em que existe a interação humana na prospecção e no relacionamento, e a entrega dos serviços é digital.
5 passos para uma contabilidade home office de sucesso
1) Entenda seu principal diferencial como contador
Existem quatro problemas principais que o empresário tem e o contador pode ajudar a resolver:
– Tributos (Como pagar menos impostos e de forma segura)
– Finanças (Como otimizar custos e aumentar o resultado financeiro da empresa)
– Gestão de pessoas (Como gerir, liderar e dar direcionamento ao time interno)
– Vendas (Como fornecer informações estratégicas para o time comercial performar melhor)
Se você for bom em uma dessas áreas, já terá como trabalhar este principal diferencial no seu marketing, aumentando sua percepção de valor para o cliente.
Outra forma de se diferenciar é se especializar em algum nicho específico, como: contabilidade para dentistas, contabilidade para negócios digitais etc.
2) Invista no seu marketing
Com o posicionamento definido, é hora de criar sua marca pessoal e investir em ações simples de marketing, como Google Meu Negócio, redes sociais e cartões de visita, para começar a ser visto no mercado.
Assim que puder, contrate um social media para ajudar você a criar esses conteúdos que vão ajudar a atrair os clientes pelas redes sociais.
Dessa forma, você poderá focar em gerar relacionamento com os seus prospectos e clientes, aumentando o faturamento e a percepção de valor dos seus serviços.
Leia mais: Como conquistar clientes contábeis em 7 estratégias práticas e certeiras
3) Precifique os seus serviços
Crie um pacote de serviços de contabilidade atrativo para estes primeiros clientes, mostrando que você sabe o que eles precisam, pois isso vai gerar credibilidade.
Caso ele tenha alguma objeção, ofereça uma degustação dos serviços por um curto período de tempo, para que fique ainda mais claro como você pode ajudá-lo em seu negócio.
4) Contrate um software contábil
É fundamental você investir, desde o início, em softwares para automação dos processos operacionais.
Assim, ganha tempo de qualidade para se relacionar com o cliente, entender suas dores, propor novas soluções e, consequentemente, aumentar os seus honorários.
Lembre-se: sua operação precisa ser barata e fluida. Você não pode perder tempo com retrabalhos e atividades operacionais, para que possa ter uma atuação mais estratégica.
5) Reinvista no seu negócio
Conforme o seu faturamento for aumentando, não caia no erro de reverter esse dinheiro para a sua renda pessoal.
Saber reinvestir no próprio negócio é o que diferencia um contador que será para sempre escravo do operacional daquele que transformará esse início enxuto em uma grande operação contábil.
Se você elevar demais as suas despesas mensais, não terá fôlego para crescer e entrará em desespero quando, eventualmente, perder um cliente.
Portanto, invista no seu marketing, principalmente em estratégias digitais para a atração de novas empresas para os seus serviços.
E, em segundo lugar, contrate profissionais para ajudarem você no operacional. Quanto mais a operação crescer, mais estratégico você precisa se tornar.
Quando devo contratar um profissional para me ajudar no operacional?
O ideal é você contratar alguém quando tiver o dobro da margem de contribuição relativa ao custo desse profissional.
Hoje um assistente contábil, por exemplo, tem um salário mensal de cerca de R$ 2.500,00, contando os encargos.
Ou seja, só valerá a pena contratá-lo quando você tiver uma margem de R$ 5.000,00. Para isso, deverá estar faturando de R$ 7.000,00 a R$ 8.000,00, contando os impostos e a inadimplência.
Quando dar o passo a mais para um escritório contábil externo?
Normalmente, eu recomendo se estabelecer em um coworking, quando estiver com um faturamento de R$ 15 a R$ 20 mil por mês.
Se na sua cidade não tem esse tipo de serviço, você pode fazer uma parceria com alguma associação comercial local ou mesmo com algum cliente para montar uma sala sua dentro da empresa dele, podendo até fazer uma permuta em seu honorário contábil.
É o caso da empresária contábil e franqueada Danielle Trindade, da CF Rio de Janeiro Centro, que em menos de um ano já saiu do home office para um coworking e está contratando sua primeira assistente contábil.
“Eu só não cresci ainda mais, porque confesso que amo a execução e acabo dedicando mais tempo a isso. Mas só com os treinamentos que recebi, já valeu o preço da franquia, pois foram fundamentais para eu montar minha carteira de clientes”, diz ela.
O grande segredo para depois migrar para uma sala comercial maior, é a medida exata do quanto você pode investir no espaço físico sem abrir mão do seu investimento comercial e em pessoas.
Mantenha sempre a filosofia de reinvestir cerca de 10% em marketing e comercial, além de profissionais para cuidar da maior parte do trabalho operacional.
Vantagens da franquia contábil home office
A franquia de contabilidade home-office é uma forma ainda mais segura e inteligente de iniciar o seu negócio, pois já traz um modelo validado e com suporte da franqueadora em todas as etapas.
Veja algumas das principais vantagens:
– Baixo investimento para iniciar o seu próprio negócio
– Treinamentos práticos para atrair clientes e gerir o seu negócio
– Suporte da franqueadora nos serviços que você não têm confiança para prestar aos seus clientes
– Zero custo com software e equipe de TI, que é a cargo da franqueadora
– Maior percepção de valor da sua marca, com presença em todo o país
– Maior atuação estratégica e menos operacional
– Suporte de marketing digital para atração de clientes
Se fez sentido para você, contate o time de especialistas da CF Contabilidade e conheça mais sobre este modelo.
Uma resposta para “Contabilidade home office dá certo? Saiba como começar”
Preciso me inteirar mais a respeito dessas atividades em home. Tenho um grupo de pessoas e no momento vejo que estou incorrendo em desperdício salariais . Pessoas com o tempo ficou “obsoleto” em meu escritório. Exemplo: office Boy para entregar documentos físicos que não existe mais esse papel. Isso terei que indenizar e custa caro. Pois , tem 24 anos de serviços prestados.
Peço orientação o mais rápido possível e não tenho nenhuma experiência como iniciar. Tenho estrutura e materiais para trabalho, como computadores, impressoras, internet, telefones fixos e móveis.
Pode ajudar?