Seja qual for o momento de sua carreira na contabilidade, você já deve ter percebido o quão complexo é alcançar o sucesso em nossa área. São tantas as burocracias exigidas pelo governo que nos resta pouquíssimo tempo para fazer o que precisamos para tornar o nosso negócio rentável.
Para deixar o cenário ainda mais difícil, a popularização da internet e os avanços tecnológicos trouxeram um novo concorrente: as contabilidades online baratas. Com isso, as competições por preço, antes resumidas aos escritórios menores, se tornaram ainda mais acirradas.
Para se destacar nesse cenário altamente competitivo, é necessário fazer diferente. Entregar serviços de alta qualidade, trabalhando como um verdadeiro consultor de negócios ao lado de seus clientes, passou a se tornar algo ainda mais fundamental. Mas como atuar dessa maneira, enquanto se está tomado pelos processos do dia a dia, cuidando para que seu cliente não tenha problemas com o fisco?
Partindo desse princípio, o mercado de franquia contábil tem surgido como uma solução viável para atender à necessidade de conseguir mostrar valor ao cliente. Isso porque oferece recursos tecnológicos para facilitar o dia a dia, com estratégias já pré-determinadas para diferentes segmentos da economia. Além disso, reúne vários empresários contábeis sob um único guarda-chuva, o que fortalece a marca por todo o país.
Mas, claro, como todo modelo de negócio, a franquia contábil tem os seus prós e contras. Vamos conhecê-los um pouco melhor a seguir:
Vantagens
Marca consolidada no mercado
Uma das principais vantagens ao se aderir ao mercado de franquias é ter uma marca consolidada no mercado. Isso traz uma bagagem importante no momento de negociar com novos clientes e parceiros.
Além do mais, ao se aderir a uma franquia contábil, o empreendedor não precisa começar do zero em seu negócio. Custos de desenvolvimento de nome, logotipo, layout de escritório, site, padrão de atendimento, práticas contábeis de rotina, entre outros, já estão incluídos no “pacote” quando se assina um contrato como franqueado.
Experiência
Já pensou sair da faculdade, ou acabar de abrir seu escritório, e poder dizer que sua empresa tem mais de 10 anos de experiência no mercado, com grandes cases de sucesso e indicadores altos de satisfação?
É esse tipo de pano de fundo que uma franqueadora oferece, a partir do momento em que o empreendedor assina seu contrato como franqueado. E não é nenhuma mentira, afinal, a marca que você representa realmente tem todos esses diferenciais competitivos.
Aprendizado
Não podemos esquecer disso. Ao assinar o contrato com uma franquia contábil, o franqueado recebe todos os treinamentos necessários para tocar seu negócio – vendas, prospecção de clientes, empreendedorismo, etc. – e ainda conta com aconselhamento e suporte para gerir sua empresa.
Diferente do que acontece quando se abre um escritório próprio, um franqueado jamais estará sozinho, você fará parte de uma rede de negócios focada em ajuda-lo em sua missão diária.
Modelo de negócios
Em uma franquia você receberá todo o seu plano de negócios estruturado, diferentemente de quando inicia uma empresa por meio do modelo tradicional.
Mais do que isso, ainda há a garantia de poder contar com o apoio de profissionais experientes para fazer os ajustes – em geral mínimos – necessários para que o negócio se adapte a realidade de seus clientes.
Poder de negociação
Existem inúmeras linhas de crédito e modelos de financiamento próprios para aqueles que desejam abrir franquias, que contam com taxas e condições de pagamentos diferenciadas, por serem modelos de negócio com menor probabilidade de insucesso.
Mais do que isso, ao se negociar com fornecedores e clientes usando um nome de alto valor no mercado, seu poder de negociação também cresce, permitindo que consiga melhores condições para operar sua empresa no dia a dia.
Divulgação
Os custos de marketing e propaganda, na maioria dos casos, são rateados entre todos os franqueados da rede. Com isso, há uma redução significativa nos investimentos com publicidade, e ainda é possível aumentar a qualidade do material produzido, uma vez que o valor absoluto investido ainda é consideravelmente alto.
Sistema
Além de todos os itens já citados acima, dentro do “pacote” adquirido ao aderir a uma franquia contábil, você também terá acesso a todos os sistemas necessários para realizar seu trabalho do dia a dia, por exemplo: processamento de folha de pagamento, escrituração fiscal, apuração de impostos, geração de guias etc.
Em vez de ter que fazer um investimento considerável nesse tipo de sistema você já contará, em sua franquia de contabilidade, com todo esse sistema desenvolvido e pronto para operação.
Atualização constante
Principalmente no caso das franquias de contabilidade, em que novas legislações surgem a cada dia, é necessário que se tenha um sistema que seja constantemente atualizado com as leis vigentes no mercado.
Atendimento ao cliente
As franquias, normalmente, contam com padrões de atendimento ao cliente e sistemas para gerenciar esse relacionamento de forma moderna, mantendo seus padrões de qualidade.
Não há dúvidas, hoje em dia, de que a qualidade do atendimento faz toda a diferença na fidelização de um cliente. E saber quais as melhores práticas, já testadas e comprovadas, para manter seus clientes irá se provar mais uma vantagem competitiva considerável ao se optar por franquias.
Atuação em rede
Cada novo franqueado que entra na rede tem uma forma de enxergar o modelo de negócio da franquia. Assim, cada novo integrante obterá sucesso de maneiras diferentes, encontrando novas formas de fazer mais com menos.
Toda essa experiência pode e deve ser compartilhada para a franqueadora, para que ela aprimore seus processos constantemente, e passe para os demais franqueados essa experiência. Assim, todo o processo evolui, e todos os franqueados prosperam.
Fuga da competição por preços
Enquanto franqueado de uma empresa consolidada no mercado, você não se verá em uma disputa constante por preços – um dos principais fatores para a falência de escritórios de contabilidade.
Ao estar em uma franquia, todos os cases de sucesso, clientes já atendidos pela rede, sua confiabilidade e autoridade diante do mercado, além da qualidade do serviço entregue, permitirão que sua unidade se estabeleça no mercado com preços competitivos e lucrativos para o empreendedor.
Riscos menores
Conforme abordamos no começo desse artigo, uma série de fatores – entre eles as vantagens abordadas nesse tópico – faz com que o risco de empreender por meio de franquias chegue a ser até oito vezes menor do que se arriscar em um negócio que começa “do zero”.
Desvantagens
Menor flexibilidade
Embora seja o dono de seu negócio, um franqueado deve seguir certas diretrizes definidas na operação de seu negócio. Esse controle, feito pela franqueadora, em geral é contínuo e permanente.
O objetivo dessas diretrizes, e do controle delas, é manter um padrão de atendimento e qualidade de serviço que atenda aos padrões de qualidade da franqueadora, que é quem zela pelo prestigio e solidez da marca.
Limitação na escolha de fornecedores
Em alguns casos, o franqueado é obrigado a seguir uma determinada lista de fornecedores de materiais e insumos indicada pela franqueadora. Em geral, é possível trabalhar com outros parceiros, mas será necessário o aval da franqueadora para que isso seja feito.
Assim como nos processos de operação do negócio, essa limitação ocorre para que todos os serviços prestados aos franqueados atendam aos padrões implementados pela franqueadora.
Sucesso atrelado ao franqueador
Caso o franqueador seja um gestor organizado e visionário, existem grandes chances de seu negócio crescer cada vez mais. Mas o franqueado, muitas vezes, depende disso para que a sua unidade tenha sucesso.
É necessário ter confiança de que os recursos estão sendo aplicados de maneira correta em estratégias de marketing e melhorias de processos para que seu negócio cresça cada vez mais.
Taxa de franquia
Além dos custos para abrir o seu negócio, o franqueado precisará pagar uma taxa de franquia e, eventualmente, outros valores – como taxa de propaganda – periodicamente à franqueadora. Esses gastos são feitos para cobrir investimentos da franqueadora em publicidade, marketing, processos, além de fazerem parte de seu lucro.
Ao mesmo tempo em que se paga periodicamente esses custos, se elimina os altos custos para se começar um negócio do zero e fazer prospecção de clientes, uma vez que a franqueadora toma parte dessas frentes para o franqueado.
Franquia contábil é o modelo ideal para você?
Chegando ao final desse artigo podemos considerar que, sem dúvidas, existem diversos fatores que apontam para as franquias de contabilidade como a melhor alternativa para empreendedores desse segmento.
No entanto, sabemos que cabe a cada pessoa tem um perfil empreendedor, e que a sua escolha irá evidentemente de encontro com esse perfil. Deixamos então, em aberto, a reflexão a respeito do modelo de franquia de contabilidade, e como ele atenderia às suas necessidades enquanto empreendedor.
Seja qual for o momento de sua carreira, é importante conhecer profundamente essa opção, que é sem dúvidas uma alternativa para aqueles que estão dispostos a trabalhar duro para reduzir as chances de insucesso. Além de aumentar as suas chances de ganho no curto e médio prazo, uma vez que estarão investindo em negócios já consolidados e com histórico de sucesso.
E você, se interessou pelo modelo de franquia de contabilidade? Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite essa oportunidade e conheça melhor o modelo de negócio da CF Contabilidade.
Uma resposta para “Franquia contábil: vantagens e desvantagens”
Eu adoro ser bem