Um consultório aparentar funcionar muito bem. Mas é sempre necessário dar atenção às práticas de boa gestão no seu consultório médico. Assim, evitam-se muitos problemas!
Neste artigo, vamos conversar sobre os problemas mais comuns apresentados num consultório e as suas soluções, através de ferramentas que facilitem o trabalho. Confira!
O profissional responsável deve explorar todas as ferramentas que possam proporcionar a melhor experiência possível para quem será atendido. O mesmo pode ser aplicado aos colegas de trabalho.
Um dos motivos de ser tão importante atentar-se aos detalhes é o fato de que a rotina médica é exaustiva e constante. No meio de tantos processos a serem realizados, fica difícil prestar atenção em cada detalhe do atendimento e à forma de se comunicar com terceiros.
O uso da tecnologia permite mais organização e controle sobre todas as tarefas, solucionando a maior parte dos problemas relacionados a registro de dados, agenda, marcação de consultas e outros procedimentos essenciais para a boa gestão do consultório médico.
A boa gestão na agenda do seu consultório médico
Um dos principais problemas que interferem na boa gestão no seu consultório médico são os erros de agendamento.
Situações como falta de organização, ausência de pacientes e dificuldades em contato com clientes podem ser resolvidos com a utilização de uma agenda informatizada, que ofereça programação dos horários e maior facilidade no gerenciamento de quem precisa ser atendido.
Um sistema de agenda informatizada permite, ainda, confirmar as consultas através de mensagens por SMS e envio de lembretes por e-mail, possibilitando reduzir ausências e realizando processos de forma automatizada, não exigindo tanto controle manual por parte dos atendentes.
Outra forma de melhorar a gestão no seu consultório médico no agendamento é o uso de ferramentas online. Com isso, os dados serão enviados automaticamente.
Ao permitir que o paciente marque a sua própria consulta, este não terá de recorrer ao telefone ou se dirigir até o escritório. Assim, é possível administrar melhor o seu tempo.
A boa gestão no seu consultório médico no tempo de espera
Os atrasos no atendimento fazem com que os pacientes tenham maior tempo de espera. Esse atraso pode ser decorrente da falta de uma boa programação na agenda, mas também é possível que seja um reflexo de falhas no atendimento.
Embora seja uma situação de difícil controle, quando o tempo de espera ocorre em consequência de atrasos de pacientes, a agenda deve ser programada com maior flexibilidade. A ideia é permitir que haja mais tempo entre um atendimento e outro, otimizando o período de atendimento por paciente em algumas situações.
A boa gestão no seu consultório médico deve ser feita através de um sistema de gerenciamento de rotinas e atividades, a fim de garantir maior praticidade e agilidade em todos os processos do hospital ou clínica.
Uma boa gestão em seu consultório evita insatisfação!
A boa gestão no seu consultório médico exigirá atenção às opiniões dos pacientes, que apontarão falhas e irão indicar onde as coisas podem ser melhoradas. Normalmente, a insatisfação dos pacientes está diretamente ligada a problemas organizacionais, como falhas em processos, dificuldade em agendamentos e atendimento precário.
A informatização é um passo fundamental. Com isso, os processos serão otimizados e será possível dedicar mais atenção a quem realmente importa: o paciente.
A boa gestão no seu consultório médico com os registros de pacientes
O mais importante recurso de um hospital é o registro dos pacientes. Para evitar problemas e garantir praticidade, os prontuários devem ser mantidos de forma automática em softwares apropriados, garantindo maior organização e a segurança necessária para que os dados se mantenham confidenciais.
O prontuário eletrônico é um sistema fundamental para proporcionar uma boa gestão em seu consultório médico, eliminando a burocracia e permitindo acesso e a atualização das informações com praticidade e agilidade.
O software permite inclusão automática de informações, tornando o prontuário mais organizado e atualizado.
A boa gestão em seu consultório médico no acompanhamento dos pacientes
A boa gestão em seu consultório médico pode ser ainda melhor através do acompanhamento dos pacientes e da manutenção do bom relacionamento após as consultas.
A maneira mais prática de fidelizar um paciente é acompanhar o seu tratamento, mostrando a preocupação com seu estado de saúde. E parte desse processo pode ser realizada através de um sistema informatizado, enviando e-mails para saber sobre sua condição de saúde, mantendo contato através de um perfil nas redes sociais.
Além disso, a produção de conteúdos relevantes é sempre recomendada. Ao criar conteúdo de qualidade e demonstrar conhecimento no assunto, é gerada uma percepção de valor mais eficaz para os pacientes, que o irão procurá-lo para quaisquer eventualidades.
O gerenciamento de um consultório médico não é uma tarefa das mais simples. A boa gestão em seu consultório médico exige sua atenção como profissional de saúde, principalmente se você pretende ter os melhores resultados com seus pacientes.
Portanto, aplique as dicas que aprendeu aqui e veja os resultados acontecerem!
Aproveite e confira algumas dicas sobre Marketing Pessoal para médicos.