Aprenda a detectar seus diferenciais e vantagens competitivas através da busca de informações estratégicas!
“Nada se cria, tudo se copia!”. Essa frase é muito conhecida no meio publicitário e em vários segmentos empresariais. Nesse meio, significa dizer que as mensagens publicitárias devem ser sempre claras e objetivas. Como nunca mudam, é só seguir a receita.
Portanto, atividades empresariais podem seguir essa linha de raciocínio? Esse conceito funciona para a contabilidade? Você deve estar me achando um charlatão, pensando: “Esse cara deve copiar tudo dos outros!”. Eu concordo com a frase, mas não totalmente.
Acredito que negócios precisam de um diferencial para serem competitivos e gerarem desejo no público, contudo, como podem ter um diferencial, se não conhecem seu segmento?
Por isso, gostaria de explicar como desenvolver vantagens competitivas e ter diferenciais dentro do mercado, através da busca de informações estratégicas, sexto comportamento do empreendedor de sucesso.
Na maioria das empresas que visito, pergunto: “Qual seu diferencial hoje?”, “Quem são seus principais concorrentes” e “O que eles fazem que você não faz?”. Geralmente, há um longo silêncio, seguido por um: “Nossa, não sei!”. Se você também parou, pensou, e sentiu que não tem certeza, cuidado! Você pode estar com baixa vantagem competitiva, e isso pode afetar seus resultados futuros.
Se você não conhecer seus diferenciais e vantagens competitivas, poderá sofrer os seguintes problemas:
1 – Briga por preço com o mercado;
2 – Problemas para engajar seu time em uma direção, podendo perder talentos;
3 – Pouca indicação, pois o cliente não se encantará com seu negócio.
Agora, vamos entender como funciona a busca de informações estratégicas:
BUSCA DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS
É necessário ter informações claras sobre suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Além disso, você precisa conhecer seus fornecedores, potenciais clientes e concorrentes.
Por isso, vou indicar os caminhos que você deverá percorrer para entender o segmento que pretende atuar:
1 – Entenda o mercado em que está inserido
– Quantidade de estabelecimentos;
– Principais problemas do dia-a-dia;
– Principais players (concorrentes) da sua região;
– Estude as principais inovações da área.
2 – Estude os grandes números
– Faturamento;
– Custos e despesas;
– Investimentos;
– Ponto de equilíbrio;
– Seguros importantes.
3 – Como operar com eficiência
– Automações;
– Principais softwares usados;
– Análise de fluxo de informações e processos dos concorrentes.
4 – Marketing e Comercial
– Principais produtos oferecidos;
– Quais canais de vendas mais utilizados;
– Investimentos e estrutura da área de vendas.
Com todas essas respostas, ou parte delas, você terá uma grande chance de entender seu segmento e se diferenciar através de algo que ninguém entrega. Assim, seus clientes se sentiram únicos e encantados com o seu negócio, a ponto de gerarem inúmeras indicações.
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