Como-a-motivação-no-trabalho-afeta-o-lucro-da-sua-loja
05/06/2019

COMO A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO AFETA O LUCRO DA SUA LOJA

Todo empreendimento é formado por pessoas e impulsionado por dois motores principais: o lucro e a motivação no trabalho. O lucro gera recursos, oportunidades de reinvestimento e segurança financeira. Enquanto isso, a motivação no trabalho é algo mais difícil de se definir. Envolve satisfação, reconhecimento, visão e também retorno financeiro.

Muitos gestores colocam o lucro à frente, deixando de lado uma preocupação com colaboradores engajados. No entanto, a realidade mostra que, na verdade, os dois fatores estão interligados.

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Right Management apontou que equipes motivadas são 50% mais produtivas. Essa diferença de produtividade é de encher os olhos se pensarmos no quando isso pode significar para os rendimentos. E tudo por conta de um alto nível de motivação no trabalho. Mas de onde vem essa motivação?

Se você quer entender o diferencial que a motivação no trabalho pode trazer para os rendimentos do seu negócio, continue conosco neste artigo. Vamos apresentar as vantagens de trabalhar com funcionários engajados. E se você quer aprender estratégias de como motivar o seu pessoal, confira aqui algumas que separamos.

A ilustração mostra cinco bolas presas em correntes com smiles: quatro amarelas felizes e uma vermelha triste. As quatro amarelas estão paradas juntas, enquanto a vermelha se move sozinha, mostrando como a motivação no trabalho forma equipes unidas.

O real impacto da motivação no trabalho

Se antes os colaboradores eram encarados apenas como operários e como partes facilmente substituíveis de uma máquina, agora o fator humano passou a estar em foco. Isso porque são justamente as pessoas que trabalham para que os objetivos da organização sejam alcançados.

Quando o funcionário tem um bom nível de motivação no trabalho, tanto ele(a) quanto a empresa saem ganhando por diferentes motivos:

Aumento de produtividade

Quando encontra motivação no trabalho, o colaborador sente realização em cumprir suas atividades. Quanto mais comprometido ele está, a tendência é que sua produtividade aumente.

As consequências do aumento de produtividade gerado pela motivação no trabalho são muitas e positivas. Para o colaborador, o retorno vem na autossatisfação e no reconhecimento dentro da empresa. Algumas vezes até mesmo com bonificações, promoções, maior investimento em desenvolvimento pessoal, cursos, etc.

Já a empresa ganha no aumento de eficiência e rendimentos que uma equipe produtiva garante. Além disso, um time engajado estampa os valores de um negócio, abraçando seus valores e divulgando a marca.

Inovação

Qual a diferença entre uma equipe competente e uma de real destaque? A motivação.

O colaborador médio exerce sua função com até 100% do rendimento, cumprindo exatamente o que é esperado dele. Por outro lado, quando está motivado, ele tende a ir além, dedicando-se mais e apresentando resultados surpreendentes e inovadores.

Sem motivação no trabalho, o que move o funcionário pode ser sua remuneração ou somente o fim do horário de expediente. Se estiver totalmente engajado na função, ele encontra satisfação na atividade em si e nos resultados que ela gera.

O resultado está em uma injeção de criatividade que tem a capacidade de gerar novas ideias em processos e produtos.

Menor índice de turnover

O turnover é o cálculo que indica a rotatividade dos colaboradores em um negócio. Isto é, ele expressa quantos funcionários deixaram a empresa e precisam ser substituídos.

De maneira geral, é um fenômeno indesejado e que pode ter consequências diversas, incluindo o aumento de custos com processos de recrutamento, seleção, treinamentos, exames, etc.

Colaboradores engajados vestem a camisa do seu lugar de trabalho e, felizes, não tem grandes motivos para deixá-lo. Em outro nível, a motivação pode até mesmo diminuir o absenteísmo (que é quando um trabalhador falta por um motivo ou outro), diminuindo os gastos e prejuízos com as faltas.

Grupo de cinco homens e mulheres sorriem e juntam os punhos com polegar para cima, em sinal de positivo. O gesto é uma demonstração de motivação no trabalho e satisfação.

Motivação no trabalho: Combustível para um time de estrelas

Para atingir um bom nível de motivação no trabalho, os colaboradores precisam se sentir como parte integrante de um todo. Da mesma forma, precisam enxergar como seus esforços aproximam a organização das suas metas e ganhar reconhecimento por isso.

Contudo, é importante destacar que pessoas diferentes são motivadas por fatores diferentes. Seja por plano de carreira, retorno financeiro, treinamentos ou um ambiente saudável de trabalho, o gatilho é algo particular.

O gestor deve estar sempre atualizado com feedbacks do setor de RH de maneira a levar em consideração as melhores estratégias que evitarão que seu time fique para baixo.

A motivação no trabalho, portanto, pode ser aquele impulso que faltava para que o seu negócio decole de vez. Mesmo que seus números estejam indo bem e que seus colaboradores estejam correspondendo, tente injetar aquela dose de estímulo e criatividade. Os 100% serão apenas o começo!