Está em dúvida sobre como calcular honorários de contabilidade de uma forma justa e que seu cliente possa pagar?
Eu vou mostrar pra você como fazemos aqui na CF Contabilidade para calcular os valores dos nossos serviços.
Mais do que isso, vou apresentar algumas de nossas estratégias para mostrar diferenciais e fugir da briga por preços com os serviços baratos.
E, ao final do artigo, poderá baixar a planilha de precificação usada pelos nossos franqueados contábeis.
Mostre valor antes do preço
Antes de explicar como calcular os seus honorários contábeis e te oferecer um método claro para isso, é preciso entender que preço e valor são métricas diferentes.
Tudo começa por uma proposta de serviços contábeis que mostre valor para o seu possível cliente.
A maior parte das ofertas de escritórios de contabilidade no Brasil e no mundo estão meramente oferecendo preços.
O segredo antes de dizer o preço para o seu cliente é mostrar a ele o valor do seu trabalho – e como o ajudará na prática a reduzir custos, ter mais segurança e aumentar o seu faturamento.
Portanto, em vez de tentar oferecer preços menores, você deve buscar propor um serviço com o melhor custo-benefício e maior valor agregado para o seu cliente.
Não tente competir com as contabilidades 100% online de baixo custo
Por que os modelos de contabilidade 100% online, muitas vezes, conseguem cobrar honorários contábeis abaixo do que o normalmente estabelecido pelos escritórios tradicionais?
Porque elas, basicamente, obrigam o cliente a ele próprio executar o serviço.
Não à toa, nos Estados Unidos este serviço é conhecido como Do It Your Self, ou seja, Faça Você Mesmo.
E não há nenhum problema em relação a isso.
Para quem tem tempo de sobra e pouco dinheiro, pode ser o tipo de serviço ideal.
Mas a absoluta maioria das empresas, independentemente do porte, quer justamente o contrário.
Elas precisam de um serviço altamente especializado, que dê segurança e forneça informações estratégicas para tomadas de decisão.
O importante é conseguir, em sua proposta, mostrar isso ao cliente e se diferenciar em comparação com os serviços excessivamente baratos.
Assim, essas empresas deixam de se tornar suas concorrentes, pois você oferece um serviço muito mais personalizado para o seu cliente.
Esse é o primeiro ponto.
Agregando valor: como estabelecer seu diferencial e aumentar seus honorários contábeis
No entanto, como fazer para oferecer diferenciais que aumentem o valor percebido pelo seu cliente sem elevar os custos da sua empresa contábil?
Uma boa proposta de serviços começa com uma estratégia correta para a captação de clientes contábeis.
Em primeiro lugar, para saber como calcular honorários de contabilidade, é preciso conhecer a fundo o seu cliente.
Para isso, é importante ter escolhido um segmento de atuação que seja do seu domínio e para o qual você esteja preparado para atuar.
De pouco adianta tentar cobrir uma gama ampla de clientes sem se especializar na dor dos empresários desses setores específicos.
Pois assim você terá mais dificuldade em mostrar autoridade nestes segmentos.
Ao contratar uma agência de marketing, você iria preferir alguém especializado em contabilidade ou uma agência genérica que faz de tudo?
Pois é, da mesma forma, um profissional da saúde vai preferir uma contabilidade especializada na área da saúde – e assim por diante.
E ao segmentar seu público, você gera autoridade para sua empresa e otimiza tempo para estar sempre por dentro das necessidades de um único mercado.
Assim, não precisa se desdobrar em mil para atender empresas de perfis e necessidades diferentes.
Ainda não conseguiu segmentar seu público? Se diferencie pelo básico
Se você ainda não conseguiu identificar um público para segmentar os seus serviços, não se preocupe.
Acredite: a grande maioria das empresas está procurando uma contabilidade que faça o básico bem feito.
Ou seja, mostre que você vai enviar as guias nos prazos certos, calcular os impostos corretamente e estará sempre de prontidão para ajudar o seu cliente de forma simpática, elegante e resolutiva.
Pronto: você já estará à frente da maioria dos escritórios contábeis que seguem presos ao passado.
Como calcular os honorários contábeis de forma simples e rápida
1) Pesquise as dores do seu mercado de atuação
Pesquise os principais problemas do mercado em que você deseja atuar e como a contabilidade pode ajudar a resolvê-los.
Se possível, procure saber desses empresários o que eles gostariam de melhorar no atendimento da sua contabilidade.
Você pode fazer isso pesquisando na sua região, frequentando grupos de Facebook e fóruns desse setor ou até mesmo ligando para algumas empresas.
2) Pesquise as empresas contábeis da sua região
Sim, mesmo você buscando realizar uma proposta com valor agregado, não adianta fugir muito da realidade do que já é cobrado na sua região.
Portanto, faça uma pesquisa de mercado em sua cidade e entre as principais contabilidades focadas no segmento que você deseja atuar.
Ligue, peça orçamento e veja como elas apresentam os seus serviços.
Agora que você já conhece as dores do mercado que deseja atacar e sabe como as empresas contábeis se apresentam, é hora de identificar como você pode se diferenciar dessa concorrência.
Por exemplo: se você percebeu que no segmento de autopeças existe um grande problema de impostos pagos indevidamente, mostre isso na sua apresentação e como sua empresa ajuda a resolver esta situação.
3) Faça um diagnóstico do cliente antes de precificar
Essa empresa que você está prospectando é de qual regime tributário? Ela faz vendas para fora do Estado?
Você tem facilidade operacional para atender as necessidades dela? Vai precisar contratar funcionários e/ou equipamentos? A escrituração contábil é contínua ou uma vez por ano?
Estes e outros aspectos devem ser analisados, pois tudo isso impacta no tempo e nos custos necessários para atender este cliente.
4) Coloque uma margem de lucro que vale a pena
Não caia no erro de achatar demais o seu lucro para atender um cliente, pois isso vai impactar no crescimento do seu negócio.
Imagine que você logo vai precisar contratar funcionários, comprar equipamentos e aumentar os seus custos para poder crescer.
Por isso, procure trabalhar com uma margem de pelo menos 100% de lucro, para que você possa escalar o seu negócio contábil de forma saudável.
Os nossos franqueados da CF Contabilidade têm um sistema próprio que faz essa projeção e já coloca a margem de lucro para o cálculo dos honorários contábeis.
Veja como funciona:
Baixe gratuitamente a planilha de honorários contábeis da CF
E, finalmente, pra te ajudar a como calcular os honorários de contabilidade, você pode baixar aqui o modelo de planilha de honorários contábeis que utilizamos na CF Contabilidade.
Adapte-a ao seu negócio e busque aprimorar cada vez mais os seus serviços para que realmente gerem um impacto de valor no cliente.
Como agregar valor ao seu cliente com a franquia contábil
Ao empreender com a franquia de contabilidade, você já tem diferenciais a mais para oferecer aos seus clientes.
Afinal, você passa a fazer parte de uma rede com mais de 250 unidades espalhadas pelo Brasil e com estratégias específicas para diversos mercados.
Além disso, você não irá caminhar sozinho e poderá contar com a expertise da franqueadora para ajudar na prestação dos serviços.
Na CF Franchising, temos diversos cases de sucesso de contadores que deixaram a CLT ou converteram o seu escritório contábil em franquia e hoje conseguem ter um crescimento seguro e escalável do seu negócio.
Se você quiser saber mais sobre este modelo de negócio, é só preencher o formulário abaixo e aguardar o contato do nosso time de especialistas: