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Composição de Custos e Precificação de Serviços Contábeis [baixar modelo]

Como você faz a precificação dos serviços contábeis hoje?

Define o valor baseado no que seus concorrentes estão cobrando?

Ou ainda cobra com referência no salário mínimo, como se fazia antigamente?

Saiba que não existe certo e errado quando o assunto é a precificação dos serviços contábeis.

Mas é verdade também que existem formas melhores e mais eficientes de encontrar o preço ideal, que permita seu escritório crescer de forma saudável.

Quer entender os três tipos de formação de preços e ainda poder baixar uma planilha para solucionar os seus problemas quanto a isso?

Então vamos lá!

1) Precificação de serviços contábeis pela média de mercado

Essa forma de precificação de serviços contábeis é a mais comum, principalmente para quem está iniciando.

Ou seja, você simplesmente analisa quanto os seus concorrentes estão cobrando e ajusta seu preço a essa média.

O problema é que, se o seu concorrente está cobrando um preço que o fará quebrar ou estagnar em pouco tempo, o mesmo acontecerá com você.

Outra questão é que esse tipo de abordagem não leva em consideração os custos fixos e o tempo exigido para o cumprimento de cada tarefa.

Assim, é muito comum encontrar casos em que o contador está pagando para trabalhar em alguns clientes que demandam muito tempo, por um baixo honorário contábil.

Ou então casos em que o contador não consegue crescer, pois seus valores estão tão baixos, que ele é incapaz de contratar profissionais para auxiliá-lo a atender mais clientes.

Leia também: Como elaborar uma proposta de serviços contábeis [Baixar Modelo]

2) Precificação por resultado

Essa é uma modalidade mais inteligente, que vem sendo muito utilizada pelas empresas que atuam com recuperação de créditos tributários.

Ou seja, o escritório contábil ganha sob o percentual do resultado gerado no seu cliente.

Mas será que é possível precificar os serviços contábeis em geral utilizando essa metodologia?

Sim, e aqui na CF Contabilidade já tivemos alguns cases de sucesso em que nos comprometemos a gerar resultado para o cliente.

Imagine, por exemplo, que você esteja diante de uma empresa com sérios problemas de fluxo de caixa, precificação e outros que impactam diretamente na lucratividade.

Você se compromete com o cliente que vai ajudá-lo a aumentar o seu faturamento num determinado período e que receberá uma porcentagem sobre o lucro gerado.

O mesmo vale para a contenção de despesas fixas e outras ações que auxiliem a oxigenar o fluxo de caixa do negócio.

A única questão é que esse é um honorário temporário, pois o cliente tende a estagnar em um determinado resultado, sem que você possa interferir nisso.

Mas neste período acordado em contrato, é possível ganhar muito mais do que se cobrasse apenas um honorário fixo.

Leia também: Como cobrar honorários contábeis em atraso e reduzir a inadimplência

3 – Markup por hora-homem

Essa, sem dúvida, é a modalidade mais inteligente de precificação de serviços contábeis — e que utilizamos aqui na CF Contabilidade.

Nessa metodologia, consideramos todos os custos fixos e variáveis que envolvem a operação, bem como os valores relacionados ao pro-labore do sócio e salários dos funcionários.

A princípio pode parecer algo complexo, mas vou compartilhar no final do artigo uma planilha e uma aula exclusiva que vão clarear ainda mais esse processo.

Mesmo que você esteja iniciando e ainda não tenha funcionários, indico que use esse método para que possa crescer de forma saudável, sem esmagar o seu lucro quando precisar contratar funcionários.

Tudo isso envolve 7 passos:

Passo 1: Definição dos tipos de serviços que serão oferecidos

Em primeiro lugar, você deve definir quais tipos de serviços deseja prestar. Por exemplo: fiscal, contábil e departamento pessoal.

Passo 2: Projete o tempo que levará em cada serviço

Defina o tempo estimado que cada serviço levará para ser realizado por cliente no mês.

Por exemplo: DP 15 minutos, fiscal 15 minutos e contábil 1h.

Passo 3: Definição do consumo direto de custos fixos e variáveis de cada serviço

Em seguida, é preciso definir quanto cada um desses serviços vai consumir de despesas, considerando equipamentos, softwares contábeis, aluguel e contas de energia elétrica (se houver) e demais custos envolvidos para a operação. 

Aqui você deve também determinar quanto deseja retirar de pro-labore e/ou pagar de salário para o funcionário desempenhar essa função.

Passo 4: Determinar o volume de venda esperado de cada item de serviço

É importante você considerar também qual o volume de vendas desses serviços contábeis.

Para isso, é possível se basear nas métricas dos últimos três meses ou numa projeção tendo em vista investimentos em marketing que serão realizados posteriormente.

Passo 5: Desenvolver o cálculo apropriando os custos e as despesas de forma proporcional

Digamos que você está iniciando agora e deseja retirar R$ 5.000,00 de pro-labore. 

Sabemos que um profissional consegue produzir uma média de 180h por mês.Ou seja, dividindo 5.000 por 180, chega-se ao custo da sua hora que é de R$ 27,78.

Se você leva 1h30 por mês para operacionalizar um MEI, por exemplo, significa  que a entrega desse serviço custará R$ 41,67 (27,78 + 13,89 relativo a meia hora). 

Considerando que consegue se dedicar 180h no mês, quer dizer então que é capaz de entregar 120 MEI’s por mês (180h dividido por 1h30).

Agora, suponhamos que você tenha um custo fixo de R$ 1.000,00 relacionado a softwares contábeis. Divida por 120h que é sua capacidade de entrega e chegamos a um valor de R$ 8,33 por hora.

Consideremos suas despesas totais de R$ 500 de energia elétrica. Dividindo novamente por 120, chegamos a R$ 4,17 por hora. 

Dessa forma: 41,67 + 8,33 + 4,17 = R$ 54,17. Esse é o valor para entregar um MEI, considerando o pro-labore mais os custos fixos e despesas totais.

Passo 6: Definir o percentual de lucratividade que deseja aplicar

Agora que você já sabe que cada MEi lhe custa R$ 54,17, basta aplicar o markup que deseja para entregar esse serviço.

Com uma margem de 100% de lucro, seu preço de venda será de R$ 108,33, ou R$ 110 se quiser arredondar.

Passo 7: Avaliar perda por hora ociosa

No primeiro momento consideramos a capacidade máxima de 120 entregas/mês,  mas é preciso entender que haverá também a hora ociosa. 

Por isso, no início o mais indicado é o contador se desdobrar entre todas as atividades, para ter o mínimo possível de custos fixos.

Leia também: Como criar diferenciais competitivos no seu escritório de contabilidade

Para ajudar você a entender melhor esse processo de precificação de serviços contábeis, estou deixando aqui uma planilha e uma aula exclusiva realizada para os nossos franqueados, dentro dos treinamentos da Academia de Negócios.

Assista a Aula de Precificação e Baixe a Planilha

Vantagens de se tornar um franqueado da CF Contabilidade

Além de treinamentos como esse relacionado à precificação de serviços contábeis, os contadores que aderem à franquia de contabilidade da CF contam com uma série de benefícios, como:

  • Baixo investimento para iniciar o seu próprio negócio
  • Zero custo com software e equipe de TI, que é a cargo da franqueadora
  • Treinamentos práticos para atrair clientes e gerir o seu negócio
  • Suporte da franqueadora nos serviços que você não têm confiança para prestar aos seus clientes
  • Maior percepção de valor da sua marca, com presença em todo o país
  • Maior atuação estratégica e menos operacional
  • Suporte de marketing digital para atração de clientes
  • Subsídio ou gratuidade nos principais eventos contábeis do país
  • Metodologia própria para aumento da rentabilidade do escritório, por meio de serviços complementares à contabilidade

Se fez sentido para você, contate o time de especialistas da CF Contabilidade por meio do formulário abaixo:

Edilson Junior

Edilson Junior

Edilson Junior (108831/O-1 CRC-RJ) é CEO da CF Contabilidade e atua há mais de 15 anos como contador, empresário contábil e líder setorial da Contabilidade e do Franchising, em entidades como CRC-RJ, ABF-RJ e Sescon-RJ
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