Para saber se o empreendedorismo contábil funciona para você, é preciso entender o seu perfil comportamental.
Afinal, você vai precisar desenvolver habilidades para captar clientes contábeis, se relacionar com as pessoas, mostrar o valor do seu trabalho e gerir a sua equipe.
Em muitos momentos, será preciso também ter inteligência emocional ao lidar com profissionais de diferentes perfis, além dos desafios comuns ao empreendedorismo.
A seguir, você vai conhecer as principais características para empreender com sucesso na contabilidade.
Por que o empreendedorismo contábil é o melhor negócio do mundo?
Mas antes de entrarmos neste assunto mais comportamental, é importante você entender por que a contabilidade é o melhor negócio do mundo.
Assim, você terá a real dimensão do valor do seu trabalho e verá como vale a pena se esforçar para desenvolver novas habilidades neste processo.
Fazendo uma análise mais profunda, o empreendedorismo contábil é uma das poucas atividades capazes de oferecer o que os empresários mais buscam no mundo todo: previsibilidade e escalabilidade de faturamento.
1) Renda previsível todos os meses
Quando seu negócio contábil ganha tração, ele oferece o poder fabuloso da receita recorrente.
Imagine que você num mês está faturando R$ 3.000,00 e no outro mês você tem a garantia da manutenção desse valor.
Já parou pra pensar que isso não acontece na maioria dos outros negócios, como comércios, salões de beleza, restaurantes e outros?
Essa receita previsível é fundamental para lhe dar tranquilidade e abrir espaço para estruturar um negócio contábil escalável, ou seja, que possa crescer com velocidade sem depender da sua força operacional.
2) Escalabilidade de crescimento com estrutura enxuta
O negócio contábil também é extremamente escalável, com uma estrutura mínima.
Hoje, com o avanço da tecnologia, você pode ter uma empresa gigante dentro de uma sala de 20 ou 30 metros quadrados.
Praticamente todas as suas rotinas podem ser realizadas por softwares contábeis na nuvem, tornando a sua atividade muito mais consultiva e estratégica para o cliente.
Características comportamentais do empreendedor contábil
Agora que você já está vendo a contabilidade com um novo olhar, é importante buscar o autoconhecimento para entender se o empreendedorismo contábil funciona para você, sob o aspecto comportamental.
Esses, na minha visão de quem empreende há mais de 15 anos na contabilidade, são os principais pontos que você precisa analisar e desenvolver para ter sucesso:
Gostar de negócios
Você gosta de ler revistas de negócios? Está sempre por dentro das últimas novidades do mundo empresarial? Gosta de conversar e entender mais sobre os bastidores das empresas?
Esse é um componente importante, pois a empresa de contabilidade tem a missão de cuidar de outras empresas.
E quanto mais você se interessa por todos os detalhes por trás desses negócios, maiores serão as chances de se aprofundar e se envolver de forma assertiva nos seus clientes.
Gostar de problemas
Um empresário contábil de sucesso é, principalmente, um resolvedor de problemas.
Você precisa gostar de conversar, ouvir as pessoas, entender os seus desafios e buscar formas de resolvê-los.
Quanto mais você é capaz de trazer novas soluções para problemas antigos, maiores serão as suas chances de ser visto como um empresário de valor pelos seus clientes.
Então, se você não gosta de sentar na mesa para bater um papo com as pessoas e ouvi-las com atenção, o empreendedorismo contábil não vai funcionar para o seu perfil.
Ser persistente
O negócio contábil, como qualquer outro, demora a gerar um resultado financeiro significativo.
E, muitas das vezes, a nossa ansiedade acaba assassinando a persistência.
Se você troca de objetivos o tempo inteiro, é indeciso e não tem consistência, dificilmente vai dar certo em qualquer atividade empreendedora.
Você ouvirá muitos NÃO’s até conquistar os primeiros SIM’s dos seus clientes.
Terá noites mal dormidas pensando no que pode estar fazendo de errado em determinadas situações.
Precisará aprender novas habilidades técnicas e comportamentais. E, sem persistência, será impossível enfrentar os desafios que, certamente, vão surgir no seu caminho.
Gostar de conhecer novas pessoas
É fundamental você ter uma boa rede de contatos para empreender na contabilidade. Isso vai potencializar sua geração de oportunidades de novos negócios.
Se você gosta de viver sozinho e não ter contato com outras pessoas, o empreendedorismo contábil, infelizmente, não vai funcionar para o seu perfil.
Ser persuasivo
Em todas as etapas do empreendedorismo contábil, você vai precisar persuadir as pessoas em relação ao seu projeto, a começar pelo seu cônjuge muitas vezes.
Afinal, será necessário, principalmente no início, ter longas jornadas de trabalho – e que nem sempre vão se traduzir em resultados imediatos.
Em diversas situações, terá de convencer o seu cliente que uma determinada ação surtirá o resultado desejado.
E quando sua empresa crescer, será obrigatório exercitar muito mais essa habilidade para persuadir os seus colaboradores a se dedicar com paixão pelo seu negócio.
Não estou dizendo que você precisa se tornar um Mastercoach da contabilidade, mas essa é uma habilidade fundamental que deve ser aprendida ao longo da sua jornada.
Ser consultivo
E a maior de todas as habilidades para se dar bem nessa nova contabilidade cada vez mais tecnológica, é ser um profissional consultivo.
Em outras palavras, você precisa ser um bom analista dos números e estudioso de soluções.
Quando você é consultivo, gera mais valor para seus clientes. E fazendo isso, essas pessoas vão passar a confiar mais em você.
Então, se você tem essa característica, mesmo que ainda não detenha o conhecimento, vai lutar para buscar aquilo de forma incessante para ajudar o seu cliente a ganhar mais dinheiro.
E aí, ficou mais claro se o empreendedorismo contábil funciona pra você?
A decisão de como empreender na contabilidade pode ser mais complexa do que se imagina no primeiro momento.
Agora que você já conhece as principais características do empreendedor contábil de sucesso, espero que ajude a clarear a sua mente para esse importante passo na sua jornada.
Estude sobre a franquia para escritório de contabilidade
E, claro, se você está disposto a iniciar sua vida empreendedora, eu não poderia deixar de recomendar o modelo de franquia para escritório de contabilidade.
Começar com um modelo de negócio validado reduz significativamente as chances de insucesso, além de não passar sozinho por essa desafiadora jornada.
Na CF Contabilidade, já contamos com mais de 250 unidades espalhadas pelo Brasil e temos criado um ambiente produtivo para esses contadores empreenderem com segurança, paixão e muito sucesso.