A importância de comunicar a política de qualidade do modelo de gestão ISO 9001, como missão, valores, propósito e pilares
Em uma organização, todas as áreas precisam funcionar em harmonia, e a comunicação interna é fundamental para isso, ainda mais quando uma empresa possui o modelo de gestão e qualidade ISO 9001.
Afinal, imagina uma empresa com tantos setores andar desconexa? É como se cada um falasse uma língua, e o crescimento do negócio não acontece.
Em empresas com as normas técnicas do ISO 9001, é importante que todos saibam as políticas de qualidade deste modelo de gestão, como a missão, valores, propósito e pilares da empresa.
Por isso, esta comunicação deve ser clara, transparente e expressa, e todos os colaboradores precisam entender as políticas de qualidade, o contexto interno, objetivos, ações de melhorias e etc.
Missão, visão, propósito e pilares
Estes quatro componentes devem fazer parte da essência da empresa e estar na mente de cada funcionário.
No caso da CF, esses quatro componentes são:
1) Missão: Ajudar os nossos parceiros a serem agentes de transformação de negócios;
2) Visão: Ser a maior franquia contábil no país onde cresceremos juntos com os nossos franqueados;
3) Propósito: Transformar a sociedade através da contabilidade;
4) Pilares: Humanização, Tecnologia, Inovação e Qualidade.
Além disso, para estar em regularidade com a norma do ISO 9001, é necessário a realização de Auditorias de Processos, Análises Críticas, Objetivos e seus resultados, Planos de Treinamento e Principais PDCAs do mês.
Outros aspectos, como os treinamentos, são importantes para o processo de aprendizagem e evolução de um time. Portanto, uma cultura empresarial forte também é um dos fatores que ajuda nos processos e crescimento da empresa.
Por isso, é fundamental uma política clara de auditoria e acompanhamento dos trabalhos, pois gera ao time gera uma retirada da zona de conforto do time e traz feedbacks importantes de algum processo que possa estar sendo feito em desacordo com as normas da empresa.