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Marketing Pessoal para Médicos

O marketing pessoal para médicos pode ser a chave para o sucesso dos profissionais da saúde!

Marketing pessoal, para muitas pessoas, significa passar para o mercado corporativo – principalmente seu mercado de atuação – uma imagem de conveniência, de acordo com regras e normas estabelecidas pelos mais diversos segmentos profissionais, familiares e religiosos, isto é, pelo meio em que essas pessoas sobrevivem. Contudo, quando falamos em marketing pessoal para médicos, os profissionais de saúde devem manter cuidados específicos para cuidarem da própria imagem.

Profissionais de saúde, que são comprometidos com seus clientes, devem adotar técnicas de marketing pessoal para melhorar desde o atendimento até a marca de sua clínica ou consultório, mostrando veracidade em tudo o que faz.

Criar estratégias de marketing pessoal para médicos exige trabalhar com diferenciais, permitindo que o clientes (pacientes) possam identificar a qualidade e o conhecimento que eles, como profissionais da saúde, possuem e, mesmo que tenha que passar por um tratamento difícil, reconhecerem que aquele foi o melhor profissional com quem se tratou.

Os pilares do marketing pessoal para médicos

O marketing pessoal para médicos deve ser estruturado através de quatro pilares: postura profissional, ética, imagem profissional e pró-atividade.

Postura profissional

A postura profissional exige que o profissional de saúde tenha prudência em suas ações, oferecendo reais condições de atendimento, sem escolher o paciente que deve ou não atender. Todo e qualquer paciente deve merecer sua atenção, independente de cor, raça ou credo, mesmo que não tenha um comportamento ilibado perante a sociedade.

Ética

O ponto principal a ser considerado na ética para o médico é o respeito com o paciente. O profissional deve manter uma postura ética no desempenho de suas funções, fazendo sempre o melhor possível para que seu paciente tenha todas as condições de recuperação. Um profissional de saúde deve prestar o mesmo atendimento tanto a um paciente particular quanto do serviço médico público.

Imagem profissional

Ao se pensar em uma estratégia de marketing pessoal para médicos, deve-se projetar para estes profissionais da saúde uma  imagem profissional íntegra, assim como um caráter ilibado. A construção de uma imagem profissional está diretamente ligada à forma como o profissional de saúde age em todos os momentos de sua vida profissional e pessoal. As atitudes e decisões tomadas devem ser coerentes com o propósito de cuidar dos clientes da melhor maneira possível.

Pró-atividade

A pró-atividade é a forma como o médico empreendedor dá atenção aos seus pacientes. Existem profissionais que evitam atender pacientes mais problemáticos e essa situação mostra que não estão exatamente preocupados em cuidar das pessoas e sim escolher aqueles que quer atender. Um profissional de saúde deve ser proativo em todos os momentos, oferecendo-se para cuidar de todos os que o procuram e buscando oferecer seus serviços sempre que se mostrar necessário.

Marketing pessoal: o profissional de saúde e os outros

Como podemos perceber, o marketing pessoal para médicos não é feito com as estratégias costumeiras de promoção. Evidentemente, um profissional ligado à saúde pode estabelecer meios de se comunicar mais com seu público, seja através da internet, seja através de contatos pessoais, mas o mais importante ainda é a forma como ele presta seus serviços.

Para se criar excelentes estratégias de marketing pessoal para um médico, este profissional de saúde deve conhecer e acompanhar seus pacientes, ouvindo-os com atenção, mantendo um cadastro de todos eles e sabendo o que cada um está esperando e precisando.

Da mesma forma que um advogado, o profissional de saúde deve estar sempre pronto, permitindo-se a liberdade de ser encontrado pelos seus clientes sempre que houver necessidade.

Em vez de considerar que, ao ser procurado fora do horário de atendimento, está perdendo seu direito à privacidade, o profissional de saúde estará gerando confiança nos seus clientes, deixando-os mais seguros, sabendo que podem contar com alguém que ama a profissão e que se disponibiliza para aplicar seus conhecimentos.

Para um profissional de saúde é simples atender nos horários marcados, avaliar os pacientes em cada consulta e considerar que mantém sua imagem e seu marketing pessoal, mas ele deve pensar como está sendo visto, como está sendo analisado pelos seus potenciais e atuais pacientes.

Nem sempre sua disponibilidade está sendo aceita como ele considera. Portanto, existem algumas atitudes que ele, como profissional de saúde, deve tomar para que seu marketing pessoal seja feito de maneira espontânea, como, por exemplo, manter a pontualidade, dispensar a atenção necessária mantendo tempo disponível em sua agenda, não se sobrecarregar para poder atender emergências e, principalmente, saber ouvir o que o paciente tem a dizer.

Sendo dono de uma clínica ou consultório, o médico empreendedor deve se dedicar com exclusividade às suas atividades, terceirizando todas as outras que não façam parte de sua missão. Sendo assim, além da preocupação com a criação de uma boa estratégia de marketing pessoal para médicos para atrair mais pacientes para a sua clínica, o mesmo deve se preocupar com a gestão administrativa e financeira de sua clínica, bem como, contar com o apoio de uma boa assessoria contábil especializada em contabilidade para médicos. Isso irá permitir que ele possa fazer o seu marketing pessoal através daquilo que mais sabe fazer: atender e resolver os problemas de seus pacientes.

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Até breve!

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