fbpx

Siga nossas redes

Atenção ao Investir em uma Franquia

O sonho de muitos brasileiros é ter o próprio negócio, ser dono do seu horário e do seu próprio sucesso. A vontade de empreender é cada vez mais latente na nova geração, que tem a gana de ser seu próprio chefe. Muito por essa nova cara dos negócios, as franquias estão cada vez mais em expansão, já que o risco de se investir em uma franquia é muito menor do que ao começar uma empresa própria do zero.

Para investir no tipo certo de negócio é preciso avaliar cada detalhe e entender realmente qual a melhor opção, fazer pesquisas de mercado, entender o consumidor e o cliente, fazer as contas de maneira certa para não entrar em uma furada. O modelo de franquia já é bem formatado e possui um bom suporte de gestão, esse segmento oferece muita segurança aos investidores, porém ao empreender em uma franquia é preciso se atentar a alguns pontos fundamentais.

Primeiramente é preciso entender como funciona a comunicação com o franqueador, quais são as regras e o que fica de responsabilidade para ambas as partes, com esses pontos alinhados fica mais difícil haver qualquer mal-entendido no futuro. Além da comunicação, é preciso saber quais são os processos estabelecidos, assim como os treinamentos exigidos para que o franqueado consiga realizar o trabalho de forma correta.

Toda pessoa que tiver a ideia de abrir uma franquia precisa analisar bem o que quer e pesquisar muito. Abrir uma franquia não é mágica, não é porque você tem uma empresa de nome conhecido que ela vai dar certo sem que você tenha que colocar muito esforço no trabalho do dia a dia. Alguns pontos de atenção que se deve ter antes de fechar o negócio são:

Análise da franqueadora: depois de escolher um segmento é preciso pesquisar a origem da franqueadora, por trás de algumas fachadas lindas de lojas existem empresas sem nenhuma experiência, por isso pesquisar o histórico das marcas é muito importante.

Faça uma autoanálise: se imagine operando a empresa, você se identifica com ela? Isso é muito importante, a empresa precisa ter a sua cara e você precisa se sentir confortável para ser o dono dela.

Avalie e reavalie o negócio sempre: uma empresa é um negócio vivo, e por isso é preciso sempre avaliar e reavaliar as decisões que são tomadas no meio do percurso. Isso faz com que você aprenda com os possíveis erros e continue focando no que está dando certo.

Preste atenção na Circular de Oferta de Franquia: a COF é um documento onde constam todas as obrigações e deveres sobre a franquia. Qualquer informação jurídica, cadastral e contábil está presente neste documento. Ninguém melhor do que você para analisar esse documento do começo ao fim, afinal você é o mais interessado no processo.

A CF Contabilidade possui a receita do bolo necessária ao desenvolvimento de escritórios contábeis, se você tem interesse em abrir uma franquia neste segmento, entre em contato conosco que vamos estar disponíveis para te ajudar no que for preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *