Economia

Novas regras do IR: permitida atualização do valor de imóveis



Projeto está se vincula ao pagamento antecipado de um imposto de ganho de capital de 4%

Aprovado nesta quinta-feira (2) pela Câmara dos Deputados, o projeto que altera regras do Imposto de Renda (PL 2337/21) permite a atualização do valor dos imóveis comprados pelas pessoas físicas até 31 de dezembro de 2020 e declarados anualmente.

De acordo com as regras atuais,  os imóveis são mantidos pelo valor original, e o cidadão precisa pagar entre 15% e 22,5% de imposto sobre o ganho de capital obtido com a diferença entre o valor de aquisição e o valor de venda.

Com a nova regra, esse movimento dá espaço ao pagamento de um imposto antecipado de ganho de capital de 4%. Assim sendo, a adesão e pagamento do imposto deve ser feita entre os dias 1º de janeiro e 19 de abril de 2022.

Após essa atualização, que não está vinculada a qualquer obrigação de venda, o imóvel passará a ter um novo valor de aquisição; e os impostos normais incidirão sobre a diferença entre esse valor e o valor de venda futura.

Matéria escrita com informações retiradas do portal Agência Câmara de Notícias.

Gostou do artigo?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no WhatsApp


Deixe um comentário

0 comentários