Pensando em representar uma empresa? Então confira este artigo, que irá ensiná-lo tudo o que você precisa ter para ser um bom representante comercial!
O representante comercial enfrenta diversos desafios durante o seu trabalho, desde o atendimento às expectativas das empresas representadas até a satisfação de seus clientes, devendo gerenciar e administrar todas as etapas do processo de venda.
Por isso, o representante comercial deve estabelecer estratégias para aumentar suas vendas, colocando-as em prática e as analisando, fazendo os ajustes sempre que for preciso. Mesmo para um profissional com maior experiência, o método deve ser aplicado, principalmente em tempos de crise econômica, quando é vital vender mais.
Um dos grandes desafios enfrentados pelo representante comercial é a concorrência. Os clientes, diante de tantas opções no mercado, tornam-se cada vez mais exigentes, criando uma cadeia de eventos que pode influenciar negativamente as vendas. Portanto, o representante deve elaborar um plano de ação bem detalhado, oferecendo produtos de qualidade e mantendo-se atento aos seus indicadores de desempenho.
Representante comercial: criando um bom método de trabalho
O representante comercial deve criar um método de trabalho que, em primeiro lugar, atenda às preferências de seus clientes. A partir dos horários determinados pelas empresas clientes para visitas, será elaborada a forma de organização, mantendo a sua própria administração.
É importante destacar, contudo, que ter um método de trabalho não significa manter-se imutável. A metodologia deve ser sempre revista, aplicando novas técnicas de venda e buscando melhorar os próprios resultados.
Ao avaliar o seu método de trabalho, o representante comercial deve analisar o mercado e as mudanças que a serem aplicadas para conseguir melhores resultados de vendas. Com base em toda sua análise, deve buscar mais informações, fazendo cursos de capacitação para aumentar o seu próprio conhecimento.
A estrutura para o representante comercial
Com o objetivo de manter os resultados alcançados e perseguir novas metas, o representante comercial deve manter uma estrutura que possa oferecer o correto atendimento ao cliente, com suporte para enviar e responder e-mails, atendimento telefônico e agendamento de visitas.
A organização do representante comercial exige esse suporte para oferecer o máximo aos seus clientes, utilizando, inclusive, a estrutura oferecida pelas empresas contratadas, caso seja necessário.
Controle de custos do representante comercial
Ao mesmo tempo em que precisa conseguir os melhores resultados, o representante comercial também deve gerenciar seus próprios custos, criando um sistema de gestão que lhe permita não apenas oferecer um bom atendimento, mas também aumentar sua própria lucratividade.
Para isso, é importante usar todos os canais de comunicação disponíveis, a fim de reduzir seus próprios custos sem perder o contato com sua carteira de clientes, organizando suas informações de forma a oferecer o melhor para as empresas contratadas e para seus clientes.
Atenção à frequência de visitas do representante comercial
Todo representante comercial deve estabelecer um calendário de visitas aos seus clientes dentro das necessidades de fornecimento e dentro dos horários estabelecidos pelas próprias empresas, não perdendo qualquer oportunidade de se fazer presente.
Para esse atendimento, o representante comercial deve manter sua própria organização, não falhando com seus roteiros de viagens e possibilitando manter o volume correto de pedidos, atendendo, ao mesmo tempo, tanto as necessidades das empresas representadas quanto dos clientes.
O representante comercial deve buscar a inovação
Com tantas mudanças no cenário do mercado atual, é importante que o representante comercial esteja aberto às inovações. O profissional que quer se destacar na profissão deve conhecer os novos produtos a fundo, trazendo novidades para seus clientes, possibilitando que também eles estejam com o que há de mais recente e melhor para oferecer ao público consumidor.
O tamanho ideal da carteira de clientes para o representante comercial
O representante comercial deve manter um número de clientes em sua carteira que possa atender de forma frequente, sem perder qualquer visita. Não adianta o representante aumentar sua carteira de clientes e não poder dar a atenção necessária a cada um. O atendimento deve ser feito de forma a fazer com que o cliente sinta-se preferencial para que os resultados ideais sejam obtidos.
O representante comercial e o pós-venda
O representante comercial não pode se esquecer de trabalhar o pós-venda depois de cada visita com resultados positivos para vendas. É importante marcar visitas para ter a certeza de que seus produtos estão trazendo o resultado desejado para o cliente.
A manutenção de contatos com cada cliente de forma constante aumenta a credibilidade do representante comercial, trazendo mais oportunidades de vendas. Assim, não basta apenas ter boas técnicas de representação comercial; é preciso oferecer aos clientes comprometimento para que possam continuar proporcionando oportunidades de negócios.
Em toda e qualquer circunstância, o representante comercial não pode prescindir da assessoria de um contador especializado em tributos e vendas, garantindo que todas as suas ações tenham respaldo e que sua organização esteja dentro dos parâmetros necessários para que possa conseguir obter um maior número de vendas.