consultoria empresarial
23/10/2018

03 dicas para inovar seu escritório contábil

Você certamente já conhece o termo consultoria empresarial, ela nada mais é do que uma das inovações que estão acontecendo atualmente no setor contábil. Se nesse momento você se preocupa com o terreno da inovação então, está no lugar certo.

Atualmente, contadores por todo o Brasil estão em busca de inovação e de novos caminhos dentro da contabilidade, ainda mais nessa era digital onde tudo se torna mais concorrido.

Com o constante avanço da tecnologia e a chegada de toda uma nova geração de startups dentro desse mercado, muitos empresários começaram a procurar uma nova forma de aproveitar todas as ferramentas digitais disponíveis para transformar modelos de negócios tradicionais em ambientes capazes de atender às necessidades e demandas de seus clientes.

Continue lendo esse post para descobrir dicas de como inovar nesse setor.

Como funciona uma consultoria empresarial?

A consultoria empresarial é um tipo de serviço inovador que tem ganhado destaque entre os escritórios de contabilidade. Basicamente, ele surgiu pela necessidade dessas empresas se reinventarem no mercado com o objetivo de agregar mais valor aos seus clientes.

Por essa razão, é tão comum verificarmos escritórios que além de prestarem os tradicionais serviços contábeis, também oferecem serviços de consultoria e assessoria empresarial para os clientes do escritório.

Isso tem se tornado um mercado atrativo, pois há muitas empresas que sentem dúvidas sobre o setor financeiro e contábil dos seus negócios e estão dispostas a contratar um profissional especializado para assessorá-las.

Sim, mesmo você sendo um contador, pode prestar serviços de consultoria empresarial. Afinal, seus conhecimentos técnicos podem ajudar as empresas a terem sucesso nos seus setores financeiros e tributários.

Obviamente que se o pequeno empresário solicita esse serviço do escritório, revela o interesse prévio por contratar um serviço de consultoria contábil. Vale a pena destacar ainda, que os serviços de assessoria geram receitas altas e contratos a longo prazo.

Para começar a prestar serviços de consultoria contábil não é necessário abrir uma nova empresa. Pelo contrário, se você já for proprietário de um escritório pode agregar esse serviço no seu portfólio.

Para tanto é crucial você fazer um planejamento sobre essa importante mudança do seu modelo de negócio. Nesse momento, busque questionar-se sobre:

 

  • Quais serviços posso oferecer ao meu cliente para contribuir com uma melhora para sua empresa através da consultoria empresarial?
  • Como posso oferecer esses serviços ao meu cliente?
  • Quem será o responsável pela consultoria?
  • Como atrair os clientes que desejam um serviço de consultoria?

 

Sem dúvida, responder a essas perguntas irão oferecer um melhor direcionamento sobre os futuros passos do seu negócio. Afinal, você está avaliando as possibilidades atuais que o seu escritório tem de atender a essa nova demanda.

 

Quais são as 3 dicas para que você possa inovar seu escritório contábil?

consultoria empresarial

1-Automatize os processos que atualmente são realizados de forma manual

É um fato, que se você já tentou mapear os principais procedimentos do seu escritório, deve ter percebido que existem muitas atividades burocráticas e que demandam muito tempo para serem realizadas.

Normalmente, elas exigem que muitos colaboradores se concentrem totalmente na sua execução. Isso faz com que a equipe fique presa em atividades operacionais e não estratégicas, correndo o risco de estagnar o sucesso do seu escritório.

Um exemplo disso, são aqueles relatórios que necessitam ser enviados e revisados continuadas vezes para que a atividade seja completada.

Assim como, aqueles casos em que um colaborador precisa informar o outro de que realmente já terminou sua parte em algumas tarefas justamente para que o outro simplesmente comece a executar sua parte.

Sabemos que isso ocupa muito do tempo dos colaboradores, fazendo com que haja uma perda completa de tempo. Sendo assim, automatizar os processos torna-se essencial nesse mundo tão complexo e corrido da atualidade.

Afinal, com processos automatizados como softwares de gestão permitem que essas atividades sejam realizadas de maneira mais rápida e precisa. Sem que para isso, sua equipe perca horas e horas em procedimentos burocráticos.

 

2 – Dê espaço para a contabilidade digital

Saiba que autenticar e ainda conseguir armazenar tanto os arquivos de Notas Ficais Eletrônicas (NF-e), quanto Documento Auxiliar da Nota Fiscal (DANFE), além dos Livros Diários, dos famosos Balancetes e Balanços, dentre outras grandes obrigatoriedades dos contadores, jamais foi tão fácil quanto agora!

Isso porque essas montanhas de papéis e de arquivos físicos de outrora, nesse momento já podem e devem ser substituídos pela famosa Memória da Fita Detalhe (MFD) ou até mesmo por arquivos do tipo XML. Esses que geralmente são compatíveis com diversos sistemas de contabilidade, além disso podem ter a sua autenticidade validada em alguns poucos minutos.

Saiba ainda que o fato de dar espaço para a contabilidade digital não é somente pela praticidade e agilidade, porém para se cumprir algumas exigências da lei que estão cada vez mais tecnológicas.

Entendemos então que além de agilizar cada vez mais a rotina dos escritórios de contabilidade e ainda de ser capaz de facilitar a escrituração e por fim a apresentação das obrigações fiscais. A contabilidade digital de fato vem facilitando duas vezes mais o arquivamento e cada vez mais vem agilizando a fiscalização por parte dos órgãos públicos.

Essa não é apenas uma tendência, devemos entender que a tecnologia tende a evoluir ainda mais com o passar do tempo, dessa maneira é obrigação do contador se atualizar e manter seus sistemas atualizados para não sofrer com as mudanças que estão ocorrendo cada vez mais.

 

3 – Utilize as redes sociais e o SAC 2.0

consultoria empresarial

Atualmente as pessoas estão cada vez mais conectadas online, então essa é uma excelente opção para os contadores que desejam ser vistos e que desejam criar uma carreira mais solida e de sucesso.

Sendo assim, é muito importante seguir em frente com as redes sociais com o marketing digital pois eles serão partes importantes da carreira de um contador.

 

Além disso, você poderá inovar trabalhando de forma online, atualmente contratos podem ser assinados e enviados via sistema online tudo está mais fácil, sendo assim aposte nessa tendência que ela está cada vez mais presente nas empresas!