melhorar a administração de um comércio
29/07/2017

10 dicas para melhorar a administração de um comércio

Um estudo realizado pela Serasa Experian demonstrou que empresas que adotam padrões de gestão oferecem maior lucratividade, possuem menos dívidas e conseguem investir mais. Para melhorar a administração de um comércio, portanto, é preciso adotar determinados padrões de gestão que possam oferecer resultados eficientes.

A manutenção e o desenvolvimento de uma empresa vai depender de sua capacidade de competição em seu mercado de atuação. Quando os gestores identificam as principais necessidades de suas empresas, é possível aprimorar a gestão, aumentar a competitividade e conseguir maiores chances de sucesso.

A seguir, você pode conferir as principais dicas para melhorar a administração um comércio, possibilitando melhores resultados, maior lucratividade e condições de investimento para uma expansão sustentável:

             1- Tenha o plano estratégico para administrar melhor um comércio

O planejamento estratégico é um das mais importantes ferramentas para melhorar a administração de um comércio, tendo conhecimento sobre clientes, sobre o mercado, sobre os fornecedores e parceiros e a capacidade da própria empresa para aumentar as vendas.

Através do planejamento estratégico, elaborado em conjunto com parceiros confiáveis e especializados, como por exemplo, uma assessoria contábil especializada em contabilidade para o comércio, o administrador poderá estabelecer planos de ação, definindo prazos, recursos e pessoas capacitadas para executar as atividades e atingir as metas estabelecidas.

             2- Promoção de melhorias contínuas para administrar melhor um comércio

Promover melhorias contínuas se torna mais fácil através dos resultados obtidos com o planejamento estratégico, inovando em serviços e métodos de gestão, garantindo o crescimento do negócio e podendo melhorar a administração de um comércio.

O lojista deve ouvir as ideias de colaboradores e de clientes, buscando informações sobre outras empresas, participando de associações e de eventos relacionados ao seu ramo de atividade. Ao implantar um programa de melhoria contínua, ele está contribuindo para aumentar a competitividade de sua empresa.

             3- Indicadores de desempenho podem melhorar a administração de um comércio

A definição e implantação de indicadores de desempenho permitem controlar as atividades e analisar o andamento do empreendimento, garantindo melhores meios de melhorar a administração de um comércio.

O empresário deve fazer reuniões periódicas com seus subordinados, mediando os resultados e tomando as medidas preventivas e corretivas, através da análise de todos os setores da loja , desde a venda no balcão até o desempenho dos fornecedores.

             4- Controle das finanças é essencial para melhorar a administração de um comércio

Um ponto fundamental para melhorar a administração de um comércio é dedicar especial atenção ao fluxo de caixa, mantendo o seu planejamento futuro para os próximos meses. Essa é uma excelente maneira de assegurar a disponibilidade de recursos para suprir as necessidades da empresa e permitir investimentos para manter a competitividade.

             5- Um sistema de gestão é indispensável para melhorar a administração de um comércio

Imprescindível nos tempos atuais, um bom sistema de gestão irá permitir ao empresário administrar melhor o seu comércio, reunindo todas as informações numa única base de dados e oferecendo ferramentas e tecnologia eficaz para atender a todas as necessidades da empresa.

Quando devidamente registradas, as informações permitem seu compartilhamento com todas as áreas envolvidas, melhorando a continuidade de todas as atividades do empreendimento.

             6- Análise permanente da concorrência

A prática de analisar de forma constante a concorrência permite traçar comparações com outras empresas, estimulando o empreendimento a adotar novas práticas e metodologias de melhoria nos serviços.

             7- Ouça os clientes e administre melhor o seu comércio

Uma empresa que atende bem os clientes sempre terá sua preferência, mas não basta apenas isso: a empresa deve saber ouvir os clientes, identificando melhor suas necessidades e criando meios para que possam ser melhor atendidos.

Ao ouvir seus clientes, o empresário irá distinguir suas diferenças e poder oferecer produtos e serviços mais adequados a cada faixa de preferência, podendo melhorar sensivelmente a administração de seu comércio.

             8- O clima organizacional pode influenciar na administração do comércio

Cada colaborador deve ter definida sua função e suas responsabilidades, tendo a consciência da importância de sua participação para o sucesso da loja. Colaboradores devidamente treinados, com a constante atualização de seus conhecimentos tornam-se o principal ativo da empresa, permitindo ao empresário uma melhoria contínua na administração de um comércio.

             9- Proporcione qualidade de vida aos seus colaboradores

O empresário deve encontrar meios de garantir o bem estar e a satisfação de seus colaboradores com benefícios que possam oferecer um ambiente corporativo agradável, além de investir em ações de responsabilidade social e ambiental.

Assim, para melhorar a administração de um comércio é preciso estar atento também ao consumo consciente, prestando atenção a possíveis danos provocados por suas atividades empresariais, promovendo ações para conscientizar e envolver clientes e colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

             10- Contar com o apoio de uma Assessoria Contábil  Especializada

O empresário deve buscar meios de melhorar a administração de seu comércio, e um dos principais meios de se conseguir este feito é através de parcerias estratégias de negócios.

A contratação de uma empresa de assessoria contábil especializada em Contabilidade para o Comércio, pode ser uma das melhores parcerias  para o dono de um comércio que almeja ter longevidade e sustentabilidade financeira em segmentos tão competitivos quanto o atacadista e varejista. Os profissionais de uma empresa contábil especializada em seu segmento de mercado se manterão integrados com suas ações e operações diárias, podendo assim,  orientá-lo sob diversos aspectos da gestão de sua loja, seja com relação a controles, regime tributário, redução de impostos, quanto na administração financeira do negócio, através de dados precisos gerados através de suas operações, o que lhe garantirá tomadas de decisões mais assertivas na administração do negócio.

A parceria de um assessoria contábil especializada poderá oferecer meios para que você, como lojista/empresário, possa se dedicar com mais empenho às atividades exigidas pelo seu empreendimento, trazendo maior segurança e tranquilidade em sua gestão.

  • Como você tem administrado a sua loja?
  • Quais as ações você tem implantado para melhorar a administração do seu comércio?
  • Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários!

Se precisar de ajuda para melhorar a administração de um comércio, abrir uma loja, ou criar um plano de expansão para o seu negócio e transformá-lo em uma rede de lojas, entre em contato com a gente! Nossos especialistas estão prontos para atendê-lo!

Até breve!