01/08/2017

Composição de Custos e Precificação de Serviços Contábeis

Assim como o sucesso de uma empresa que vende produtos se dá através do lucro, ou seja, quando o faturamento supera os custos e as despesas, o sucesso de uma empresa que presta serviços funciona da mesma maneira. Uma grande dificuldade de empresas que vendem serviços é conseguir precificar esses serviços de forma assertiva. Estou cobrando barato ou caro? É difícil saber de fato quanto vale um serviço, mas complicado do que precificar produtos.

Um preço maior pode comprometer a competitividade da empresa e um preço menor pode não cobrir os custos, e por isso a precificação é o coração do sucesso de uma empresa. A dificuldade do dia a dia para definir um preço justo dos honorários de um serviço prestado é muito constante no meio das empresas contábeis.

Essa área de prestação de serviços muitas vezes começa com um único profissional que conhece o serviço suficientemente para executá-lo com assertividade e qualidade. Depois de um tempo esse profissional começa a atrair mais serviços e aos poucos começa a criar a própria empresa, tem uma equipe e se torna um empresário.

Antes disso, era mais fácil definir o valor do seu serviço, pois não existiam muitos ingredientes para considerar no valor final. Quando outras pessoas trabalham para você, é preciso arcar com valores de imposto e muitas outras coisas referentes ao contrato de trabalho. Com o crescimento da empresa, o dinheiro começa a ficar pouco e o novo empresário não consegue lidar com esse novo cenário.

Essa agonia se repete todos os dias no mercado brasileiro, e não somente na área contábil. Alguns profissionais se juntaram para debater sobre a precificação na área contábil e encontraram uma proposta simples. Definir o preço da hora vendida e controlar o tempo aplicado nos trabalhos dos clientes é a melhor solução.

Outra solução é apostar no modelo de franquia, já que esse tipo de empresa já entrega ao empresário todos os processos prontos. Os valores cobrados, e o lucro que será conseguido com os serviços já foram calculados anteriormente e por isso a agonia de não saber como precificar da melhor maneira não existe.

Modelos de franquias já entregam para os franqueados toda a tabela de valores, e por isso fica mais fácil trabalhar no dia a dia sem se preocupar se os custos serão cobertos com o valor praticado. E quando falamos de franquias, estamos falando de qualquer empresa, até mesmo de escritórios contábeis. Isso mesmo, escritórios contábeis são um grande nicho de mercado de franquias, que cresce a cada dia.

Uma franquia de contabilidade é um modelo já pronto para ser aplicado. Uma ótima opção para abrir um negócio com uma marca já estruturada e com um nome consolidado, além de ser um negócio que possui o suporte da empresa franqueadora, tanto na hora da instalação quanto em todas as operações realizadas no dia a dia da empresa. As franquias de contabilidade ajudam com o problema da precificação de serviços e são uma ótima opção para contadores que estão ingressando no mercado, e também para aqueles que procuram uma mudança nas suas carreiras.